Wilhelm & Niels Advogados é especializada em Recuperação Judicial de Empresas

533

O escritório que atua no Paraná e Santa Catarina projeta crescimento de 30% da receita em comparação com 2018

Patrícia Vieira

A Wilhelm & Niels Advogados, foi fundada em Santa Catarina, no ano de 2010, e posteriormente expandiu para o Paraná. É um escritório especializado em direito empresarial com foco em recuperação judicial e extrajudicial de empresas e falências. O escritório possui equipe especializada para auxiliar todo o processo de reestruturação das empresas.

Para esse ano a Wilhelm & Niels Advogados projeta um crescimento de 30% em relação à receita de 2018 e para os próximos anos pretendem expandir para outros estados brasileiros, começando por São Paulo.

DI&C: Em quais áreas o escritório Wilhelm & Niels Advogados atua?

Alcides Wilhelm: Além do Direito Empresarial, também atendemos e somos referência no Direito Tributário, Direito do Trabalho, Direito Societário e em Recuperações Judiciais de Empresas e Falências.

 DI&C: Por que a Wilhelm & Niels Advogados, que nasceu em Santa Catarina, decidiu atuar em Curitiba?

Alcides Wilhelm: Nossa proposta de trabalho tem atraído o interesse de muitos empresários, principalmente pelas reestruturações financeiras e de nossa expertise em recuperações tributárias, não apenas em Curitiba, mas no Paraná como um todo, visando dar mais liquidez e diminuindo o endividamento. Nesse estado, há um número elevado de empresários empreendedores, pujante no desenvolvimento e nos negócios, e sentimos que há um grande espaço para nosso trabalho com empresas de médio e grande porte, razão pela qual, estar situado no estado fortalece nosso comprometimento com a classe empresarial, além da proximidade do atendimento.

DI&C: Quantos profissionais trabalham no escritório?

Alcides Wilhelm: Nosso trabalho conta com uma equipe especializada de 15 colaboradores. Temos também profissionais terceirizados que nos atendem por demandas, ou seja, conforme a necessidade do cliente, como por exemplo: contadores, economistas, administradores e estatísticos.

DI&C: Qual a infraestrutura o escritório disponibiliza para seus clientes?

Alcides Wilhelm: Temos capacidade e estrutura para assumir empresas de qualquer porte ou atividade em todo território nacional.

DI&C: O escritório é reconhecido pela especialidade e forte atuação em processos de recuperação judicial. Como atua nessa área?

Alcides Wilhelm: Nossos sócios e responsáveis técnicos possuem vasta experiência na condução destes processos. Formados pelo IBAJUD – Instituto Brasileiro de Administração Judicial, contam com diversos cursos e congressos na área de Insolvência, inclusive no exterior. Atuam ativamente em mais de 50 casos nesta área. Além disso, realizam um trabalho de orientação para outros profissionais promovendo palestras e cursos sobre o tema, para que, na eventualidade de se depararem com empresas em situação de crise, esses profissionais possam identificar rapidamente as saídas legais e de mercado, evitando a quebra das mesmas.

DI&C: Com a crise econômica que atingiu o Brasil nos últimos anos, aumentou o número de empresas em recuperação judicial? Existe um segmento empresarial mais prejudicado pela crise?

Alcides Wilhelm: O número de recuperações judiciais varia de acordo com o momento econômico que o país está vivendo. Por exemplo, em 2015 houve um crescimento exponencial do número que empresas que buscaram esse auxílio. Já as estatísticas de 2018, contaram com uma redução, talvez motivada pelas eleições, troca de governo e de equipe econômica. Mesmo que os números a nível Brasil estejam melhorando, o resultado para as empresas é lento, pois alguns setores demoram mais para sentir esses benefícios. Percebemos que novamente em 2019, houve um novo crescimento desse número de pedidos principalmente pelas recentes decisões jurisprudenciais que possibilitaram os Produtores Rurais utilizarem o instituto da recuperação judicial, segmento esse duramente castigado nos últimos anos.

DI&C: A Wilhelm & Niels Advogados possui equipes de profissionais multidisciplinares, que abrangem as mais diversas áreas, como, consultores nas áreas de contabilidade, administração e economia. Como esses profissionais atuam?

Alcides Wilhelm: Quando iniciamos um projeto, a equipe financeira trabalha para identificar os motivos que levaram aquela empresa à crise, e também, apontar quais são as possíveis ações que devem ser tomadas para reverter o problema. Paralelo a isso, a equipe jurídica trabalha no processo, pois, após o deferimento pelo Juiz do processamento da recuperação judicial, há um prazo de apenas 60 dias para apresentar o Plano de Recuperação Judicial, e este, precisa ser bem adequado a realidade da empresa e dos novos projetos. Sempre ressaltamos que deve ocorrer em conjunto esse trabalho com as equipes financeiras, pois não adianta a empresa requerer o socorro judicial e não resolver o problema que gerou a crise, caso contrário, haverá a perpetuação dos problemas, que é o que justamente queremos evitar.

DI&C: O escritório possui programa de estágio ou algum convênio com o meio acadêmico?

Alcides Wilhelm: Sempre que necessário o escritório faz convênios com instituições para descobrir novos talentos. Ainda no meio acadêmico temos realizado palestras e eventos com temas voltados para a Recuperação Judicial dividindo nossas experiências com empresários e estudantes da região Sul do país.

 DI&C: Quais os principais projetos da Wilhelm & Niels Advogados para os próximos anos?

Alcides Wilhelm: Ampliar para outros estados, sendo São Paulo o próximo mercado a ser investido, de forma a realizar o mesmo trabalho que já está acontecendo no Paraná e Santa Catarina, consolidando como referência nosso escritório na área de insolvência e de reestruturação de empresas.

Perfil

Fundação: A Wilhelm & Niels Advogados foi constituída em 2010, em Blumenau, Santa Catarina, por seus três sócios fundadores. Há dois anos, pela necessidade de expansão, abriram uma unidade em Curitiba.

Área de atuação: Especialistas em Direito Empresarial, atuando com muita ênfase na área Tributária, Societária e também com especialização em Recuperação Judicial e Extrajudicial de Empresas e Falências, está presente no Estado do Paraná e Santa Catarina.

Local de atuação: Foco na região sul do Brasil, mas aberto para atender outros estados.

Localização:

Blumenau/SC (Rua Bolívia, 585, 1º andar, Ponta Aguda)

Curitiba/PR (Rua Comendador Araújo, 143, Conjunto 84)

Proprietários ou acionistas: Alcides Wilhelm, Advogado e Contador; Mara Denise Poffo Wilhelm, Advogada e Contadora; Diego Guilherme Niels, Advogado.

Funcionários: 15 colaboradores

Projeção de crescimento para 2019: Crescimento de 30% das receitas em comparação com 2018.

História/resumo:

Nasceu com o objetivo de prestar serviços especializados para as empresas, com estratégias e tecnicidade, conhecendo a dificuldade dos empresários, suas frustrações e expectativas. Reestruturar e encontrar saídas para momentos de crise é o desafio que move os sócios. O crescimento da estrutura e da equipe foi a consequência natural de muitas horas de dedicação, do aperfeiçoamento constante, e principalmente do reconhecimento dos clientes das conquistas obtidas.