WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram ficaram fora do ar por cerca de duas horas na manhã deste domingo (14). Todos os serviços pertencem à empresa de Mark Zuckerberg.
As reclamações começaram antes das 8h. Pouco mais de uma hora depois, alguns usuários já relatavam sinais de retorno no WhatsApp, o mais afetado de todos, mas ainda de forma intermitente.
Perto das 10h, o sistema estava regularizado.
Antes disso, às 8h45, Facebook, Messenger e Instagram passaram a funcionar nas versões para celular, mas os sites para computador só voltaram mais tarde.
Os relatos de instabilidade, segundo o site Downdetector, que coleta relatos de usuários sobre problemas em diferentes sistemas, se espalharam por todo o mundo.
Outro site que recebe reclamações de usuários sobre indisponibilidade de serviços, o Outage Report, também registrou problemas globais nos serviços.
O Facebook não se pronunciou em seus canais oficiais. A Folha de S.Paulo entrou em contato e não obteve resposta até o fechamento deste texto.
Como de praxe, os usuários foram para o Twitter reclamar e buscar informações.
Ao procurar pelos nomes dos serviços na rede social, assim como no Downdetector, apareceram relatos de problemas pelo mundo –e em vários idiomas.
Os serviços que ficaram offline neste domingo estão no centro de uma grande fusão planejada pelo Facebook para este ano.