A Casa Andrade Muricy abre nesta sexta dia 28, às 17h, a exposição “½ blue”, que traz  uma compilação de fotos feitas por Vilma Slomp nos últimos cinco anos. As imagens reportam o cotidiano da Índia, Sri Lanka, Cuba, além de lugares no Brasil, como Salvador e Prudentópolis.

Embora a maior parte das cerca de 65 obras que compõem a mostra tenha sido feita em espaços abertos, longe do estúdio onde pode controlar milimetricamente a intensidade da iluminação, a fotógrafa estabelece uma atmosfera igualmente sutil, entrelaçando brancos, cinzas e pretos. (Casa anexa à Secretaria da Cultura. Até 25 de novembro, com entrada gratuita).

Corpo humano

O Museu Alfredo Andersen, com vernissage às 19h desta sexta dia 28, passa a abrigar duas exposições em que os artistas têm por tema o corpo humano:  “Quando não mais”, de Eliana Borges e Cintia Ribas,  e “Under Construction”, do artista visual Emerson Persona.

Eliana  e Cintia, que batizaram a parceria  de “aduas”, uma fotografa a outra, sempre unindo paisagem e corpo, e transformando a imagem em uma espécie de pintura com luz.  Emerson Persona apresenta desenhos e pinturas de corpos fragmentados e distorcidos. Ele se baseia em experiências do seu cotidiano, revelando figuras doces ou violentas. (Visitação até 4 de novembro. Rua Mateus Leme, 336).

Me leva pra casa

Nesta sexta e sábado (28 e 29), às 21h, o Teatro Paiol apresenta o espetáculo Me leva pra casa, dirigido por Fabiana Carlucci e com texto de João Fábio Cabral. Em cena um jovem casal, interpretado pelos atores Mariana Blanski e Guilherme Gonzalez, que, ao perder a única filha numa fatalidade, vê despertar sentimentos presos numa relação calcada na fuga e na saudade. Nos dois dias de peça, haverá, em algumas poltronas do teatro, vouchers que dão direito a um menu degustação na Cervejaria Devassa.

Patrick Maia

No palco do Curitiba Comedy Club, nesta sexta 28, o paulista Patrick Maia e seu sarcasmo.

Um stand-up com várias críticas ao estilo de vida contemporâneo e observações sobre assuntos comuns que fazem a plateia se divertir e refletir.

Ele é roteirista do programa Agora é Tarde, do Danilo Gentili.
(Às 22h, ingressos a  20 reais. Fone 3018 0474).

Sondheim´s Company

Cinema do shopping Palladium exibe neste sábado  29 e domingo, também em 2 e 4 de outubro, o musical Sondheim´s Company. É a primeira vez que a Rede UCI transmite um musical da famosa companhia norte americana.
Escrito e composto por Stephen Sondheim, o musical conta a história de um solteiro que não consegue se comprometer a relacionamentos. A produção da New York Philharmonic  foi gravada ao vivo em 2011. (Ingressos a 60 e 30 reais).

Curitiba Zero Grau

Neste sábado 29, às 10h30, no Cineplus do Shopping Água Verde, haverá sessão especial de Curitiba Zero Grau,  atração do ciclo Arquitetura, Cinema e Cidade, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Após a exibição, que tem entrada franca, haverá  debate, com a presença do diretor Elói Pires Ferreira

O longa, que teve bom público em vários cinemas da capital, é cativante. Mostra Curitiba sem apelo marqueteiro, contando de forma sensível a história  de quatro homens, tendo por cenário uma paisagem urbana chuvosa e fria. Com maestria, sem ser piegas ou ufanista, Elói coloca em cena “um novo perfil do povo curitibano, que vem se modificando com o inchaço da cidade e com os desafios pela sobrevivência”: o motoqueiro entregador de pizza, um vendedor de carros usados e um “retirante” de Catanduvas acolhido por um motorista de ônibus.

Rosa Armorial

O Portão Cultural recebe o grupo Rosa Armorial (Carla Zago, Marcela Zanette, Eduardo Gomide, Bruna Buschle, Gabriela Bruel e Gustavo Vinícius Santos de Carvalho), que apresenta música brasileira e literatura de cordel, ao som de flautas, pífanos, violino, rabeca, viola, violão, ceramofone, contrabaixo e percussões variadas.

Entrada franca, neste sábado 29, às 20h, e domingo, às 18h.