Uma noite inesquecível para homenagear notáveis

406

A governadora Cida Borghetti comandou a cerimônia

Não poderia ter sido mais apropriada, a cerimônia de outorga da Comenda da Ordem do Pinheiro, a mais alta condecoração do Governo do Paraná, no começo da noite de quarta, dia 19, data da Emancipação Política do Estado. Tudo estava muito no ponto, sob o comando da governadora Cida Borghetti, que controla, como poucos, a cena de um grande encontro.

Ela mostrou, mais uma vez, dominar um espetáculo especial, como esse da condecoração, que transcorreu num grande espaço armado defronte ao Palácio Iguaçu, pavilhão bem ventilado, à prova dos 32 graus reinantes lá. E com cobertura para enfrentar as chuvas da estação.

E Cida sobrepairou naquele espaço, ao entregar com o chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico, as comendas, momento histórico testemunhado por cerca de 400 pessoas (sentadas).

Os homenageados, 80, receberam a Comenda da Ordem do Pinheiro nos graus de Grã Cruz, Grão Oficial e Comendador. Dentre eles, a deputada federal Joice Hasselmann, muito aplaudida como “a mulher que obteve o maior número de votos na história da Câmara dos Deputados”.

GRANDES SERVIDORES

Destaco alguns momentos especiais do evento realizado na data em que Cida e Ricardo Barros completavam aniversário de casamento:

Se considerar o palmômetro, posso garantir que os mais aplaudidos foram os três servidores públicos estaduais, gente simples, que foram galardoados: Zagonel Santos, Yoschi Yamaguchi, japonês, conhecido como “Antonio”, pseudônimo que lhe deu Ney Braga, desde 1981 trabalhando como garção no Palácio Iguaçu; e a professora da rede estadual fundamental, Leonice Tristão da Silva Lopes, desde 1978 atuando no magistério público; e Zagonel, servidor público desde 1968, disse: “É uma honra receber essa honraria no meio de tanta gente importante, como senadores e militares. É um reconhecimento aos mais de 55 anos servindo o Estado, sem faltar um único dia. Queria agradecer à governadora por dar essa oportunidade aos servidores. Estou muito honrado, sentindo algo que nunca senti antes”.

PALMAS MUITAS

Aplausos não faltaram para todos. Nesse ponto, Marcos Stamm, diretor geral da Itaipu (lado Brasileiro) foi recebedor de muitas palmas; assim como diretor paraguaio de Itaipu, igualmente condecorado;

O ausente – para alguns que o esperavam vê-lo lá – foi o ainda senador Roberto Requião de Mello e Silva. Não compareceu à entrega da comenda que lhe foi destinada; Nassib Abdo Abbage, uma personagem notável de Curitiba, foi aplaudidíssimo. Assim como o embaixador do Canadá, igualmente condecorado.

O DISCURSO

O discurso de Cida foi dividido em duas partes. Na primeira, de improviso, falou “com o coração”, citando até o Atlético Paranaense e sua recente conquista internacional. Recebeu aplausos prolongados.

A segunda parte, um discurso formal, por escrito, foi carregado de simbolismos sobre a terra paranaense e sua gente, seus sonhos, sua história de conquistas e imigrações, e da construção de um Estado forte.

COFRES CHEIOS

Enfim, para uma governadora que está passando a faixa a Ratinho Junior com os cofres cheios (R$ 6 bilhões), ela foi a grande estrela da noite.

Essa qualidade estelar de Cida apareceu enfaticamente nos discursos do futuro ministro Osmar Terra – outro condecorado – e do líder do Governo na AL, deputado Pedro Lupion.

(Fotos: Arnaldo Alves / ANPr)

Cida, o ministro Osmar Terra e o chefe da Casa Civil, Dilceu Sperafico
Cícero de Andrade Urban (à esquerda da governadora) no grupo dos condecorados
Os homenageados

Financiamento de portal

Cláudia Silvano, do Procon; Isabel Kluger Mendes, sobre Direitos Humanos

Demitido da Gazeta do Povo no mês passado, após 18 anos de atuação, o jornalista Rogério Galindo vem publicando esta semana em sua página do Facebook os novos rumos de sua carreira. Não só seu blog, o Caixa Zero, irá continuar – com nova roupagem e hospedagem – como um novo portal está sendo gestado juntamente à sua esposa, a jornalista Rosiane Correia de Freitas.

No primeiro momento, além de Galindo e Rosiane, já estão garantidas as parcerias com o chargista Benett (Folha de S.Paulo/Piauí) e com Ricardo Medeiros, parceiro dos vídeos de política.

FINANCIAMENTO DE PORTAL (2)

Quando for atingido o número de assinaturas necessárias pelo financiamento coletivo lançado na plataforma Catarse, estão garantidas algumas colunas no portal (que se chamará Plural):

– Maurício Ramos e Vir Moraes Ramos, da Social Ideias, falam sobre projetos sociais e empreendedorismo

– Cláudia Silvano fará crônicas sobre a cidade (inclusive sobre seu hábito de dirigir o Procon vestida de “pijamas”)

– Isabel Kügler Mendes, presidente do Conselho da Comunidade, escreverá sobre Direitos Humanos

– Caetano Galindo, tradutor premiado, escreverá sobre a vida, o universo e tudo mais.


Na diplomação, descaso com o jornalismo profissional

Por Pedro Ribeiro – Paraná Portal

Pedro Ribeiro: em defesa dos jornalistas

Desumano e extremamente lamentável. Isto é o mínimo que podemos dizer sobre o comportamento de diretores e assessores do Tribunal Regional Eleitoral (TER) em relação ao trabalho de repórteres na tarde desta terça-feira, no Teatro Positivo, durante a diplomação dos novos eleitos.

Sitiaram a imprensa – repórteres, cinegrafistas e repórteres fotográficos – no fosso, em frente ao palco principal, como se fossem gados presos em curral.

NÃO PÔDE VOLTAR

Uma colega jornalista passou mal, precisou sair do ambiente para respirar, devido ao calor, e foi impedida de retornar ao trabalho. Outra repórter, grávida, precisou ir ao banheiro e foi acompanhada de segurança. Uma falta de consideração e respeito aos profissionais que estão ali, cumprindo seu papel que é o de relatar os fatos que acontecia no evento para informar a sociedade.

SEM “MOLEZA”

Vários jornalistas tentaram se acomodar nas dezenas de cadeiras vazias no teatro (foto) e foram impedidos pela organização do evento que se limitou a dizer que não poderiam usar as poltronas por questão de logística.

“A LOGÍSTICA”

Os jornalistas estavam no Teatro Positivo para cobrir a diplomação dos novos deputados e mereciam, no mínimo, respeito por parte da organização do evento. Não sei quem determinou e não interessa. E também acredito que o presidente do Tribunal Regional Eleitoral não participou de tal “logística”.

HÁ QUE RESPEITAR

Que isto não se repita, não apenas em eventos do Tribunal mas em todos onde profissionais da imprensa estiverem presentes, porque eles estão apenas cumprindo seu papel, seu trabalho e, portanto, merecem respeito.

(Pedro Ribeiro, jornalista e editor-chefe do Paraná Portal)


Prático pensador

Gabriel Pensador: bem resolvido

O voo 2128 da Gol, entre o Galeão e o Afonso Pena, trouxe do Rio de Janeiro para Curitiba no último sábado um passageiro-personalidade. Era o compositor, cantor e rapper Gabriel, o Pensador.

De boné, calça jeans, camiseta e sandália de dedo com meias brancas, ele deixou evidente sua praticidade: enquanto o avião ainda taxiava na pista para decolar, ele, sem a menor cerimônia, tirou de uma sacola plástica uma embalagem térmica e iniciou sua refeição. Não quis aguardar o fraco lanche de bordo. Fome saciada, aproveitou as outras duas vagas da sua fileira para se esticar num tranquilo cochilo nas alturas.

 

 

 

 

 

 

 


Para Ney, selo de investidor social da APAE

Ney e aluno especial

O deputado Ney Leprevost ganhou nesta semana o Selo Investidor Social 2018 da APAE, uma homenagem que representa a dedicação e o carinho que Ney tem com a educação especial.

A DIFERENÇA

De acordo com a diretoria da instituição, na retaguarda de cada ação, de cada projeto, sempre houve mãos generosas de pessoas que em cujo peito bate um coração amoroso. “O apoio do Ney faz a diferença na vida de mais de 450 pessoas com deficiência. Somos imensamente agradecidos pelos seus gestos”.

CIDADANIA

Em 2013, Ney, que é líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania, já defendeu as APAES contra a tentativa de fechá-las. Também é do parlamentar a Lei Estadual sobre a Conscientização da Síndrome de Down para estimular, desde cedo, as crianças a vencer as limitações.

(Via Assessoria de imprensa – Pedro Mariucci Neto)


MEMÓRIA:

Morreu o publicitário Rody Janz

Morreu, na semana, em Curitiba, o veterano publicitário paranaense Rody Frederico Janz, 88, e foi sepultado no Cemitério de Santa Felicidade.

Ele foi um dos primeiros profissionais a se instalar com agência própria; tendo tido papel importante em campanhas como as do Móveis Cimo e Prosdócimo.

Anúncios da Móveis Cimo e da Prosdócimo


Nadyegge Boldrin Almeida

Nadyegge Boldrin Almeida; Nadyesda Almeida

Só agora fiquei sabendo da morte (em outubro) da jornalista Nadyegge Boldrin Almeida, 73, que por anos foi editora do extinto Caderno Feminino da Gazeta do Povo, nos tempos de Francisco da Cunha Pereira Filho.

Mãe da colunista Nadyesda Almeida, de Tarso Almeida, e de Ana Adalgiza Almeida Fontana, Nadyege foi casada com antológico Dino Almeida, jornalista, de quem se divorciara.

Era notável anfitriã e com ampla capacidade de liderança em obras sociais em que se envolveu e colocou seu talento ao logo dos anos.

 

 


Doutor em economia será o secretário da Fazenda do Paraná

O economista, Renê de Oliveira Garcia Júnior, doutor em economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro, assumirá a secretaria da Fazenda do Paraná. Foi também anunciado o novo secretário de Planejamento, o advogado Valdemar Jorge

Renê de Oliveira Garcia Júnior e Valdemar Jorge

Garcia Junior foi anunciado pelo governador eleito do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, nesta quarta-feira (19). No mesmo dia ele confirmou a indicação de Valdemar Jorge.

GARCIA JUNIOR

Graduado em Administração de Empresas pela Escola Brasileira de Administração Pública e em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Garcia Junior atualmente é coordenador de projetos e estudos econômicos na FGV Rio. Além do doutorado, tem mestrado em Economia e especialização em Mercado de Capitais e Estratégias Operacionais pelo Instituto Europeu de Administração de Empresas de Fontainebleau, na França.

RACIONALIZAÇÃO

O futuro secretário da Fazenda do Paraná disse que o seu trabalho será todo orientado para criar mecanismos de racionalização de processos para que os projetos tenham uma avaliação da taxa do retorno e do impacto para a população. “A função básica do estado é prover os serviços essências que a sociedade precisa, como saúde, segurança e educação, e fomentar o desenvolvimento. O governador Ratinho Junior me pediu para criar a gestão mais eficiente possível para que os recursos públicos possam ser direcionados para o benefício direto e imediato da população”.

VALDEMAR JORGE

O secretário estadual do Planejamento no governo Ratinho Junior será o advogado Valdemar Bernardo Jorge, mestre em Direito Econômico e Social pela PUC-PR.

Além de formação na área de direito, Valdemar também é bacharel em Informática pela Universidade Federal do Paraná e professor convidado da Escola Superior da Magistratura Federal do Paraná e professor licenciado de Direito da UniCuritiba.

Segundo o governador eleito, uma das prioridades da secretaria, que Valdemar está assumindo, será potencializar os investimentos do governo em todas as áreas e em todas as regiões e estimular a inovação. “A formação acadêmica do Valdemar foi um dos fatores decisivos na definição de seu nome para uma área que terá como foca a melhoria da gestão pública”.

O novo secretário disse que a orientação do governador foi para que “a secretaria auxilie na mudança do papel do estado para ampliar sua presença com foco na gestão eficiente. Recebi com alegria e também senso de responsabilidade esse convite e missão”.