Por Luiz Augusto Juk

Criado a mais de três décadas  o Conselho da Mulher Empresária (CME), da Associação Comercial do Paraná (ACP), entre suas inúmeras atividades, faz a entrega, anualmente, do  Troféu “Mulher, Simplesmente Mulher 2019”, que agora está em sua  24ª. versão.

As  quatros  mulheres que receberão, este ano,   “representam a excelência dos serviços prestados à sociedade em seus respectivos campos de atuação”, conforme  enfatizou  a coordenadora do  CME, Maria Cristina Coutinho. As homenageadas deste ano, são: Claudia Silvano, Diretora do Procon-Pr, Mônica Balestieri Berlitz, empresária do Clube da Alice, Juliana Pauliki Michalowski, empresária do Grupo MM (Mercado Móveis) e Sirene Barbosa de Souza Bueno, símbolo de “Mulher Guerreira e Trabalhadora”.

O evento, que faz parte das comemorações do “Dia Internacional da Mulher, segundo a coordenadora do Conselho da Mulher Empresária (CME), Maria Cristina Coutinho, “esse poder de organização feminina tem sido valorizado mundialmente pelas empresas. A mulher do novo milênio nos ensina como é possível exercer liderança sem os ranços machistas, do autoritarismo e opressão”.

Enfatiza ainda Maria Cristina que  “ o prêmio é concedido a mulheres de valor ético e moral, e também representa o atestado dos excelentes serviços prestados à sociedade em seus respectivos campos de atuação, justificando a visão institucional da entidade”.

E prossegue: “Reconhecendo a importância do empreendedorismo feminino ao longo das décadas, as lutas por elas encampadas através dos séculos e o seu papel diante da crise”, Maria Cristina Coutinho enfatiza  que “muitas mulheres são responsáveis por movimentar a economia principalmente em momentos de recessão, já que muitas estão à frente de negócios de grande impacto e porque são detentoras de poder criativo, predicado muito importante nestas épocas”

Já o presidente da Associação Comercial do Paraná, Gláucio Geara disse que “outorgado a essas mulheres de extraordinário valor ético e moral, o troféu é também o atestado dos excelentes serviços prestados à sociedade em seus respectivos campos de atuação, justificando plenamente a visão institucional desta Casa”.

Maria Cristina Coutinho: “a mulher do novo milênio nos ensina como é possível exercer liderança sem os ranços machistas, do autoritarismo e opressão”.
Gláucio Geara: “essas mulheres de extraordinário valor ético e moral”

Aqui alguns depoimentos sobre o prêmio

O jornal “Diário Indústria & Comércio, ouviu algumas opiniões sobre a premiação.  O vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina , por exemplo,  disse “que a sociedade , reconhece as qualidades das profissionais em suas respectivas áreas de atuação e a ACP reconhece e valoriza as homenageadas! Afinal elas merecem.

A vice-coordenadora do Conselho da Mulher Empresária (CME), Terezinha Wollmann, disse “os nomes indicados  para a premiação  é resultado de muita avaliação entre as participantes de nosso Conselho. E aquelas mulheres  que recebem o prêmio   são referências de  dedicação, respeito e honestidade em suas atividades. Com certeza estamos fazendo, com  isso, um bom trabalho para o reconhecimento dessas pessoas que por outro lado servirão de  exemplos para as futuras  gerações”.

Já a também  vice-coordenadora do Conselho da Mulher Empresária, Albanir Fracaro, disse que “este evento vem coroar estas mulheres que são esposas, mães e ainda trabalham, muitas para levar o sustento da casa. Este é o verdadeiro empoderamento feminino.  Mulheres unidas umas pelas outras!”

A   empresária Sheila Rigler, disse que o prêmio é muito significativo para quem recebe. “Com certezas essas pessoas que estão recebendo esse troféu neste ano de 2019  sentirão muito orgulho”. Sheila Rigler, que comanda a agencia de matrimônio Par Ideal há mais de duas décadas  foi uma das premiadas em 2016. Ela  lembra que em sua fala naquele ano disse  ter desafiado o cenário estabelecido, já que foi desestimulada a investir no negócio, pois acreditava-se que Curitiba fosse uma cidade conservadora. “Poder realizar a felicidade das pessoas é algo extremamente gratificante. Como eu, as mulheres empreendedoras não devem desistir dos sonhos mesmo diante do desestímulo”.

Sheila Rigler : “mulheres empreendedoras não devem desistir dos sonhos”
Albanir Fracaro: “é o verdadeiro empoderamento feminino”
Terezinha Wollmann : “referências de dedicação, respeito e honestidade em suas atividades”
Camilo Turmina: “Elas merecem!”

Retrospectiva de outras premiações

Em 2018

Glaucio Geara, Ana Amélia Filizola, Jeane Nogaroli Guioti, Dora Faintych Guelmann e Maria Cristina Coutinho

O 23º Prêmio “Mulher Simplesmente Mulher”, em 2018, homenageou a diretora da Unidade de Jornais do GRPCOM, Ana Amélia Filizola, a presidente da DF Guelmann, Dora Faintych Guelmann e a presidente da Cooper Card Administradora de Cartões, Jeane Nogaroli Guioti.

Em 2017

Maria Cristina Coutinho,  Emili Mouchbahani , Cida Borghetti  e Gláucio Geara.

No ano de 2017 o troféu “Mulher, Simplesmente Mulher”, homenageou  a vice-governadora Cida Borghetti e a empresária do ramo de confecções, Emili Mouchbahani, sócia-proprietária das lojas Emilie, no bairro Juvevê.

Em 2016

A 21ª edição do Prêmio Mulher Simplesmente Mulher, em 2016, contemplou  a deputada federal Christiane Yared (PTN-PR) e as empresárias Vera Van Der Sand e Sheila Rigler, respectivamente diretoras da Maison Valentina e Agência Par Ideal.

CONSELHO DA MULHER EMPRESÁRIA (2019)

Fundada em 1983 – nominado como Conselho da Mulher Executiva  – Coordenadora Sra. Lá Au Engell

Em 1996 Comemoração de 15 anos do Conselho da Mulher Executiva – Coordenadora Sra. Valquiria Mac Dowell

Em 2013 Comemoração de 30 anos do Conselho da Mulher Executiva – Coordenadora Sra. Edda Deiss de Mello e Silva

Em 2017 na gestão do Sr. Gláucio José Geara o Conselho da Mulher Executiva foi  nominado como Conselho da Mulher Empresária – Coordenadora Sra. Maria Cristina Fernandes Medeiros  Coutinho .

Coordenação: Maria Cristina Fernandes Medeiros Coutinho

Vice-Coordenadoras: Albanir Fracaro, Deise Cataldi e Terezinha Wollmann.

Conselheiras Natas: Avani Tortato Slomp Rodrigues, Edda Deiss de Melo e Silva, Jandira Scussel, Kazuco Akamine e Regina Zanchi.

Conselheiras: Alia Haddad, Ana Maria da Silva Telles Gressinger, Angelica Rocha, Dora Guelmann, Emília Simões Kovalski, Giselle Suardi, Isabela Fiedler, Jane Maria da Silva Correia, Magali Pedroso, Marcia Cometto, Maria Schleder Fuhrmann, Maria Inês Herrera, Santa de Jesus Almeida, Sheila Chamecki Rigler e Vera Van der Sand.