Honraria é conferida pela Abrajet, entidade que reúne jornalistas do setor


Uma das mais importantes premiações do turismo paranaense, o Troféu Cataratas, conferido pela Abrajet-PR (seccional da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), será entregue nesta terça-feira 13 a 11 “cases” de sucesso, eleitos pelas entidades de classe do segmento, após uma lista tríplice elaborada pelo Fórum Paranaense dos Coordenadores de Cursos Superiores de Turismo e Hotelaria.  

A solenidade do troféu, criado há cerca de 20 anos, com a finalidade de homenagear os que trabalham pelo desenvolvimento desse importante segmento econômico no estado, será conduzida pelo presidente da Abrajet, jornalista Sérgio de Almeida, e terá lugar a partir das 19h30, no Senac. Tem apoio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, da Secretaria de Estado do Turismo e do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. O troféu, em vidro, é uma criação do artista plástico paranaense Elvo Benito Damo.


Na ocasião, a Abrajet-PR entregará o título de Personalidade do Turismo 2008/2009 ao empresário Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio, pela sua atuação decisiva no desenvolvimento de importantes empreendimentos no setor, como a restauração do Paço da Liberdade, a participação na revitalização do eixo formado pelas ruas Riachuelo e São Francisco, o incremento das atividades turísticas do Sesc-PR, entre outros.

Como Parceiros do Turismo paranaense serão agraciados o presidente do Sindotel-Curitiba, Marco Antonio Fatuch; o ex-presidente da entidade e atual coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, Emerson Jabur; o secretário estadual de turismo, Celso Caron; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Almeida Vosnika; e o presidente da Abav-PR (seccional da Associação Brasileira de Agências de Viagens), Antonio Azevedo.

Os 11 contempladosSão os seguintes os contemplados do Troféu Cataratas 2008/2009: Ações Sociais e Ambientais no Turismo, O Boticário; Agenciamento, MGM Operadora;   Alimentos, Bebidas e Entretenimento, Bar do Alemão (Schwartzwald); Empresas que incentivam profissionais, Sebrae-PR; Eventos, Rafain Palace Hotel & Convention Center, de Foz do Iguaçu; Hotelaria, Rede Deville de Hotéis; Instituições que formam profissionais, Universidade Positivo; Novo empreendimento turístico, Mercado de Orgânicos de Curitiba; Planejamento turístico, Prefeitura de Paranaguá; Profissional do Turismo, Aldo Carvalho; Transporte Turístico, Azul Linhas Aéreas Brasileiras. 

 Rolândia promove sua 22ª Oktoberfest
Com desfiles, concursos de chope em metro, guaraná em metro e lenhador, entre outras atrações, está em curso desde a sexta-feira 9 a 22ª Oktoberfest de Rolândia (PR), calcada, como todas, na original de Munique, Alemanha, também em plena temporada. A festa, que vai até 18 de outubro, traz diversas novidades e promove um resgate ainda maior da tradição alemã.

Na programação, bandas típicas, grupos folclóricos, desfiles de rua, sangrias de barril, queima de fogos, além de muito sertanejo universitário, para agradar todos os gostos. Bailes do Opa e da Oma – do avô e da avó – nos finais de semana também ganham vez nesta edição.O restaurante central servirá cardápio típico, com eisbein, kassler, marreco e a salsicha Book. O local, com capacidade para atender oito mil pessoas por dia, terá também opções da cozinha brasileira como churrasco e frango assado, além de uma área específica em estilo alemão para lanches rápidos, salgados e doces.

 A tradicional Casa da Batata mais uma vez estará presente no evento, que terá ainda um café colonial.A organização do evento prevê a presença de 40 mil pessoas durante os 10 dias de festa. A programação completa pode ser conferida no www.oktoberfestderolandia.com.br.

Natal 2009 terá concurso de hotéis decorados
Entre os itens da programação do Natal deste ano, em Curitiba, está um concurso de hotéis decorados, inédito no país, segundo o Instituto Municipal de Turismo. O objetivo, de acordo com presidente da entidade, Juliana Almeida Vosnika, é fomentar a hospedagem e a estrutura gastronômica dos hotéis envolvidos.

A competição será dividida em três categorias – estabelecimentos de três, quatro e cinco estrelas. As inscrições serão abertas dia 15 de novembro e vão até 10 de dezembro. Os premiados serão homenageados na festa de abertura do Natal, dia 24 de novembro, no Castelo do Batel, em evento com fundo beneficente.  

Outras ações da Prefeitura, em parceria com várias entidades, incluem as tradicionais Feiras de Natal nas praças Osório e Santos Andrade; exposição de mini-presépios na Casa Klemtz, Capela Santa Maria, Museu de Arte Sacra e nos hotéis premiados no concurso; implantação de Árvores de Cristal em pontos estratégicos em fase de definição; incentivo de cenários natalinos em regiões turísticas, e pesquisas nos atrativos natalinos para identificar o perfil do público. A Linha Turismo terá, mais uma vez, sua versão especial de Natal, cumprindo um roteiro pelos principais pontos da cidade com iluminação cênica.