Inicialmente, o usuário cadastra as cargas que precisam de transporte e informa suas características, qual o veículo necessário e locais de coleta/entrega

Tecnologia conecta transportadora a motorista e otimiza a integração de cargas nas rodovias do país

Trazendo uma tecnologia diferenciada para o transporte de cargas que promove a economia criativa e sustentável para o setor, a plataforma Fretefy encontrou um gargalo ainda pouco explorado. Lançada há pouco mais de dois meses no mercado, tem como principal foco otimizar a integração de cargas no país, aumentando a produtividade. Além disso, traz uma funcionalidade exclusiva: a gestão rápida de frotas para transportadoras. O Fretefy foi criado dentro da Gestran, empresa paranaense que desenvolve softwares para transporte e logística há mais de duas décadas. Dentro dessa experiência, a plataforma chega para cobrir várias lacunas no mercado, como a facilitação na contratação de terceiros, a busca por frete retorno para que os caminhões não trafeguem vazios, e ainda a identificação da demanda por tipo de carga.

“Estamos apostando muito nesse novo negócio. Iniciamos o Fretefy no início de novembro e já superamos nossa meta de parceiros utilizando a plataforma. É fácil de explicar quando nos posicionamos como o ‘Uber’ no mercado de transportes B2B, pois não trouxemos apenas o sistema de geolocalização, que aponta o frete mais próximo da necessidade de carga, mas fomos muito além do que há de padrão no mercado. Nos aprofundamos, pesquisamos as dificuldades entre os mais de 400 transportadoras do mercado e trouxemos uma solução prática e abrangente”, explica Marilucia Pértile, Gerente de Vendas e Marketing do Fretefy.

Como funciona?

O Fretefy oferece a gestão rápida de cargas e caminhões. Inicialmente, o usuário cadastra as cargas que precisam de transporte e informa suas características, qual o veículo necessário e locais de coleta/entrega. A partir destes dados, os robôs da plataforma fazem o cruzamento de dados e oferecem as melhores opções para o transporte da encomenda, mostrando tanto caminhões próprios disponíveis quanto motoristas autônomos quando há esta necessidade.

Essas fortes características de gestão e controle logístico mudam totalmente a forma como as transportadoras geram negócios. “Muitas transportadoras, por incrível que pareça, não possuem um sistema de controle da própria frota, muito menos dos terceirizados. O Fretefy coloca esse controle na palma da mão e permite que as empresas lucrem mais e mais rápido.”, explica Marilucia.

Automação e gestão de cargas podem aumentar em 20% o faturamento

Com a plataforma, o gestor da transportadora passa a saber instantaneamente qual a localização das cargas em trânsito, quais encomendas precisam ser transportadas e quais cargas já foram entregues. Além disso, há aumento significativo do lucro por meio da funcionalidade de frete retorno. Antes mesmo do caminhão chegar ao destino final, é possível buscar uma nova carga para que o caminhão não transite vazio. Na outra ponta, o caminhoneiro autônomo também consegue buscar fretes em todo o Brasil de forma gratuita, utilizando apenas o Fretefy em sua versão de aplicativo – destinada exclusivamente aos motoristas.

Uma funcionalidade exclusiva do Fretefy é a seleção do frete pelo tipo de carga. “Nos poucos aplicativos existentes a busca é feita apenas pela geolocalização. O Fretefy categoriza as opções como o tipo de carga, se perigosa, grãos, refrigerada, viva, etc, e também colocar as demandas na rota determinada”, conta Marilucia. Isso garante mais assertividade na hora de escolher o parceiro em menos tempo.

Outro diferencial que tem chamado a atenção das transportadoras é o rastreamento e controle de entrega do Fretefy. “Tivemos um ganho muito grande no controle e gestão da nossa frota com o Fretefy. Estamos implantando em toda nossa empresa e já vislumbramos um potencial de crescimento muito grande. Espero aumentar em 20% meu faturamento com a plataforma seja para gestão privada, seja para a gestão de contratação de terceiros que promete aquecer até janeiro”, finaliza Newton Pedro Bom, usuário Fretefy na Bom Transporte.