A terceira edição da Trama Afetiva, recém-realizada no Centro Cultural São Paulo, bateu recorde de visitantes – mais de 600 pessoas participaram das diversas atividades, como oficinas, masterclass, painéis, exposições, filme e shows. Evento promovido pela Fundação Hermann Hering, neste ano, o tema Um novo passo rumo à Economia Circular foi proposto para treze profissionais selecionados de várias regiões brasileiras, entre eles a paranaense Renata McCartney.
Eles realizaram uma imersão sensorial e criativa, trabalhando colaborativamente com uma nova matéria-prima – um feltro feito a partir de peças desfibradas que retornam por motivo de trocas realizadas nas lojas da Cia. Hering. Os fios foram submetidos a um novo processo de tecelagem industrial com a tecnologia da empresa paulista Feltros Santa Fé.
“Percebemos a evolução do evento até mesmo pelo perfil dos inscritos”, analisa Jackson Araujo, que divide a direção criativa e de conteúdo do projeto com Luca Predabon. “Foram quase 300 nomes, de todas as regiões brasileiras, de diversas áreas da indústria criativa, como artes plásticas, fotografia, dança, design, artesanato, ou seja, uma pauta que se mostra atraente para profissionais e estudantes de diversos segmentos culturais”.
Dentro desse contexto de construção colaborativa dentro da Oficina Trama Afetiva, participaram Guilherme Diniz (estilista e educador), Juliana Yoshie (designer de moda), Luccas Morais (designer gráfico), Lucas Navarro (DJ, produtor e performer), Paloma Botelho (idealizadora do projeto Afro: Passado, Presente e Futuro), Rafael Silvério (designer de moda), Renata Dias Nascimento (costureira), Vinicius Valério Teixeira (designer de produto e diretor de arte), Stephan Maus (designer de moda e fundador do projeto Botão de Flor), Maira Gouveia (artista têxtil e designer), Mauricio Duarte (estudante de moda), Renata McCartney (designer de interiores) e Vinícius Almeida (designer de moda).
O resumo de todo o trabalho ganhará publicação a ser distribuída, gratuitamente, para escolas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos voltadas para a educação e arte. Todas as etapas desta edição também podem ser acompanhadas através do link: https://drive.google.com/drive/folders/1hZwaBSWTzAUSLNW1wPPud29Uil5j9Yzk?usp=sharing