Dez participantes, selecionados pelo interesse em novos processos colaborativos e sustentáveis de upcycling nas áreas de moda e design, realizam imersão sensorial e criativa do dia 20 a 23 deste mês, no Centro Cultural São Paulo. É o processo prático da Trama Afetiva, plataforma de estudos da economia circular e seus impactos socioculturais promovida pela Fundação Hermann Hering. Nesta terceira edição, eles vão trabalhar com um novo feltro.
Jackson Araujo e Luca Predabon, que divide a direção criativa e de conteúdo do projeto, propuseram, neste ano, o trabalho com um feltro feito a partir do desfibramento de peças retornadas às lojas Hering, por motivo de trocas. Com essa base os participantes vão desenvolver novos produtos aliando qualidade, design e sustentabilidade. “Esse novo feltro é reciclado e reciclável por até duas vezes antes de virar material para a construção de jardins verticais”, conta Luciano Amado, diretor comercial da Feltros Santa Fé, idealizador do processo de feltragem que se baseia nas premissas 5R: Reduzir, recuperar, reutilizar, reaproveitar e realocar.
Nesta edição, com o tema Um novo passo rumo à Economia Circular, o feltro serve sob medida para Trama Afetiva, pois, como Araujo lembra, a ideia é promover a atualização das forças criativas, produtivas e de saberes manuais, de forma a apontar novos caminhos para a cultura de moda e design baseados nos processos inovadores de ressignificação que conferem um novo ciclo útil para os resíduos da indústria têxtil.
Durante quatro dias, em São Paulo, os dez selecionados, com tutoria dos designers Patrícia Centurion, Itiana Pasetti, Eduardo Borém e Jorge Feitosa, participam de várias atividades, culminando a mostra dos itens produzidos.
Com inscrição prévia e grátis, a Oficina Retratos oferece 30 vagas distribuídas em três workshops que abordarão o design de superfície e estamparia digital. O público em geral também poderá participar de aulas magnas, painéis de debate, performances, exposições de arte, cinema e shows musicais.

Saiba mais: www.fundacaohermannhering.org.br/new/fundação/- inscricoes-abertas-trama-afetiva-2019