Depois do sucesso em Minas Gerais, a Yeva Cosmétiques, indústria responsável por fabricar e comercializar no Brasil e no exterior o Sanctio, amplia a venda do produto
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanobiofarmacêutica, sediado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte/MG, desenvolveu um exclusivo tônico capilar que combate a queda. O Sanctio (nome que significa Sanção em latim) começou a ser comercializado na capital mineira é resultado de mais de 30 anos de pesquisa desenvolvida por renomados cientistas da UFMG. O tratamento, de uso tópico, possui efeitos comprovados antiqueda capilar, e é classificado como cosmecêutico, isto é, cosmético que contém substâncias bioativas e que tem como diferencial o uso de nanotecnologia que possibilita depositar o princípio ativo na derme e no bulbo capilar.
Sua eficácia foi comprovada após a realização de testes com 60 voluntários que apresentavam perda dos fios e que ainda possuíam o folículo capilar. Os testes demonstraram que ocorre manutenção dos fios na fase anágena (fase de crescimento do cabelo) e prevenção de queda. “Comparando com o grupo de voluntários que usou placebo, houve comprovação científica da eficácia. Em 66% dos casos, a densidade capilar aumentou e houve paralização da queda”, explica um dos coordenadores da pesquisa, o professor Frédéric Frézard.
Diferentemente dos outros tratamentos antiqueda, o tônico Sanctio utiliza componentes existentes no organismo humano, o que garante sua aceitação pelo corpo. “Sua forma de ação reúne três propriedades: aumenta a circulação sanguínea local e, com isso, o aporte de nutrientes no bulbo capilar, impede a morte das células responsáveis pelo crescimento do fio e apresenta ação antioxidante, o que retarda a queda e melhora a qualidade dos fios”, acrescenta o professor Robson Santos.
Além disso, por ser de uso tópico e formulação endógena, o Sanctio não causa os efeitos colaterais comuns aos tratamentos de calvície, como disfunção erétil e irritação local. Robson Santos destaca que o resultado não é imediato, sendo observado cerca de três meses após o início do uso.
“Também foram avaliados os efeitos irritante e alergênico do produto, bem como efeitos fotoirritante e fotossensibilizador (reações à luz), que demonstraram segurança dermatológica”, enfatiza Frézard. O produto pode ser usado por homens e mulheres, de preferência no início do sintoma de queda capilar. “Quanto mais tempo passa, mais avançado é o estado da fibrose capilar e mais difícil de tornar o processo reversível”, pondera.
A advogada mineira Tânia Shneider, 54 anos, é uma das pessoas que passaram a utilizar o Sanctio depois de ter o diagnóstico de alopécia androgénetica. “Já havia utilizado outros produtos, porém sem êxito, quando soube da pesquisa da UFMG procurei me informar sobre o produto e passei a utilizá-lo. Hoje, depois de quatro meses fazendo o uso diário do produto posso afirmar que o Sanctio foi um divisor de águas na minha vida. Meu cabelo está mais forte e volumoso“.

Mercado de beleza
O nome YEVA tem origem russa e significa VIDA. A YEVA Cosmétiques é uma empresa mineira que nasceu da paixão em promover o cuidado pessoal. Os produtos são inspirados nas sensações de prazer e bem-estar ao se cuidar. A YEVA se diferencia pelo alto padrão de seus produtos, com design sofisticado, baseados nas mais recentes tendências mundiais, destacando-se pelo uso inédito de fragrâncias finas e fixação de alta qualidade, e pelo uso de nanotecnologia. Desta forma, buscamos gerar valor e qualidade de vida para a sociedade. Localizada na cidade de Itaúna, região Centro-Oeste de Minas Gerais, a YEVA atua no mercado desde 2010.
“O Sanctio vem para marcar a nova fase de expansão da empresa, oferecendo para este público específico um produto inovador e único no mercado brasileiro e marcando, de forma significativa, a entrada no segmento cosmecêutico. Estamos bastante confiantes e apostando nos diferenciais do Sanctio que se caracteriza como um produto desenvolvido com alta tecnologia e pela excelência no tratamento capilar”, enfatiza uma das fundadoras da Yeva, Carina Soares.
Com a inclusão de uma linha patenteada no Brasil e nos EUA, de produto para tratamento capilar à base de nanotecnologia, a YEVA Cosmétiques amplia o seu portifólio, atualmente composto por: linha de produtos de cuidados corporais com hidratantes, gel antisséptico e sabonetes líquidos, inclusive com a função de neutralizar odores. Conta ainda com uma linha de aromatizantes com água perfumada para ambientes e tecidos, além de perfumes para ambiente.
Onde encontrar
O Sanctio pode ser adquirido nos canais de vendas online como americanas.com, shoptime e submarino.