Tendências Maiosn & Objet Paris: a casa decorada para mostrar e compartilhar

1120

Uma casa indoor e outdoor. Uma morada preparada para mostrar e ser compartilhada, tanto na recepção íntima de amigos e familiares quanto na exposição de alcance exponencial que as redes sociais permitem na atualidade. E um morador que é bem-informado, faz avaliações constantemente e compartilha suas opiniões. O conceito SHOWROOM, mote da consagrada feira francesa de mobiliário, design e interiores Maison & Objet – Edição Janeiro 2018, realizada em Paris entre 19 e 23 de janeiro, define com maestria este novo modo de viver e de morar derivado de nossa era digital.

O conceito, elaborado pela Agence NellyRodi, a convite da Maison & Objet, resulta do trabalho investigativo realizado pela equipe de consultores da prestigiada agência especializada em inovação e criatividade. “Uma nova geração de consumidores hiperconectados e hiperinformados está recuperando o controle: eles estão estabelecendo seu status como um inevitável parceiro das marcas. Com o advento do Instagram, em particular, os consumidores se tornam, eles mesmos, trendsetters, influenciadores plenos. Eles compartilham suas descobertas, se revelam, se exibem, se comprometem e expressam suas opiniões. É isso que chamamos de tendência de “showroomisation”: já não é o produto que faz o consumidor, mas o consumidor que faz os produtos”, aponta o consultor da NellyRodi, Vincent Grégoire, designer e cenógrafo do Fórum Inspirations e do Bookshop-Café da Maison & Objet Paris – Janeiro 2018.

Os impactos no design de interiores são uma participação maior das pessoas na decoração de sua casa, e a forte tendência de divulgar sua vida, sua intimidade e seu espaço. “Elas se tornam fontes de inspiração, validada por outros usuários [das redes sociais]. A tendência do showroom é expressar a crescente inclinação a divulgar a propria vida, intimidade, mundo”, explica Grégoire. Com isso, as pessoas passam a construir não somente narrativas, mas sim narrativas-vidas, que se refletem em seu morar e na expressão de seu morar para o exterior.

Confira algumas das tendências e lançamentos da Maison & Objet Paris.

  1. Objetos arquitetônicos
Zaha Hadid Collection
Crédito: Divulgação ZH Collection

A Coleção 2018 da desejada grife Zaha Hadid Design transporta o inovador e incomparável traço da respeitada arquiteta (1950-2016) que revolucionou conceitos da arquitetura e do design. A extensa coleção trabalha materiais diversos, com linhas fluidas e traços geométricos sutis e orgânicos, forte tendência em decoração e interiores. Entre os lançamentos, os vasos em vidro Pulse, trabalham o contraste de texturas entre as superfícies lisas e plissadas. Já os vasos Braid são inspirados nos estudos para torre de Zaha Hadid e pode ser concebido como um projeto arquitetônico em miniatura. As peças, em cerâmica vitrificada, são feitas à mão. Irresistível também a dupla de saleira e pimenteiro Duo, lúdicas e arquitetônicas, com toque macio e um instigante jogo de luz e sombra a partir das formas. 


  1. Morar intenso e aconchegante
Boca do Lobo_Apartment Design Stand
Crédito: Divulgação ZH Collection

Premiada com o Best Design Stand na Maison & Objet Paris – Janeiro 2018, a refinada marca Brabbu projetou uma atmosfera residencial perfeita, com foco no aconchego e também em um morar intenso, uma característica do design proposto pela grife portuguesa de mobiliário. Suavidade, luxo, iluminação aconchegante e elegante dão o clima proposto para um décor contemporâneo e sofisticado, que aposta no detalhe e em acabamentos metálicos, como o dourado, porém com equilíbrio e sem exageros.


  1. Tradição e inovação
Fendi Casa
Divulgação Luxury Living

Em nossos dias corridos, bem-estar é um luxo desejadíssimo. Este conceito se transporta para o design de mobiliário e para a decoração em peças de linhas despoluídas, tão elegantes quanto aconchegantes. A coleção Fendi Casa levada à Maison & Objet trouxe uma proposta de design aconchegante, refinado e cosmopolita, em um pleno equilíbrio entre tradição e inovação. Materiais de alta qualidade, aliados ao cuidado do trabalho artesanal, refletiram também a preocupação com a funcionalidade, uma das principais diretrizes do segmento de luxo. Estruturas gráficas e volumes macios são valorizadas pelas cartelas neutras de cores e os delicados acabamentos. Caso da cama Delano, em que os volumes, a personalidade e a refinada elegância se combinam em harmonia.

 


  1. Edições limitadas

ILLULIAN_Please wait_by Luca Nichetto
Crédito: Divulgação

Peças e coleções em edição limitada, ou em reedições de clássicos, seguem em evidência. A Illulian, marca de referência em tapetes customizados, adicionou novas criações à coleção Limited Edition, com peças exclusivíssimas assinadas por personalidades do mundo do design, da arte e da fotografia. As novas colaborações trazem os nomes de Luca Nichetto, Massimiliano Adami, Fabien Cappello e Paula Pappenheim. O tapete Please wait…, projetado por Luca Nichetto, é um colorido tributo à pesquisa de imagens online, remetendo à combinação de cores de diversos padrões de tapetes produzidos por fabricantes respeitados em todo o mundo.