Mais empresas no Japão aderem ao uso da tecnologia de ultra-alta definição 8K, seguindo-se ao início em dezembro de transmissões neste padrão de imagens pela NHK.

A companhia de engenharia Shutoko, responsável pela inspeção de vias expressas na região metropolitana de Tóquio, realiza testes de viabilidade de inspeção de paredes de túneis com câmeras do padrão 8K instaladas em um veículo.

A tecnologia 8K tem 16 vezes o número de pixels do padrão standard de alta definição.

A câmera grava imagens das paredes enquanto o veículo se desloca pelo túnel. As imagens de ultra-alta definição capturadas são inspecionadas depois.

Engenheiros da empresa explicam que, no passado, obrigavam-se a interromper o tráfego em trechos de vias expressas para a realização de verificações visuais por trabalhadores.

A empresa está na expectativa de que as câmeras de 8K tornem mais eficiente o trabalho de inspeção. Planeja usar experimentalmente câmeras deste padrão até o encerramento do ano fiscal de 2020 para automatizar o trabalho de manutenção por meio de uma combinação das suas imagens com inteligência artificial.

Já a empresa Sharp desenvolve câmeras de circuito fechado com o uso da tecnologia 8K. Segundo a empresa, grandes fábricas podem ser monitoradas com um pequeno número de câmeras deste padrão. A Sharp planeja iniciar o emprego da tecnologia até o fim do ano.

Com NHK