A arquitetura do auditório permite visão e acústica uniformes de qualquer ponto

O 29 de março de 2018, data em que se comemora os 325 anos oficiais da cidade de Curitiba – a contagem é feita a partir de 1693, quando a povoação foi elevada à categoria de vila e criada a Câmara de Vereadores – remete a outro acontecimento de importância na vida da capital paranaense: os 10 anos da inauguração de um dos marcos da cultura local, também de grande importância para o setor de eventos – o Teatro Positivo, no câmpus da Universidade Positivo (UP), no bairro Campo Comprido, na divisa da Cidade Industrial.
Inspirado no teatro grego Epidaurus, do século IV a.C., como sugeriu ao arquiteto Manoel Coelho, autor do projeto, o então reitor da UP, professor Oriovisto Guimarães, o Teatro Positivo entrou em cena com um concerto do tenor espanhol/catalão José Carreras, ao lado da soprano chilena Veronica Villarroel e da Orquestra Sinfônica do Paraná, regida pelo maestro Enrique Ricci.
Carreras já havia se apresentado em 1993, em Curitiba, no memorável concerto dos 300 anos, na Pedreira Paulo Leminski. Nessa sua primeira década, o Teatro Positivo, um dos maiores do Brasil, com seus 2.400 lugares dispostos em grandes semicírculos, mais os camarotes, que permitem visão e acústica uniformes, já recebeu uma plateia superior a 2,4 milhões de pessoas, como destaca o seu diretor executivo, Marcelo Franco. Ele cita como emblemáticos os shows de Roberto Carlos, Ringo Starr, Lionel Richie e do Circo Nacional da China.
Isso, afora os inúmeros congressos e convenções. “Temos uma média de ocupação de 200 dias por ano. São 80 espetáculos em média e complementamos o restante com congressos e eventos. Em termos de Brasil, é um dos teatros que mais têm ocupação durante o ano”.
O teatro soma mais de seis mil metros quadrados de área construída, um foyer de 500 metros quadrados, quatro bilheterias, café, guarda-volumes, camarotes de 25 lugares, dois camarins, entre outros detalhes. O palco tem 18 metros de boca de cena e 17 de profundidade. Ao lado, está o pequeno auditório, com 714 lugares. Integra o complexo o Expo Unimed Curitiba, centro de eventos também inaugurado na mesma data.