Depois de sambas, marchinhas e afoxés, a semana pede um tango argentino. E a Orquestra Típica Fernàndez Fierro se faz presente, com seus. integrantes de cabelos compridos, visual colorido e repertório que funde o tango clássico ao rock. O show está agendado neste fim de semana, iniciando nesta quinta dia 14, numa realização da  Caixa Cultural Curitiba.

O grupo argentino volta à cidade com músicas de “Tics”, o sexto e o novo CD que deve ser lançado no próximo mês na Argentina. Os tangos foram compostos por integrantes da orquestra e por compositores da nova geração, como Palo Pandolfo e Tape Rubín.

Essa espécie de “tango universitário” é apresentada por onze instrumentos típicos do tango: quatro bandoneóns de 71 botões, três violinos, um viola, um violoncelo, um contrabaixo e um piano. E dá-lhe energia e  agressividade. Esses predicados levaram a orquestra, no ano passado, a tocar com um verbete do rock, Lou Reed, e a banda inglesa The Cure, além de Björk, Jack White, Bon Iver, Rufus Wainwright, Flaming Lips, Anthony and the Johnsons, Kasabian e Alanis Morissette.

Desde que surgiu, em 2001, a Orquestra Típica Fernàndez Fierro vem angariando público e gravando discos bem recebidos, como “ Mucha Mierda” (2006) , ganhador do Prêmio Gardel. Em Buenos Aires, esses milongueiros punks costumam tocar no Clube Atlético Fernàndez Fierro, todas as quartas-feiras, atraindo uma plateia de jovens, daí que o grupo é tido como renovador da cena de Gardel.

Imperdível: Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280), de quinta a sábado às 20h e no domingo dia 17 às 19h. Ingressos a 20 e 10 reais. Fone 2118-5111. Classificação livre.