Surge pioneiro tênis todo sustentável

727

O salão de design Inspiramais, edição com o tema 2021 Sincronia realizado nesta semana em São Paulo, foi o espaço de estreia do primeiro protótipo de um calçado que utiliza materiais sustentáveis em todas as suas partes.  O projeto reuniu a Rhodia (Grupo Solvay) em um processo colaborativo de empresas interessadas em incrementar a sustentabilidade e o conforto voltados para o setor calçadista.

Uma das estrelas do evento, o protótipo  registra a entrada no setor de calçados do fio têxtil Amni® Soul Cycle, a única poliamida têxtil biodegradável reciclada do mundo. E o design é do estúdio Top Shoes Brasil, que utilizou a técnica Knit, processo de tecelagem 3D.

“A Top Shoes Brasil vem se unindo às indústrias interessadas nesse foco de mudança para juntos alcançarmos um resultado efetivo em prol de um mundo sustentável”, disse Gustavo Dal Pizzol, diretor da Top Shoes Brasil ao palestrar no Inspiramais.

Além da Rhodia – com os fios e ácido adípico, cujo processo produtivo é pioneiro no abatimento de emissões de gases de efeito estufa e se tornou uma referência mundial no setor  – e da Top Shoes, o projeto reuniu a Adatex (tecnologia sustentável em borracha revestida e tingimento dos fios de poliamida), Tecpol (matriz e injeção do solado e entressola), Basf (poliuretano da entressola), FCC (TPU do solado), Linhasita  (linha de costura e cordão), Stickfran (gorgurão), LabelTag (etiquetas) e Ambiente Verde (materiais sustentáveis para os pontos de vendas).

Verão 2021 dos laminados

A Cipatex levou ao Inspiramais-Salão de Design e Inovação de Componentes, sua coleção de laminados para o verão 2021, que vão estar nos calçados femininos, masculinos e esportivos. O universo dos oceanos e seus animais multicoloridos e translúcidos inspiram as superfícies e cores dos lançamentos, desenvolvidos no conceito da sustentabilidade.

A estilista e consultora de moda Tatiana Ritzel, responsável pela coleção, conceitua: “O olhar jovem, dinâmico e positivo do tema conduz o Verão 2021 para um movimento intenso, orgânico e iluminado, reforçando o momento de buscar algo novo e mudar o pensamento para mudar as ações”.

Já clássica, a estampa animal está entre os lançamentos da nova tecnologia Vinyl Tech. Entre eles, o Napa Deli traz com leves manchas, o Dina com visual de cobra e fundo metalizado e o Savage, a onça clássica com textura peluda.

Ainda na família animal print, o laminado Alli é um croco mais arrojado e com aspecto natural e o Guiné, uma onça reconstruída em acabamento envernizado, com visual realista.

Na linha masculina, destaque para os laminados da linha Tracker, que tem aspecto perfurado e pode ser usado em toda a área do cabedal ou em detalhes.

Pés que brilham a cada passo

As pedrinhas reluzentes com assinatura Swarovski se encontram com o brilhante design da grife Sergio Rossi em sua coleção lançada neste mês. Segundo Riccardo Sciutto, gerente da marca italiana, ”a coleção exclusiva representa perfeitamente o lado glamoroso e feminino da mulher de Sergio Rossi que quer brilhar a cada passo”.

Ao destacar a tradição e renovação constante da Swarovski, Sciutto detalha: “Também temos uma longa tradição e nossa fábrica em San Mauro Pascoli garante a mais alta qualidade. Mais de 120 artesãos dedicados fabricam os sapatos manualmente e são necessárias pelo menos 110 etapas para obter o produto final”.