SUGESTÕES e HARMONIZAÇÕES DE VINHOS PARA NOSSO INVERNO

4166

Como estamos vivendo já um verdadeiro inverno, muitoS me perguntam qual o vinho para estas épocas mais frias e quais combinam melhor com os pratos servidos. Vinho branco vai com peixe e carne Vermha vai com vinho tinto? Nem tanto! É necessário fazer uma análise do prato e vinho para buscar seus elementos principais, avinhos leves. Quilo que dá seu sabor. Não há muito mistério na hora de harmonizar vinho e comida, mas pequenos cuidados devem ser tomados, como por exemplo, analisar o peso e a textura tanto do vinho quanto da comida. A regra é simples: pratos leves devem acompanhar vinhos leves, que tanto podem ser brancos, rosados ou tintos. Pratos ácidos devem acompanhar vinhos leves e bem frescos. Pratos gordurosos e untuosos precisam de vinhos com tanino potente e acidez alta. Vamos exemplificar com algumas uvas mais procuradas pelo consumidor curitibano e paranaense e suas harmonizações.

TIPOS DE UVAS E COMBINAÇÕES.

CABERNET SAUVIGNON: É uma uva muito prestigiada no mundo, originaria da região francesa de Bordeaux, atualmente cresce em todos os continentes, pois se adapta com facilidade.. Os vinhos obtidos a partir desta uva têm coloração intensa e brilhante, com aromas que lembram frutas vermelhas, como morango, framboesa e amora. É a segunda uva mais plantada no Brasil. ACOMPANHA: carnes em geral, massas com molho à bolonhesa, sopas e pizzas. Pode ser servido com queijos como Gouda e Gruyère.

CABERNET FRANC: Originária de Bordeaux, França, onde participa na elaboração dos vinhos tradicionais desta região. No Vale do Loire, França, é utilizada na produção dos tradicionais vinhos rosados de Anjou. Aclimatada no Brasil (RS) há vários anos, teve crescimento significativo a partir da década de 1970, mas ainda não é bem divulgada. No Brasil é a casta vinífera mais cultivada, originando um vinho tinto com aroma característico e agradável para consumo ainda jovem. É cultivada também em outros países. ACOMPANHANHAMENTO IGUAL CAB. SAUVIGNON.

MERLOT: É uma uva muito plantada no Brasil e tem apresentado as melhores safras nesta década, produzindo excelentes vinhos, caminhando para ser a uva emblemática do Brasil. Tem coloração intensa, brilhante de corpo e envelhecimento médio. Seus aromas são frutados e florais, lembrando cravo, canela, frutas secas e geleias. ÓTIMO ACOMPANHAMENTO como perdiz, carne de suíno, massas ao pesto, pizza calabresa, filé à milanesa e outras carnes bovinas, como a maminha grelhada.

MALBEC: Faz um vinho de cor vermelho bordô de excelente concentração e equilíbrio na boca, sobressaindo os taninos doces, combinados com sabores que lembram geléia.Tem boa permanência no paladar. Originária do sudoeste da França, da região de Cahors. Seus melhores resultados vieram da Argentina, em especial na região de Mendonza, Luan de Cuyo, hoje seu maior produtor mundial onde produz um vinho escuro, de aroma vivo e sabor redondo. Amadurece bem em carvalho. COMBINA: COM PRATOS À BASE DE CARNES DE CORDEIRO, CARNES VERMELHAS, risoto ao funghi e queijos amarelos não muito salgados.

CARMENÉRE: Vinho de cor intensa, com tonalidades de vermelho rubi, púrpura e violáceo. Possui aromas de cassis, passas, trufas e geleias de frutas. Faz um vinho de corpo médio, com taninos suaves e maduros. Podem ser compartilhados com massas com molho à bolonhesa, carnes sopas, cremes ou pizzas. Ideal para os queijos Camembert e Gouda. É a grande estrela do Chile, seu maior produtor mundial.

Para não nos prolongarmos mais estas uvas são as mais procuradas, mas temos dezenas que podem ser indicadas como as italianas com a SANGIOVESE, a uva emblemática da Itália, casta de uva tinta de grande qualidade, amplamente utilizada na região central da Itália, em especial no CHIANTI e no BRUNELLO DE MONTALCINO, a TOURIGA NACIONAL emblemática portuguesa tinta e ALVARINHO branca e TEMPRANILLO emblemática espanhola produzida na região de Rioja, que merecem ser provadas.

Como dissemos acima, nem sempre a regra pratos leves ou peixes acompanham VINHOS BRANCOS, e pratos mais pesados ou gordurosos vinhos tintos, vamos aqui exemplificar: ao degustar um Salmão, Atum e peixes gordurosos de água doce, são ideais para tintos leves como a PINOT NOIR, VALPOLICCELA e o grande BEAUJOLAIS da BORGONHA, isto mesmo, no mundo do vinho é assim, uma experiência em cada garrafa, procure descobrir sempre novas emoções vínicas.

SUGESTÃO VíNICA DA COLUNA PARA ESTE INVERNO: A TAINHA.
A TAINHA, Grande peixe de nosso litoral paranaense e catarinense que reina no inverno, saindo da Lagoa dos Patos no RS e subindo para desovar em nosso sul maravilhoso, PREPARADA ao FORNO, NA GRELHA, NA FOLHA DE BANANEIRA, NA TELHA, ou tantas outras maneiras sempre OVADAS, pouco lembrada pelos nossos GRANDS CHEFS, mas muito bem feitas por nossos churrasqueiros de verão em suas churrasqueiras ou fornos caseiros como eu ou bares e restaurantes de nosso litoral, aceita um tinto leve como PINOT NOIR, GAMAY, ou até mesmo um CHARDONNAIS para os fãs do Branco.
Bom proveito a todos neste inverno degustando grandes e maravilhosos vinhos e como sempre digo, tenho encontrado guarida em tintos fantásticos, nada de rótulos grandiosos e caros principalmente nestas épocas. O maior prazer está na simplicidade de bom gosto. Sou fã deles e cada vez mais encontro vinho mais bem feitos, definidos e estimulantes, sem furar o bolso. Escolhi uma seara que é difícil decepcionar com preços muito convidativos. Repitamos uma oração bordalesa (dos habitantes de Bordeaux, França que vi numa parede de uma Adega na França ; ‘SENHOR, DAI-ME SAÚDE PARA MUITO TEMPO,TRABALHO NÃO MUITO ASSÍDUO, MAS BORDEAUX, SEMPRE”.
AVOE, BRADO DE SAUDAÇÃO Á BACO POR SEUS SÚDITOS.

Osvaldo Nascimento Júniors.:
Advogado,Empresário,Enófilo,Sommelier,Consultor, Palestrante e Colunista de Vinhos, autor do livro sobre vinhos VINUM VITA EST – A HISTÓRIA VISTA PELO VINHO, pela Editora Prismas de Curitiba, um convite ao leitor para um passeio cultural e didático pelo apaixonante universo de Dionísio e Baco. Adquira o seu pelo fone (41) 996889252 ou osvaldo pinheiro@gmail.com – preço R$ 65,00-
Aguardem o lançamento de nosso livro no SHOPPING NOVO BATEL, DIA 08 de agosto, quarta-feira ás 19:ooHrs que precederá um palestra sobre o MUNDO VÍNICO e após uma degustação de vinhos chilenos. Apoio Shopping Novo Batel e Consulado do Chile do Paraná. Entrada franca. Confirmações Fone 41 3222 4484 –