A Câmara Municipal de Curitiba  realizou recentemente  sessão solene alusiva ao “Dia Internacional da Mulher, ocasião que foram  homenageadas diversas mulheres, por proposição das vereadoras Dona Lourdes, Fabiane Rosa, Julieta Reis, Katia Dittrich, Maria Letícia Fagundes, Maria Manfron, Noemia Rocha e Professora Josete. A cerimônia foi presidida pela vereadora Maria Leticia Fagundes.

A administradora de empresa e advogada  Sueli Gulin Calabrese, que foi   uma das homenageadas indicada pela vereadora Julieta Reis,  destacou  a iniciativa da Câmara Municipal de Curitiba, salientando que  “a data, é motivo para reflexão e busca de posturas, para que tenhamos o respeito merecido por nossas conquistas, competências e sacrifícios. Neste momento, em que nosso país tem sido acometido por tantos casos de violência e assédio contra as mulheres, precisamos estar conscientes e também conscientizarmos outras mulheres sobre a necessidade de denunciarmos os casos, para que a “cifra negra”, que são os casos que não aparecem para as autoridades, sejam denunciados no intuito de chamarmos a atenção da necessidade de ações corretivas e punitivas”.

Segundo Sueli Gulin Calabrese,  “infelizmente as pesquisas demonstram que a mulher vítima de violência doméstica , ou assédio, até mesmo no trabalho , ficam no silêncio por medo, de perder o emprego ou acabar um relacionamento, no mínimo questionável. Esta atitude de coragem, é o que se espera da mulher que tem consciência da sua importância para a sociedade. “