A Secretaria Municipal de Saúde tem uma cota mensal de 730 mamografias

Para incentivar as mulheres de São José dos Pinhais a fazer o exame de prevenção do câncer de mama, a Prefeitura promove periodicamente, nas regionais de saúde, o Mutirão da Mamografia, quando as pacientes são encaminhadas até uma clínica de Curitiba, onde o exame é realizado.

O exame permite detectar a doença ainda no estágio inicial, quando as chances de cura são muito maiores. A importância do exame é tão grande que no último domingo (05) comemorou-se o Dia Nacional da Mamografia, uma data criada para incentivar as mulheres a adotarem esse cuidado.

Mais de 52 mil casos de câncer de mama devem ser diagnosticados no Brasil neste ano, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Este número pode diminuir com a prevenção – o auto-exame, o exame clínico das mamas e a mamografia a partir dos 35 anos de idade devem tornar-se rotina na vida das mulheres a fim de evitar a doença.

A Secretaria Municipal de Saúde tem uma cota mensal de 730 mamografias para serem feitas na clínica de Curitiba. Quando recebem o pedido do exame, as pacientes devem protocolá-lo na unidade de saúde, onde são questionadas se irão até o local por conta própria ou junto com o Mutirão. Cada uma das seis regionais de saúde organiza o transporte de acordo com a demanda das unidades que atende.

Elzira Inês Riva Rocha faz parte da organização do Mutirão da Mamografia na regional da Costeira. Ela conta que sempre liga antes para as pacientes para garantir que elas não faltarão ao exame. “A gente insiste, avisa que elas não podem faltar, porque poderiam estar dando lugar para outra pessoa”, afirma. Ela explica que além de levar as mulheres até a clínica, os exames são retirados pelo próprio pessoal da regional e encaminhados às unidades de saúde, para facilitar.