Será aberta nesta terça-feira (dia 2), na hora do expediente que antecede a sessão plenária deliberativa, às 14h, a 4ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.

Será aberta nesta terça-feira (dia 2), na hora do expediente que antecede a sessão plenária deliberativa, às 14h, a 4ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.

O requerimento para a realização do evento é de autoria do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho.

No dia 2, haverá apresentação e autógrafos do cartunista Maurício de Souza. O Coral do Senado interpretará as músicas "Meu nome é Luca" e "Dorinha", da Turma da Mônica.

Na mesma data, serão lançados o carimbo comemorativo dos Correios e o selo com o dizer "Diferenças em perfeita união".

Diversas atividades estão programadas para a semana, que termina na sexta-feira (dia 5): show com o humorista Geraldo Magela, show de reggae com a Banda Zaktar e audiências públicas sobre dois temas: o paraesporte no Brasil – na Comissão de Educação, Cultura e Esporte – e a capacitação para o trabalho e a empregabilidade da pessoa com deficiência – nas Comissões de Assuntos Sociais e de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

Haverá também caminhada com trio elétrico, em frente à Avenida das Bandeiras; e a exibição das peças de teatro "Deixa eu pintar o meu nariz", com a Companhia Língua de Trapo, e "Mundo Azul", com a Turma da Mônica.

A Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência é realizada desde 2005 no Senado, com a presença de artistas e representantes de movimentos sociais, discutindo estratégias de inclusão do portador de deficiência na sociedade.

Estatuto
O projeto do senador Paulo Paim (PT-RS) que institui o Estatuto da Pessoa Portadora de Deficiência, aprovado no Senado em dezembro de 2006, está pronto para ser colocado na pauta de votações do Plenário da Câmara, onde tem prioridade na tramitação.

Paim apresentou o projeto em 2000, quando ainda era deputado federal, com o objetivo de atender às necessidades dos aproximadamente 14,5% da população brasileira que apresentam algum tipo de deficiência, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), depois do Censo Demográfico de 2000.