SAÚDE PROPORCIONADA PELO VINHO.

4162

Ao vermos e tomarmos conhecimento de tantos amigos e parentes sofrerem com doenças  coronárias, um dos males do século, trazemos em nossa coluna mais uma vez, um alerta e uma fórmula importante que pode ajudar a evitar tais males cientificamente comprovados além, é logico, dos exercícios que são básicos para uma prevenção maior, lembrando que visitar seu médico regularmente é uma das grandes prevenções. MAS E O VINHO, ONDE ENTRA NISTO?

Desde a antiguidade o vinho apresenta-se intimamente ligado à medicina. Os primeiros praticantes da arte da cura, na maioria das vezes das vezes curandeiros ou religiosos, já empregavam a bebida como remédios. Papiros do Egito Antigo e tábuas  dos Sumérios (de cerca de 2200 a.C) já traziam receitas baseadas em vinho, o que o torna a mais antiga prescrição médica documentada. Os árabes deixaram um legado fantástico ao mundo vínico, quase desconhecido, que mostra o explendor da cidade de Shiraz na Pérsia,o mais famoso centro produtor salientando que após a proibição de Maomé de vinho do mundo muçulmano e do Arak, médicos de então foram jogados em um dilema com a proibição deste grande medicamente. O grande Avicena, responsável pelo hospital de Bagdá, juntou muito do conhecimento dos antigos gregos a pertinentes observações próprias sobre o tratamento dos vinho nas pessoas, Galeno, médico do sec. II DC citou que o vinho é o enfermeiro do idoso. O tempo passou e muitas revoluções na área medicinal aconteceram, mas os médicos continuam afirmando que ao se ingerir uma taça diária de vinho tinto a recomendação é de duas taças para os homens (250ml) e uma taça para as mulheres (150 ml) – seu coração está protegido. O líquido bacante tem um efeito anti0xidante que age sobre as paredes das artéria, diminuindo assim os riscos de doenças coronarianas (infartos), além de prevenir tromboses e derrames. O resveratrol, os flavonóides e  as vitaminas, sucos e  vinhos podem ser consumidas in natura e usadas na preparação de pratos, molhos e doces. É uma das frutas mais cultivadas no planeta por todas as civilizações,  – a produção é de quase 70 milhões de ton. por ano – perdendo apenas para o cultivo da banana. Entre todas as bebidas alcoólicas vinho é que tem menos calorias. Além disso é a bebida que menos se transforma em gorduras localizadas, ou seja, não dá aquela famosa “barriguinha de chope”. O teor alcoólico do vinho – nem tão baixo, quanto de uma cerveja (4.5%)não  tão alto quanto o dos destilados – encoraja o corpo queimar as calorias ingéridas em até 90 minutos. Enfim, conforme demonstrado, o vinho é a única bebida saudável que temos, vamos degustá-lo.

Aí está nossa contribuição para uma saúde melhor brindando a vida daí escolhermos para título de nossa Coluna Vínica neste diário,  agora um livro, e em diversos veículos de comunicação que mantemos, a frase de Petronius,  mestre na prosa e literatura, que o homenageamos, satírista romano, autor de Satyricon (27 a 66 DC), VINUM VITA EST- A HISTÓRIA VISTA PELO VINHO, com muito mais informações.

OS HOMENS MAUS VIVEM PARA COMER E BEBER, MAS OS BONS COMEM E BEBEM VINHO PARA VIVER (Sócrates – 470-339 AC)

EVOE. BRADO DE SAUDAÇÃO A BACO POR SEUS SÚDITOS.

Osvaldo Nascimento Juniors.: