Rotary Club de Curitiba comemora 85 anos

634

O Rotary Club de Curitiba, o mais antigo do Paraná, fundado em 1933, celebrou 85 anos, durante evento que reuniu sócios, familiares e amigos, na última semana, quando homenageou ex-presidentes e líderes da comunidade. O “Curitibão” foi o germe para a fundação de outros clubes de Rotary na capital paranaense, no estado e em Santa Catarina, contribuindo em diversas causas que apoiaram o futuro de Curitiba e do Paraná.
A celebração teve lugar no Graciosa Country Club – entidade que 6 antigos presidentes do Rotary ajudaram a fundar. Na ocasião, ainda, foram relembrados os 85 presidentes que lideraram o Rotary “Curitibão”; personalidades que passaram à História por suas contribuições à sociedade, entre eles Hermano Franco Machado, Oscar Schrape Sobrinho, Carlos Alberto Pereira Oliveira, Ernani Guarita Cartaxo, Celso Rotolli de Macedo, Henrique Lenz Cesar, Clotário de Macedo Portugal, Erasto Gaertner, entre outros.

PRESENÇA
Os antigos presidentes que estavam presentes também receberam um certificado por fazerem parte da história do Rotary. Durante a cerimônia foi apresentada a obra “Livro dos Presidentes”, com gravuras de “Curitiba à Bico-de-Pena”.
Alcion Bubniak, atual presidente do clube aniversariante, informou que o Rotary está presente em mais de 200 países, dedicando-se ao companheirismo entre membros de profissões variadas; causas humanitárias (no Brasil, à conservação dos recursos naturais e ações sociais), e ao intercâmbio de jovens para fortalecer a convivência harmoniosa entre nações.
O Rotary Club também realiza uma campanha internacional para a erradicação da paralisia infantil (poliomielite), que praticamente zerou a incidência dessa moléstia (há raros casos, de países em guerra civil). As reuniões dos clubes rotários são abertas com saudação dos presentes ao Pavilhão Nacional, seguidas de uma reflexão cívica e, após os trabalhos do dia, encerradas com a leitura da Prova Quádrupla – uma reafirmação de padrões de conduta pessoal voltados para a moralidade e o bem comum.