Projeto de 2019, Timeless é uma mesa que reúne 12 componentes italianos de máxima excelência, combinados em um único projeto. O tampo da mesa, com 5 metros de comprimento, é feito em madeira de kauri, datada de cerca de 50 mil anos, no final da última Idade do Gelo. A peça traz no tampo um exemplar de um exclusivo relógio assinado pela marca La Vallée. A base, projetada pelo aclamado artista Helidon Xhixha compreende duas partes perfeitamente integradas, a primeira em aço sobre o topo da outra em mármore branco Statuario Altissimo fornecido por Henraux.

A cada ano, em todo o mundo, peças de mobiliário, decoração e design feitas de madeira sustentável ganham crescente valor. O mais atraente disso é que os tipos e estilos de artigos feitos de madeira sustentável são bastante abrangentes – e podem atingir patamares de registros bastante antigos, como o caso do uso da chamada madeira primitiva. Trata-se da matéria-prima natural muito antiga, resgatada e tratada para a produção de móveis e demais peças de design. Já imaginou, ter um móvel na decoração feito com madeira de 50 mil anos? Pois esta é uma especialidade de uma das marcas-ícones no mundo com o trabalho socioambientalmente adequado com a madeira, a italiana Riva 1920.

Pangea, projeto de Michele De Lucchi para a Expo 2015: um mega-puzzle combinando diferentes madeiras, em referência ao continente original da Terra

Uma visita a sua bela fábrica em Cantù, na Província de Como na Lombardia, nos transporta a este universo forte de história, natureza e contemporaneidade que marcam a produção da Riva 1920 ao longo de cem anos de produção, que se completam em 2020. A fábrica abriga um showroom com a primorosa produção da marca e seu time global e vasto de designers e arquitetos de primeira linha. Há também um museu com os mais diversos equipamentos utilizados para trabalhar a madeira e feitos em madeira, utilizados ao longo de episódios marcantes da história, como o caminhão que transportou o mármore para a construção da Catedral de Milão, no período por volta de 1840.

Ao longo da visita, podem ser vistos exemplares de peças icônicas. Pude conferir, entre outras peças, a mesa Pangea, projetada por Michele De Lucchi, para a Expo 2015, com 25 pernas cônicas feitas em madeira Briccola e 19 módulos de superfície se interseccionam e formam uma espécie de maxi-puzzle. O design foi inspirado no continente único Pangea, do qual todos os continentes atuais se desprenderam.

Home Fragrance da Riva 1920: o poderoso e aconchegante aroma da madeira expresso em notas de Cedro do Líbano combinado a outros materiais e essências como extrato de bergamota da Calábria

No portfólio da marca está o trabalho com as madeiras de reuso, muitas vezes de origem primitiva, como o apreciado Kauri, extraído da Nova Zelândia, além da Bricolla, originária das estruturas náuticas utilizadas nos canais de Veneza, e do perfumado Cedro do Líbano.  A Riva 1920 também trabalha com madeiras originárias de áreas de reflorestamento, como Maple, Carvalho, Cerejeira e Nogueira.

Além de Michele De Lucchi , no time de designers e arquitetos que assinam as coleções da marca estão nomes como Karim Rashid, Philippe Starck, Patricia Urquiola, Alberto e Francesco Meda, Stefano Boeri, Mario Bellini, Luisa Castiglioni, Antonio Citterio, Carlo Colombo, Elio Fiorucci, C.R. & S. Riva 1920, John Ford, Piero Lissoni, Alessandro Mendini, Angela Missoni, Neri&Hu, Fabio Novembre, Paola Navone, Pininfarina, Marc Sadler, entre outros.

A Coleção Yin & Yang é a primeira colaboração da Riva 1920 com o arquiteto e designer Steve Leung, sediado em Hong Kong, e marca a celebração dos 100 anos da marca (1920-2020). Produzida em série limitada, a coleção é feita em nogueira americana, conhecida como um dos melhores materiais para uma peça de mobiliário atemporal

Tendo por diretrizes-chaves a sustentabilidade, a tradição, a criatividade e a inovação, a Riva 1920 é uma das marcas que ajudaram a difundir no mundo a cultura da produção sustentável no design de interiores e na arquitetura. Hoje, suas peças, criações originais, contemporâneas, sofisticadas, e muitas vezes lúdicas, esculpidas em madeira, são tidas como inspiração para o trabalho sustentável, artesanal e, ao mesmo tempo, de alta tecnologia em todo o mundo.