Região Norte aposta no trigo

365

As chuvas registradas nos últimos dias deram um novo impulso para a cultura na região de Apucarana, norte do Paraná. A expectativa é que a produção atinja entre 90 e 100 toneladas.

O plantio de trigo deve aumentar entre 20 e 30 por cento esse ano, em relação ao ano passado. As chuvas registradas nos últimos dias deram um novo impulso para a cultura na região de Apucarana, norte do Paraná. A expectativa é que a produção atinja entre 90 e 100 toneladas. O chefe do Departamento de Economia Rural, Sérgio Franzini, explica que os agricultores foram estimulados pelo aumento do preço do grão no mercado interno e o bom resultado de financiamento na safra de verão.

COMUNIDADE INFORMATIZADA
O projeto “Comunidade Informatizada” foi implantado em Carambeí, no centro do Estado. A idéia do projeto é oferecer à população cursos gratuitos de informática com duração de três meses, para turmas de aproximadamente 12 alunos. As aulas serão na Biblioteca Cidadã, por ser um local de fácil acesso. O programa tem apoio da Perdigão, que doou 15 computadores para uso da comunidade.

AGRICULTURA CONSCIENTE
Prefeituras do norte pioneiro querem adotar medidas para diminuir o crescimento das plantações de cana-de-açúcar. Em alguns casos, a cultura ocupa mais da metade da área agricultável das cidades. O município de Cambará, por exemplo, destina 66 por cento da terra à cana. A Companhia Nacional de Abastecimento argumenta que o zoneamento agrícola é a forma correta para desenvolver a agricultura, sem prejudicar a produção de outros grãos ou diminuir o espaço da pecuária.

FERTILIZAÇÃO IN VITRO GRATUITA
Nasceu nesta terça-feira, 15 de abril, Ana Maria, o primeiro bebê concebido a partir do Programa de Fertilização in Vitro, uma parceria do Hospital de Clínicas e o Centro Paranaense de Fertilização. O projeto oferece o procedimento gratuitamente, e o casal arca apenas com as despesas de medicamentos para induzir a ovulação, que custam de 100 a 200 reais. Em hospitais particulares, o tratamento sai por até 10 mil reais. O programa do HC tem 1205 casais inscritos, desses, 49 fizeram o tratamento e há 10 gestações já confirmadas. Novas inscrições de casais devem iniciar em julho.

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
O Programa Atitude, do governo do Estado, prevê ajuda à dez municípios para construção de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Infantil. Ponta Grossa, nos campos gerais, deve receber 7,5 milhões de reais para a concretização do projeto. O centro deve atender 25 pacientes intensivos, que freqüentam o local todos os dias; 50 semi-intensivos, que serão atendidos três vezes por semana; e 80 pacientes não-intensivos, que irão ao caps uma vez por mês. As obras no município devem iniciar ainda nesse semestre e a previsão é que sejam concluídas até o final do ano.

SANTO EXPEDITO ESPERA 35 MIL PESSOAS
A IV Festa Nacional de Santo Expedito aguarda 35 mil pessoas em três dias. A partir desta quinta-feira, 17 de abril, os fiéis irão participar de orações e missas realizadas no Parque Santo Expedito, em Apucarana. Vinte caravanas da região já confirmaram presença e a festa também conta com 30 barracas de artesanato e alimentação para os visitantes.

DIREITOS DOS IDOSOS
Francisco Beltrão realizou a primeira Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos nesta quarta-feira, dia 16. O evento envolve diversas atividades e discute o panorama da política municipal de atendimento aos idosos, abrindo espaço para debates. Os idosos também discutem as medidas que o município deve adotar para melhorar e garantir os seus direitos. O grupo elegeu alguns delegados para participar da 3a Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece em maio.

XADREZ EM JACAREZINHO
O Clube do Xadrez de Jacarezinho, no norte do Estado, oferece um curso gratuito da modalidade. As aulas acontecem entre os dias 3 e 31 de maio no Sesc da cidade, das 9 às 10 e meia da manhã. O curso oferece noções básicas do jogo e é aberto ao público em geral.

TERMINAL EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
O governo do Paraná autoriza a licitação para a construção de um novo terminal de transporte de passageiros em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Atenderá a necessidade de integração do transporte com a capital do Estado e 72 mil passageiros passarão pelo local, por dia útil. O terminal receberá 31 linhas de ônibus e o investimento será de 4,9 milhões de reais.

FAZENDO ARTE
O projeto Unidade de Desenvolvimento Criativo, em Maringá, ensina crianças e jovens a fazer obras de arte a partir de materiais baratos e acessíveis. Edson Jofos de Queiroz trabalha há quatro anos com a técnica. Segundo ele, as crianças aprendem a trabalhar e a gostar de arte. O curso é realizado em três fases e tem duração de 50 horas.

GINÁSIO EM VENTANIA
A construção de um mini-ginásio de esportes em Ventania, no centro do Estado, terá custo de 709 mil reais. Os valores financiados, 700 mil, são do Fundo de Desenvolvimento Urbano e serão repassados ao município pelo governo estadual. A prefeitura completará o orçamento da obra com 9 mil reais. A obra está em fase de licitação.