A Receita Federal recebeu até a 1ª hora da madrugada de ontem 79 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Este é o primeiro balanço divulgado sobre a entrega da declaração.

A Receita Federal recebeu até a 1ª hora da madrugada de ontem 79 mil declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Este é o primeiro balanço divulgado sobre a entrega da declaração, que começou na segunda-feira e vai até o dia 30 de abril.

O problema encontrado pelos contribuintes para baixar o programa direto do site da Receita Federal na internet tende a minimizar, segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

Adir informou que os números ainda estão sendo levantados, mas o congestionamento na internet foi resultado do acesso de milhões de internautas tentando baixar o programa ao mesmo tempo.

"Foram 5,8 milhões de downloads (transferência de um computador para outro) no primeiro dia, daí a lentidão da página da Receita. A demanda é muito grande", disse. No ano passado, no mesmo período, foram feitos 1,2 milhão de downloads.

O supervisor garantiu que os computadores da Receita estão preparados para atender a procura pelo programa gerador do IR 2008. Segundo ele, a velocidade na hora de fazer o download não depende apenas da Receita, mas do equipamento do internauta e do seu provedor de acesso.

Além da internet, a declaração pode ser entregue em disquete no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal e em formulário de papel nos Correios.