Presente na nova feira voltada para os segmentos de lingerie, praia e fitness, a Vista Fair, realizada neste mês em São Paulo, o presidente da Recco, Antônio Recco, revelou que a empresa paranaense consegue manter o crescimento previsto e vai abrir loja própria em Curitiba, no futuro Jockey Plaza Shopping,   cuja inauguração está prevista para dia 5 próximo.

Instalada em Maringá e com produção de 150 mil peças/mês, a marca possui 25 lojas próprias e 16 credenciados, que mudarão para franquia a partir de agora. “Acabamos de sair de uma ouvidoria da marca com mais alguns temperos para o nosso mix e fizemos várias parcerias, então, nós arredondamos o que uma loja de lingerie precisa e vamos atender essa necessidade do cliente”, adiantou o empresário para a repórter Carol Kossling.

Mas, Antônio Recco repara:  “Neste primeiro semestre, a indústria brasileira teve uma queda no varejo. Por várias ações nossas, não estamos em queda, até estamos em crescimento. Porém, o nosso lojista está numa posição delicada para esse próximo semestre”. A situação desfavorável resulta “de um inverno que ainda não aconteceu, além da situação política econômica que está travando todo investimento e isso não traz emprego e gera pouco fluxo no varejo”.

Marcelo Recco, diretor comercial, completa: “A gente abraça agora um projeto varejista mais agressivo e abrangente. Estamos vindo num momento de desenvolvimento de varejo muito intenso e forte, porque a empresa, apesar de ter um foco de indústria para atendimento multimarcas,  sempre teve um núcleo forte de lojas próprias”.

São mais de duas mil revendas multimarcas por todo país, em mais de 900 cidades. E aqui Marcelo repara: “Interessante que dentro das multimarcas, temos um projeto grande que está tomando um corpo mais intenso, o espaço Recco. Já temos 60 operações com este perfil”.

No Paraná, a marca continua com lojas próprias e também terá franquia, como em Maringá e Cascavel. Sobre a novidade das franquias, Marcelo conta que dez já entram nesse modelo agora e são lojas localizadas em Rondônia, Espirito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Em relação ao volume de vendas, a região Sul segue com maior representatividade, seguida pelo Sudeste e Centro-Oeste. “O foco agora, adianta Marcelo Recco, é retomar uma capilaridade no Sudeste, especialmente nos shoppings. A estratégia é de vinte a 25 franquias até 2020”.

De alta visibilidade na Vista Fair, a Recco perfilou-se ao lado de expositores relevantes no setor, como Amni – Rhodia, Berlan, Bojo Tek, Bordados Afrodite, Delfa, Doutex, Fruit De La Passion, Intima Passion, La Bamba, La Clofit,  Livelle, Nilit Sensil, Ouse e Use,  Pliê, Triumph, Valisere e  Rosset.

                   Vista Fair e U.Mode, tecno-parceria Realizada em São Paulo, há poucos dias, a Vista Fair 2019 sediou o lançamento da U.Mode, uma plataforma digital que representa um divisor de águas no processo pelo qual equipes de desenvolvimento de produto, estilistas e criadores de moda em geral consomem informações e realizam o processo de pesquisa, criação e desenvolvimento de coleções.

Ana Flôres, diretora da A&F Produções e da Vista Fair, comemorou: “Há alguns anos venho procurando um parceiro de tecnologia para oferecer um produto realmente inovador para a cadeia produtiva da moda. E a U.Mode é uma plataforma online que foi planejada com o objetivo de colocar a tecnologia a serviço da moda para auxiliar no processo de gestão e desenvolvimento de produtos”.

Após criar, em 2015, e liderar uma startup focada no mercado de Crossfit – a Cross X, que foi adquirida pelo Grupo Avec, liderado por Henrique Loyola, um dos fundadores da XP Investimentos -, João Risoléo reuniu um time experiente  no segmento de moda e startup para criar a U.Mode. Com os sócios Saulo Arruda, vencedor do Prêmio Nacional de Inovação  e Qualidade (Sebrae, FNQ),  e a estilista Juliana Ferre, com passagens pela Dafiti, Mandi, Reinaldo Lourenço e Giselle Nasser,  João Risoléo iniciou o desenvolvimento da nova solução para o mercado de moda.

“Estamos iniciando nossa parceria com a Vista Fair em duas frentes, a U.Mode Flow e a U.Mode Content com o intuito principal de inserir tecnologia no dia-a-dia das profissionais de moda e para todo ecossistema, que carece de iniciativas disruptivas”, diz o diretor da U.Mode, João Risoléo, para quem “o dia-a-dia da estilista é muito intenso. Fora toda pressão de prazos e expectativa de resultados de vendas, gastam muito tempo com atividades operacionais: procurando versões de arquivos, compartilhando informações com o time e fornecedores, atualizando mapa de coleção, gerenciando entregas de amostras, e garantindo que tudo aconteça dentro do prazo”.

A U.Mode Flow permite desde a criação de briefings, armazenamento de imagens e referências para a construção de moodboards, até a criação de fichas técnicas, fichas de custos, mapa de coleção automatizado e gestão de atividades da equipe. Tudo isso com uma visão em forma de Kanban para acompanhamento macro do andamento de cada produto dentro da coleção.

E a U.Mode Content tem como objetivo democratizar a informação sobre moda, levando conteúdo atualizado e de qualidade para marcas e profissionais do setor. E o primeiro evento registrado e documentado foi justamente a Vista Fair, cuja parceria ainda renderá mais frutos.

Maio de 2020 vai ter mais

“Fiquei muito feliz com o resultado da primeira edição da Vista Fair porque o evento cumpriu seu propósito de apresentar o inédito ao mercado, o futuro”, diz Ana Flôres, realizadora da feira, anunciando data de realização de 2020 entre os dias 24 a 26 de maio. Com patrocinadores, expositores e palestrantes, ela comemorou: “Demos um up no mercado, conectando moda, tecnologia, informação e inclusão, criando um novo ambiente de negócios para a moda brasileira”.

As palestras aconteceram na chamada Arena Vista, um espaço projetado para transmitir à indústria e aos lojistas  informações de mercado, alinhadas com as principais tendências mundiais em temas ligados ao varejo e ao comportamento dos consumidores. Consumo, moda, beleza, digital, diversidade, sustentabilidade, exportação, franquia, gestão de compras e de estoque, inovação, internacionalização na moda, lifestyle, novos negócios, tecnologia e varejo estavam na pauta.

A feira contou com expositores como Amari Lingerie, Amni – Rhodia, ArtStilo, Baunilha Pijamas, Berlan – patrocinadora do evento, Bed Bath & Beyond,  Bojo Tek, Bordados Afrodite, Delfa, D’JOUR, Doutex, Econfort, Eva, Fruit De La Passion, Intima Passion, La Bamba, La Clofit,  Liebe, Livelle, Maria Zilda Lingerie, Mediterrânea, Nayane Rodrigues, Nenai, NILIT Sensil, Ouse e Use,  Oladjour, Pliê, Portatti, Recco Lingerie, Recco Man,  Rosset, Sloggi, T_Jama, Triumph, Valisere e Yaffa Lingerie, entre outros.

A Vista Fair foi planejada para um público formado por compradores nacionais e internacionais, designers de moda, gerentes de produtos, profissionais de marketing e vendas, jornalistas especializados, influenciadores, representantes de lojas multimarcas, tradicionais magazines e lojas de cross-branding, entre outras. Contou com o apoio institucional da Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, da Abest – Associação Brasileira de Estilistas, da Associação Brasileira do Varejo Têxtil e da São Paulo Negócios – Agência de Promoção de Investimentos e Exportações do Município, além de parceria do  Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo.

Feira satisfaz expositores

“É muito importante para o mercado têxtil brasileiro ter uma feira como a Vista Fair, que possa servir de plataforma para o lançamento de produtos, relacionamento e o desenvolvimento de novos negócios. Os segmentos de lingerie, moda praia e fitness são chave pela representatividade no mercado brasileiro e também porque são grandes lançadores de tendências”. Opinião de Fabianne Pacini, líder de marketing da Nillit_Sensil, patrocinadora master da Vista Fair.

E a participação da empresa na feira “superou nossas expectativas pela qualidade. Recebemos a visita de marcas e varejistas expressivos, lojistas interessados em novas tecnologias para elevar seus produtos; tecelagens e malharias que foram conferir o amplo portfólio de fios de performance e moda e também as novidades em produtos”.

A Nillit apresentou o fio Nilit® Diamond, que tem um brilho intenso combinado com o toque suave da poliamida. Muitas marcas renomadas, como a Plié e a Recco, participantes da feira, utilizam Sensil no desenvolvimento de seus produtos.

Tadeu Felipe, marketing da patrocinadora Delfa, festejou: “A feira foi além do que imaginávamos, nosso stand foi muito movimentado; por ser um novo evento, tivemos um ótimo retorno. Recebemos visitantes de Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros estados”.  A Delfa realizou concorrido desfile na Vista Fair.

“Observamos que os visitantes eram de fato do nosso segmento de lingerie, sendo lojistas e parceiros, tivemos uma visitação muito boa. Recebemos clientes do interior e capital de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e do Sul do país”, relatou Cairo Benevites, diretor- presidente da Liebe Lingerie.

Talita Paparelli, gerente de produto da Rosset, patrocinadora do evento, também percebeu que o evento atendeu as expectativas. “Tivemos uma visitação qualificada e recebemos um grande número de clientes da empresa, além de realizarmos também novos contatos, na grande maioria regionais. Uma ação muito importante foi a realização da Arena Vista, que garantiu força e movimento para o evento”.

Para  Rodrigo Rodrigues, presidente da Nayane Rodrigues, “a Vista Fair é muito importante e as empresas do setor que não participaram perderam uma oportunidade de fazer bons negócios e um ótimo network”. E conta que seu estande recebeu “clientes e visitantes de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe, na grande maioria lojistas, mas também uma grande visitação de pesquisadores”.

Silvia Cristina Agnelli, gerente comercial da T-Jama, contabilizou visitação bastante qualificada e “para nós, uma marca nova, foi uma ótima oportunidade  de mostrarmos os produtos e nosso propósito aos lojistas”. E Hellen Abuharun, diretora comercial da Yaffa, assegurou: “Fizemos bons negócios, recebemos clientes da Bahia, Goiânia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, interior e capital. A Vista Fair é de suma importância, é a maior do país para o segmento e agrega moda, conteúdo, tendências”.

Expositores & Lançamentos

Amari Lingerie – Apresentou as linhas dia e noite para gestação, pós-parto e amamentação. Com design feminino e sofisticado, a nova coleção Flor de Algodão, estrelada pela cantora Thaeme (da dupla Thaeme e Thiago),é inspirada no algodão, uma das mais incríveis vegetações que a natureza nos oferece, usado para aquecer, nutrir e curar; a fibra está presente em nossa memória como algo leve, macio, sinônimo de bem-estar e conforto.  A coleção utiliza uma cartela de cores clássica e atemporal, estampas exclusivas e novas modelagens reunindo conforto, delicadeza e sofisticação.

 Berlan – Atendendo os setores fashion, activewear, beachwear e underwear, apresentou artigos em malha e tecidos planos lisos e estampados, jacquards e listras. E destacou a Família Mescla, 100% poliamida, toque extremamente macio, fresco e com ótima secagem; Família Caruaru e couros com chintz que pode ser utilizada em diversos segmentos, como sobreposição ou em peças que evidenciem a transparência; Família Laise com chintz atende ao segmento de moda e fitness e em lingerie para sobreposição de algumas peças, como, por exemplo, bojo de sutiã; e a Família Jacquard com chintz, com peso em torno de 350 gramas, ideal para peças mais estruturadas no segmento de moda, perfeita para confeccionar desde calças ajustadas ao corpo até vestidos mais soltos, jaquetas e saias.

Bordados Afrodite – Marca que tem como proposta revolucionar o mercado de bordados em tule e guipure para peças de lingerie, apresentou seus lançamentos que destacam uma gama de inspirações para customização de bordados de lingerie em diversos e inovadores desenhos em Tule Bordado, Tule de Lycra, Guipure em Metro e Guipure Aplicação.

Delfa – Patrocinadora e expositora do evento, a novidade  foi a Coleção Delfa Colors, composta pelo ColorsSpacer em seis tons de pele, e o LigthSpacer, em três cores e que aposta na transparência.

Econfort Lingerie – Pioneira no mercado a oferecer uma linha infanto-juvenil completa, acompanhando todas as fases da mulher, principalmente no período de transição entre a infância e a adolescência, quando a lingerie se torna, muitas vezes, essencial devido às mudanças corporais. A marca apresentou um mix de moda e bem-estar em sua coleção composta por peças minimalistas e sutis, mas sem deixar de lado o conceito alegre e personalizado. Econfort dividiu seu mix de produtos em três linhas: Mel, Glitter e Gloss oferecendo opções de produtos para atender a todas as fases da mulher, além de crianças e adolescentes, mulheres adultas e a linha maternidade.

 

Fruit De La Passion – Apresentou na feira oito coleções coloridas e com diferentes tons de rosa, vermelho, azul e living-coral, reunindo bodies e robes, bordados e guipure. Destaque para os bojos removíveis da marca. Os desfiles diários da Fruit foram um dos pontos altos da Vista Fair.