A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) inaugurou na terça-feira (9) seu primeiro câmpus internacional em Florença, Itália. A iniciativa é mais um resultado da parceria da instituição com a Kent State University (Ohio, EUA), desta vez com a participação da Dankook University (Coreia do Sul) e Webster University (EUA).
O evento contou com a presença do prof. dr. Marcello Fantoni, vice-provost para educação global da Kent State University; prof. dr. Fabrizio Ricciardelli, diretor do câmpus Florença da Kent State University; Sarah Malcolm, diretora executiva do escritório de educação global da Kent State University; e também representantes da PUCPR: Reitor Waldemiro Grenski; prof. dr. Marcelo Távora Mira, diretor da PUCPR Internacional; e prof. dr. Paulo Mussi Augusto, diretor da American Academy da PUCPR-Kent State University. O evento contou, ainda, com representantes das universidades de Bolonha, Ferrara e San Marino – parceiras da PUCPR na Itália – além de representantes das Universidades de Yale, Webster e Praga, entre outros.

“Esse fato marca a nossa caminhada rumo à modernização e inserção da PUCPR em outros países, colocando estudantes em contato direto com novas culturas, além de reforçar nossa posição como polo de atração de estudantes e professores internacionais, cujo objetivo é tornar o ambiente do nosso país mais rico e multicultural”, afirmou o Reitor da PUCPR, Prof. Waldemiro Gremski, durante o evento de inauguração.

“Nossos campi já são ambientes vibrantes e ricos em diferentes culturas, representadas por estudantes e professores internacionais e seus pares locais que viveram uma experiência no exterior. O Câmpus Florença aproxima ainda mais a PUCPR do objetivo de atuar como um portal que convide ao acolhimento e à projeção de pessoas, ideias e culturas em um ambiente sem fronteiras”, completou o diretor da PUCPR Internacional, Marcelo Távora Mira.

Oportunidades
O programa é parte do plano da PUCPR para se tornar uma instituição com presença global. Os ganhos são diversos para a ciência e tecnologia, ensino e pesquisa: a possibilidade de estudar na cidade berço do renascimento europeu, em um câmpus compartilhado por três universidades parceiras, oferecendo aos alunos a experiência de vivenciar diferentes culturas enquanto expandem seus conhecimentos. Além disso, a exposição internacional cria a oportunidade para a troca de experiências e conhecimento, assim como auxilia na criação de um networking multicultural.

As atividades do Câmpus Florença da PUCPR iniciarão com uma seleção de programas de curta duração (extensão), que irá gradualmente expandir para oportunidades de intercâmbio e cursos de verão, até a oferta de disciplinas inteiras de graduação e pós-graduação nas mais variadas áreas do conhecimento. O câmpus funcionará ainda como um hub internacional, disponibilizando imediatamente cursos ofertados pelas instituições parceiras, Kent State University, Dankook University e Webster University. Os cursos poderão ser ofertados em português, inglês, italiano ou outras línguas, dependendo da proposta.

Para mais informações sobre o Câmpus Florença e os cursos ofertados, acesse https://www.pucpr.br/campus-florenca/ ou entre em contato com a PUCPR International pelo email internacional@pucpr.br.