Projetos paranaenses vão receber recursos da Finep

249

Oito projetos de seis empresas paranaenses foram selecionados para receber recursos do Programa de Subvenção Econômica à Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos

Oito projetos de seis empresas paranaenses foram selecionados para receber recursos do Programa de Subvenção Econômica à Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Das 569 propostas pré-qualificadas na 1ª etapa do processo de seleção, já foram aprovadas 81. A relação completa com os projetos aprovados e indeferidos será divulgada ainda esta semana.
O edital da subvenção econômica prevê investimentos de R$ 450 milhões no desenvolvimento de processos e produtos inovadores em empresas brasileiras em cinco grandes áreas: tecnologias da informação, comunicação e nanotecnologia; biodiversidade, biotecnologia e saúde; inovações em programas estratégicos; biocombustíveis e energia; e desenvolvimento social.
“É uma grande oportunidade que as empresas inovadoras não podem perder, pois os recursos são 100% não reembolsáveis, ou seja, as empresas beneficiadas não precisarão devolver o dinheiro recebido”, afirma Luiz Virgílio de Macedo, diretor de Captação e Fomento da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
Dentre as empresas selecionadas estão a Positivo Informática, com o projeto “STB Positivo”; a Invisys Sistemas de Visão Computacional, com o projeto “Sistema biométrico multimodal”; e a Esystech Indústria e Comércio, com o projeto “Base terrestre para o datalink de missão do vant”. A Montana Indústria de Máquinas foi selecionada com o projeto “Colheitadeira de cana – produtividade para o pequeno produtor”; e a Akhenaton Máquinas e Equipamentos desenvolverá o projeto “Tecnologia de ultra-som para produção de biodiesel em mini-usinas”.