principal

A Prefeitura de Curitiba firmou uma parceria com o Senai-PR para oferta de cursos de qualificação gratuitos à população. Neste ano serão oferecidos os cursos de Auxiliar de Elétrica Predial, Auxiliar de Confecção e Auxiliar Administrativo, com total de 140 vagas.

As inscrições estão abertas. As aulas terão início no dia 2 de outubro e vão até 1 de dezembro, nos Liceus de Ofícios Vila Tecnológica, no Bairro Novo, e no Liceu de Ofícios da Rua da Cidadania do Carmo, no Boqueirão.

Fabiano Vilaruel, diretor de Qualificação para o Trabalho da Fundação de Ação Social (FAS), gestora das políticas da assistência social e do trabalho e emprego no município, explica que a parceria para 2018 está sendo concluída e prevê a ampliação do número de cursos e de vagas em outras unidades dos Liceus de Ofícios existentes na cidade. O trabalho conjunto não envolve transferências financeiras.

“A qualificação profissional da população, principalmente aquela mais vulnerável e de baixa renda, é uma das prioridades do prefeito Rafael Greca”, diz Vilaruel.

O diretor explica ainda que a parceria faz parte do projeto de reestruturação do programa Liceus de Ofícios, que tem o objetivo de ofertar oportunidades de aprendizagem de forma gratuita à população para inserção no mercado de trabalho. Criado em 1993, durante a primeira gestão de Rafael Greca como prefeito, o programa já formou mais de 700 mil pessoas.

Programação

O curso de Auxiliar de Elétrica Predial será realizado no Liceu de Ofícios Vila Tecnológica, que fica na Rua Nova Esperança, esquina c/ Lupionópolis, s/n – Bairro Novo. Serão ofertadas 40 vagas, sendo 20 para o período da manhã e 20, à tarde.

Candidatos devem ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental completo. As inscrições devem ser feitas no Liceu de Ofícios. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3289-4277.

No Liceu de Ofícios Carmo serão ofertados os cursos de Auxiliar de Confecção, com total de 40 vagas, e Auxiliar Administrativo, com 60 vagas, ambos com aulas de manhã e à tarde.

A idade mínima para o curso de Auxiliar de Confecção é de 18 anos e para o de Auxiliar Administrativo, 16. A escolaridade mínima exigida é ensino fundamental completo. As inscrições também devem ser feitas no próprio Liceu, que tem o telefone 3313-5557.

Documentação

Para fazer a matrícula, o candidato deve apresentar o original e fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; Carteira de Identidade; CPF; RG e CPF dos pais ou responsáveis legais no caso de aluno menor de idade; comprovação da escolaridade mínima exigida no curso por meio de histórico escolar; declaração de matrícula ou autodeclaração de escolaridade feita de próprio punho pelo aluno.

E, ainda, comprovante de residência atualizado; documento comprobatório da guarda em caso de responsáveis que não sejam pais do aluno (na falta do documento de guarda, poderá ser apresentada uma declaração do Conselho Tutelar). Além disso, é preciso preencher a Declaração de Baixa Renda exigida pelo Senai.