Na exportação, destaque para a movimentação de papel e celulose, madeira, couros e peles

O Porto Itapoá registrou em julho o recorde de movimentações de contêineres da sua história, com destaque para o volume de importação, com mais de 9 mil contêineres. No mês de julho foram mais de 40 mil unidades movimentadas no total (71 mil TEUs), representando 22% a mais em comparação ao mesmo mês de 2018, superando o recorde registrado no mês de maio com 38.812 contêineres (65 mil TEUs). No acumulado do ano de 2019, o Terminal ultrapassou a marca de 240 mil unidades (mais de 400 mil TEUs).

Entre as cargas de importação mais movimentadas pelo Porto Itapoá estão eletroeletrônicos, artigos esportivos, brinquedos, automóveis e seus componentes (autoparts), produtos minerais, maquinário em geral, plástico e produtos químicos. E para exportação, destaque para a movimentação de papel e celulose, madeira, couros e peles.

O Porto Itapoá está na 5ª posição entre os terminais portuários de contêineres brasileiros, com expectativa de alcançar a 4ª posição no ranking anual ainda em 2019 .Localizado no Norte de Santa Catarina, é um dos mais modernos e eficientes terminais de contêineres da América Latina, referência em sustentabilidade, tecnologia e relacionamento com o cliente. O Terminal de Uso Privado é administrado pelos acionistas Portinvest (Grupo PortoSul e LogZ) e Aliança Navegação e Logística (Hamburg Süd/A.P. Moller – Maersk Group). O Porto Itapoá está abrigado nas águas calmas da Baía da Babitonga.

PUCPR é destaque em ranking internacional

A PUCPR está entre as melhores universidades do Brasil e do mundo, de acordo a nova lista do Center for World University Rankings (CWUR) para 2019-2020

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) está entre as melhores universidades do Brasil e do mundo, de acordo a nova lista do Center for World University Rankings (CWUR) para 2019-2020. A universidade ocupa a 40ª posição entre as instituições brasileiras. No ranking mundial, a PUCPR ocupa a posição 1646º de 20 mil universidades.

“As constantes boas colocações em diversos rankings de prestígio internacional só atestam a qualidade do ensino oferecido pela PUCPR. E também é uma recompensa por nosso trabalho diário realizado ao longo de todos os anos”, diz o prof. Waldemiro Gremski, reitor da PUCPR.

Para a prof. Renata Iani Werneck, pró-reitora de graduação da PUCPR, o resultado é reflexo da busca constante da universidade por qualificação profissional, na aplicação de metodologias ativas e de ensino por competências.

Mudanças na nova norma contábil

Octávio Zampirollo, líder de auditoria, fará palestra em Curitiba

A Grant Thornton vai realizar no dia 16 de agosto a uma palestra sobre IFRS 16 e as mudanças na nova norma contábil, em Curitiba. O líder de auditoria, Octávio Zampirollo, irá abordar o que muda, de fato, nos princípios de reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação dos arrendamentos, além de esclarecer os impactos e desafios da nova norma contábil. O evento será das 9h00 às 11h00 no Centro Empresarial Antonio Peretti (Av. Iguaçu, 100 – Rebouças)

 

 

 

 

Trading chinesa projeta crescimento

Chairman da Cofco International, Jingtao (Johny) Chi, ministra palestra no Congresso Brasileiro do Agronegócio

A Cofco International, grupo chinês que é uma das maiores tradings de commodities do mundo, projeta crescimento médio anual de 5% nas suas importações de grãos do Brasil nos próximos cinco anos. A informação foi dada pelo chairman do grupo, Jingtao (Johny) Chi durante palestra no Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e B3 – Brasil Bolsa Balcão. “A parceria da nossa empresa com os produtores brasileiros será cada vez mais aperfeiçoada, principalmente agora com um ambiente de negócios mais seguro e estável”, afirmou o executivo.
No entender do palestrante, a tendência para o futuro é de haver um estreitamento ainda maior do intercâmbio comercial entre a China e o Brasil. “A população chinesa vem mudando seus hábitos alimentares e, com o ganho de poder aquisitivo, consumirá cada vez mais proteína animal, o que abre boas perspectivas para os produtores brasileiros”, afirmou Jingtao Chi.

Quanta inaugura ampliação

O volume de investimentos aplicados nesta etapa, desde 2017, com aumento da área e aquisição de novos equipamentos, soma R$ 24 milhões

A Quanta Diagnóstico por Imagem inaugura, no dia 7 de agosto, a mais nova ampliação em sua unidade no bairro Alto da XV, em Curitiba. Com a expansão, a quarta em 15 anos, a empresa passa a oferecer tecnologia para exames por imagem de todas as especialidades. O volume de investimentos aplicados nesta etapa, desde 2017, com aumento da área e aquisição de novos equipamentos, soma R$ 24 milhões. Para o investimento na ampliação, a empresa contou com recursos provenientes de empréstimos realizados junto ao BNDES e instituições financeiras privadas.“A Quanta vem fazendo investimentos expressivos em Curitiba, sobretudo nos últimos dois anos”, informa o cardiologista e diretor geral da clínica, João Vítola.

Insumos agrícolas terá evento
Por fomentar intensa interação entre diversas empresas das mais diferentes áreas do setor de distribuição de insumos agrícolas, o Congresso ANDAV – Fórum & Exposição possibilita a troca de experiências também em relação a modelos de negócios focados em melhores práticas de gestão. Considerado o maior e mais importante evento da distribuição de insumos agropecuários do mundo, a nona edição será promovida entre os dias 12 e 14 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, e é uma realização da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), organizada pela Clarion Events Brasil.
Para o Grupo Siagri, o relacionamento e o network gerado no Congresso ANDAV possibilitam desenvolver diversas alianças estratégicas, além de ser o espaço ideal para oferecer soluções completas para o segmento de distribuição de insumos.

Fórum de Docentes e Discentes
O avanço da tecnologia – cada vez mais rápido e intenso – trouxe uma série de benefícios para a sociedade, mas, por outro lado, impôs desafios na mesma proporção – a ponto de fazer com que um professor, jovem e conhecido pelo jeito dinâmico de trabalhar com os alunos, passasse a se sentir um “dinossauro” em sala de aula.

É essa trajetória – e como ele conseguiu reverter a fase difícil – que o professor José Motta Filho vai abordar durante o 26º Fórum de Docentes e Discentes, promovido pelo Crea-PR entre os dias 7 e 9 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR). O congresso é realizado anualmente, em parceria com as instituições de ensino, e reúne professores e universitários dos cursos cobertos pela área de atuação do Sistema Confea/Crea (Agronomia, Engenharias e Geociências), além de dirigentes das instituições de ensino, conselheiros regionais e federais, e demais autoridades.