A designer gaúcha Flávia Vanelli observa que  produtos com valores sustentáveis atraem atenção dos visitantes qualificados do Inspiramais, pois há desejo de consumo. E o projeto Conexão Criativa e Comercial, que ela coordena, mostra as soluções sustentáveis do setor de moda e design para o mercado interno, ao mesmo tempo revela que a sustentabilidade forma uma rede de colaboração.
Para exemplificar, um destaque – a Ipadma, pequena mas notável empresa da região calçadista do Rio Grande do Sul levou ao Inspiramais suas veganas sapatilhas crochetadas com a palha de milho trabalhadas pelas artesãs da empresa paulista Palhas Fashion. Flávia conta que, depois de muito teste de resistência à umidade e mofo, os protótipos foram aprovados e as sandálias ganham coleção que vai ser comercializada.

O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Brazilian Leather.

Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, Sprint Têxtil, SappiDinaco, Wolfstore, Caimi&Liason, Brisa, Intexco, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Suntex, Sultextil, Aunde Brasil e Camaleoa.