Será lançada em Curitiba, em 6 de agosto, a Linha ClaritáEco, do designer Rafael Fagundes, integrante do projeto Eu já fui uma persiana, que une duas premissas: a necessidade de descarte consciente e a geração de renda para pessoas em vulnerabilidade social. A coleção que reaproveita material em desuso (upcycling) possui sete tipos de ecobags, quatro modelos de nécessaires, lancheiras e marmiteiros térmicos, kit ecobag hortifrúti, bolsa fitness, organizadores, embalagem para vinho e estojo.

“O grande destaque  são as ecobags e pacotes de hortifrúti retornáveis – pois eles evitam o uso de sacolas e sacos plásticos, reduzindo fortemente a geração de lixo”, diz Claudia Semprebon de Figueiredo, gerente comercial da Sunshine, empresa que assim dá uma destinação adequada aos retalhos de tecidos gerados na produção das persianas. Aliada à Andrea Koppe, presidente da Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana, que promove oficinas de geração de renda, nasceu o projeto Eu já fui uma persiana.

As peças são feitas, em sua maioria, por refugiados do Haiti e Venezuela, jovens em formação profissional, terceira idade e mulheres da comunidade. O haitiano Octavius Ottilus, por exemplo, usa suas habilidades de costura para trazer esposa e filho para o Brasil. Emanuelly Nascimento, jovem que chegou ao grupo sem nenhum conhecimento profissional, aprendeu a costurar e está se tornando uma das revelações do Supera, programa da Unileh que oferece oficinas de costura, estamparia e artesanato.

Os produtos estarão à venda na loja virtual da Supera e no showroom da fábrica e, em breve, em mais canais. No dia do lançamento da linha, 100% do lucro dos produtos vendidos serão revertidos para ações da Unilehu. Rafael Fagundes, designer com formação e experiência no desenvolvimento de produtos, trabalha no Programa Supera desde o início das atividades em 2016.

Interessados na revenda dos produtos devem entrar em contato com Andressa Koppe – gestao@programasupera.org.br ou pelo telefone (41) 3040-3130.  O projeto aceita também doação de resíduos de persianas e cortinas (não usadas).

Prestigie: 6 de agosto, às 16h, na Unilehu (Rua Prof. Doracy Cezzarino, 328).  E-commerce: http://progr