PCPR prende suspeita de aplicar golpe em venda de terrenos de São José dos Pinhais

393

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu uma mulher, de 28 anos, suspeita de fraudar certidões de imóveis para aplicar golpes em vendas de terrenos de terceiros. O flagrante aconteceu na terça-feira (11), no Cartório do Pinheirinho, em Curitiba, ao apresentar uma documentação adulterada.

Conforme apurado, a suspeita integra uma quadrilha que faz o levantamento de terrenos de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, que estão sem uso há muito tempo. O grupo criminoso consegue o número da inscrição Estadual do imóvel e um dos integrantes do bando vai até o cartório de origem solicitar a certidão de transcrição.

Com o documento em mãos, os dados são adulterados – com dados dos criminosos – para que seja possível aplicar o golpe da venda do terreno e posteriormente, levado em um cartório distinto, para a transferência do terreno a terceiros.

Funcionários do Cartório do Pinheirinho constataram que a certidão era falsa, embora o selo digital de verificação fosse verdadeiro, através do confronto com o cartório de origem, em São José dos Pinhais. Diante do fato acionaram a PCPR.

As investigações continuam com o intuito de identificar demais pessoas envolvidas com o crime, bem como informações referentes ao modo de agir do grupo.

A mulher foi autuada por uso de documento falso e permanece presa à disposição da Justiça.