Passatempo em dias de chuva

938

Por Adriana Gandolfi, adestradora e franqueada da Cão Cidadão

O que fazer nos dias chuvosos em que não há condições de sair e passear com o pet?  Será que os cães só se exercitam nas caminhadas externas?

No passeio, o cão vivencia diversos estímulos visuais, olfativos e físicos, mas dentro de casa também é possível proporcionar muita atividade para que nossos amigos se mantenham entretidos e gastem energia.

Esconder petiscos pela casa para estimular o faro do seu cão, como um “caça ao tesouro”, é bem atrativo para o peludo. Brinquedos interativos que soltem comida ou aqueles improvisados com materiais domésticos, como com garrafas PET, caixas de papelão ou baldes pendurados, farão estes animais bastante felizes quando o tempo não estiver favorável.

Ensinar truques, além de estimulante e educativo, ainda faz o pet praticar atividades com a família toda, o que é um verdadeiro prazer para os cães, principalmente.

Abuse de brincadeiras com bolinha (arremessar e buscar), pega-pega pela casa, cabo de guerra, mordedores, ossos e cordas. Tudo se torna uma grande diversão se o dono estiver brincando junto.

Você também pode fazer uma boa massagem no seu amigo, pois além de criar uma relação de afeto maior com ele, a atitude é benéfica para a saúde do bichinho. A massagem relaxa, ajuda na circulação sanguínea do animal e ainda permite que o dono avalie alguma irregularidade ou nódulo no corpo dele.

E para aqueles que gostam de se aventurar nas ruas molhadas, basta colocar uma capa de chuva no amigo (e em você) e passear. Alguns cães adoram andar na chuva, já outros detestam. Você deve fazer o que o seu cão gosta mais.

Caso o passeio molhado seja do agrado da família e do animal, lembre-se de secá-lo bem depois para não acumular fungos ou causar algum problema de saúde no pet.

E, por último, busque locais que aceitem cães para um passeio fechado, como em shoppings, restaurantes e lanchonetes pet friendly: você aproveita o dia com a melhor companhia, a do seu pet.

Boa diversão!