Parcerias, as peças fundamentais

260
Beto Richa : “resgate da vida social, cultural e comercial do centro de Curitiba”

Um dos passos do  presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac, Darci Piana, foi com então    prefeito de Curitiba, Beto Richa, quando  assinaram  convênio para a revitalização do denominado como “entorno” da Praça Generoso Marques e de ruas da região central de Curitiba. Na ocasião disse Beto Richa: “Esta é mais uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada para resgatar a vida social, cultural e comercial do centro de Curitiba”.

Coube  à Fecomércio fazer a capacitação dos cerca  de 1.700 comerciários que trabalham na região. E uma parceria com o Sebrae/PR permitiu capacitar 910 comerciantes. Outro convênio com o Banco do Brasil facilitou acesso ao crédito para linhas de capital de giro ou para a reforma das fachadas dos prédios.

E também a Fecomercio Pr ajudou junto à Câmara Municipal sensibilizando vereadores na aprovação de leis  para  redução do IPTU e isenção de até 100% além de outros incentivos fiscais para quem recuperasse ou pintasse as fachadas dos estabelecimentos em torno do Paço da Liberdade.

A parceria iniciada em  2007 resultou na restauração e recuperação do antigo prédio do Paço Municipal, transformando-o num centro de referência cultural da cidade e acolhendo a mais nova unidade cultural do SESC Paraná, o Paço da Liberdade. O estudo realizado para o projeto definiu quatro eixos para atuação: eixo histórico/arquitetônico/turístico; eixo gastronômico; eixo de serviços/especializados; e eixo conceitual. /;em 2009, o Prefeito então Beto Richa entrega o Paço da Liberdade totalmente revitalizado.