Conservação da Ayrton Senna

O prefeito José Baka Filho anunciou na reunião de secretariado desta segunda-feira que o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) vai iniciar a manutenção e conservação dos 5,8 quilômetros da avenida Ayrton Senna (que é de responsabilidade do governo federal) em 60 dias. Esse é o resultado de uma reunião dele com o superintendente regional do órgão federal no Paraná, engenheiro José da Silva Tiago, na última sexta-feira (19), em Curitiba. O assunto já tinha sido discutido pelo próprio prefeito em Brasília, com a presença do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho (Pepe). 
Na mesma oportunidade também foi discutida a questão da fiscalização na Ayrton Senna. Atualmente, por se tratar de uma rodovia federal, guardas do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) não podem autuar motoristas infratores na via, tendo em vista que tais medidas não têm valor legal. “A orientação que recebemos do DNIT é que tem que ser feito convênio com a Polícia Rodoviária Federal. Vamos fazer isso e como tínhamos informação que aquele posto de Alexandra iria fechar vamos pedir cessão do prédio para fazermos fiscalização naquele local”, disse Baka. 

1º Festival de Turismo

Começou no último domingo, 21 de agosto, o 1º Festival de Turismo do Litoral do Paraná que está sendo realizado em Morretes. O evento é uma iniciativa inédita e tem como objetivo divulgar e promover o turismo durante o ano todo, além de auxiliar na reconstrução das cidades de Morretes e Antonina, as mais atingidas pelas chuvas ocorridas em março deste ano.
O evento é organizado pela Adetur, Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná e oferece uma ampla programação, com gastronomia, artesanato locais, história da região, lazer, comércio e turismo. 
Para o presidente da Fundação de Turismo, Luiz Fernando, este evento está excelente e que é muito importante para todo nosso litoral. “Esse 1º Festival é muito importante para o nosso litoral, espero que este seja o primeiro de muitos que dê tudo certo e que no próximo ano Paranaguá possa sediar o 2º Festival de Turismo do Litoral do Paraná. A Adetur e a secretaria de estado de Turismo estão de Parabéns!”. 
Nos estandes estão expostos roupas artesanais, produtos feitos a base de argila e da pele de peixe, além de produtos gastronômicos típicos, que representam a diversidade, a criatividade e o trabalho da população litorânea.

Selo Social

Na noite da última quinta-feira (18), aconteceu no Clube Olímpico a entrega do troféu do Selo Social. Quarenta e oito empresas consideradas socialmente responsáveis no período de janeiro de 2009 até dezembro de 2010, pela quantidade de projetos e área de atuação, receberam o certificado. 

Para o secretário de assistência social, Joaquim Guilherme da Silva Filho, uma empresa é socialmente responsável quando seu discurso não fica só nas palavras. “O discurso de uma empresa não pode ficar na esfera da singularidade, tem que existir uma visão além da realidade de mercado que se legitima por intermédio dos programas e projetos sociais e seus impactos sociais”, declarou o secretário. 
A primeira dama e secretária do meio ambiente, Jozaine Baka, esteve no evento representando o prefeito Baka e parabenizou todas as empresas. “Este é um evento muito importante porque aqui estão os empresários da cidade que se preocupam em ajudar, que estão preocupados com uma cidade cada vez melhor para seus habitantes. Nós pudemos perceber isso quando aconteceu o desastre das chuvas em março e todo mundo se uniu para amparar os mais necessitados. Até as pessoas que não tinham muito fizeram questão de serem solidárias.”

Manutenção

A CAB – Águas de Paranaguá realizou neste final de semana manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA Colônia). Durante os serviços foram substituídos transformadores para que não haja mais picos de trabalho causando desligamento das máquinas. O secretário municipal de Defesa Social e coordenador da Defesa Civil, Paulo Emmanuel Nascimento Júnior, esteve acompanhando o trabalho e elogiou a equipe que conseguiu realizar a manutenção em apenas um dia e lembrou que a secretaria está com quatro caminhões-pipa para abastecer escolas, postos de saúde e hospitais do município, se houver necessidade

Criança saudável

No próximo dia 25 (quinta-feira), a partir das 15h, será lançado programa “Criança Saudável”, que irá atender cerca de 1.000 crianças em situação de segurança alimentar com leite de soja produzido na Usina de Processamento de Soja da Prefeitura, que ganhou novos equipamentos recentemente e será distribuído para famílias carentes da cidade. O secretário municipal de Assistência Social, Joaquim Guilherme, disse que as assistentes sociais da secretaria também irão acompanhar as famílias que serão beneficiadas para garantir que as crianças saiam desta situação.