Segunda edição do Paraná Day. Foto: Arnaldo Alves/ANPr

Programa de concessões na área da infraestrutura, projetos de parcerias público-privadas e um ambiente propício para negócios tornam o Paraná o Estado atrativo para investidores. A avaliação é do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que abriu nesta terça-feira (21) a segunda edição do Paraná Day.

O evento reuniu, em Brasília, cerca de 200 pessoas e abriu a possibilidade de equipes do Governo do Estado de interagir com embaixadores, cônsules e adidos comerciais de 15 países, além de empresários. “O Paraná é um Estado de oportunidades”, afirmou o governador. “Queremos convidar mais investidores, mais empresas brasileiras e estrangeiras para investirem no nosso Estado”.

Ratinho Junior destacou os projetos de infraestrutura previstos para os próximos anos e que serão abertos para a participação da iniciativa privada. “Em especial na parte de concessões, que terá grande destaque nos próximos anos. O Paraná terá o maior leilão de rodovias do País, com 4,1 mil quilômetros que serão disponibilizados para o mercado”, explicou o governador.

Também estão previstos, salientou o governador, o leilão de quatro aeroportos do Estado (Londrina, Foz do Iguaçu, Afonso Pena e Bacacheri), além de um novo traçado da Ferroeste até Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai. “Tudo isso acaba sendo um grande atrativo para o setor privado”, ressaltou Ratinho Junior.

Ele também salientou o bom ambiente político do Estado, com a interlocução direta com deputados estaduais e federais, senadores e o governo federal, a mão de obra qualificada, área logística estruturada e localização geográfica privilegiada, próxima a grandes centros consumidores da América do Sul.

“A vocação do paranaense é ser um povo muito trabalhador, isso é muito importante para quem quer investir e gerar emprego no Estado. Temos segurança jurídica, um polo industrial muito forte e um posicionamento geográfico que é muito vantajoso”, disse o governador.

O presidente da Agência Paraná Desenvolvimento (APD), Eduardo Bekin, disse que o evento contribui para promover o ambiente de negócios do Paraná. “É muito importante para o Paraná se mostrar e abrir seus números. Estamos abrindo as portas para encurtar o caminho para os investimentos, aproximar e conectar os investidores aos gestores do Estado”, explicou.

Os participantes acompanharam painéis que apresentaram as oportunidades de investimento e o ambiente de inovação do Estado, e também participaram de rodadas de conversa com as equipes do governo para fomentar novas parcerias. A primeira edição do Paraná Day aconteceu em fevereiro, em Curitiba, e um novo encontro está sendo planejado para ocorrer em Nova York.