Paraná e província de Córdoba assinam protocolo de intenções na Argentina

365

O governador Roberto Requião e governador da província de Córdoba (Argentina), Juan Schiaretti, vão assinar protocolo de intenções entre os dois estados durante o Encontro Anual da Rede.

O governador Roberto Requião e governador da província de Córdoba (Argentina), Juan Schiaretti, vão assinar protocolo de intenções entre os dois estados durante o Encontro Anual da Rede Internacional de Organismos Regionais de Promoção Comercial (RTPO), que será realizado nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27), em Córdoba. O encontro vai discutir políticas, que possam fortalecer o comércio exterior.

O protocolo prevê o planejamento e a implementação de políticas de cooperação em diversos setores, como na indústria, comércio, turismo e cultura. Entre as ações estão o incentivo ao desenvolvimento de pequenas e médias empresas, o intercâmbio comercial e a elaboração de medidas voltadas a questões sociais.

Para coordenar as ações, será criada uma Comissão de Acompanhamento, composta por dois integrantes de cada estado. No caso do Paraná, serão designados o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, e o secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Santiago Martin Gallo. Os membros que vão representar Córdoba ainda não estão definidos.

Juan Schiaretti também vai assinar o Protocolo de Institucionalização da Rede “Quatro Motores para o Mercosul”. A assinatura de Schiaretti estava pendente desde 17 de novembro de 2008, quando, durante o seminário Cooperação Fronteiriça, realizado no Palácio das Araucárias, em Curitiba, Requião e os governadores de Rivera (Uruguai) e Alto Paraná (Paraguai) assinaram o Protocolo.