Realizada anualmente, a programação tem como objetivo fomentar a capacitação da equipe assistencial e comemorar o Dia Internacional do Enfermeiro, lembrado em 12 de maio

O profissional de Enfermagem é bastante conhecido pelo apoio assistencial. É responsável por rotinas como a coleta de sangue, a aplicação de medicamentos intravenosos e a troca de curativos, mas sua atuação vai muito além e tem papel fundamental na recuperação dos pacientes. “A essência da Enfermagem está no cuidar. Não adianta termos a técnica, se não olhamos para o paciente. Não é apenas uma veia a ser puncionada, é uma pessoa que precisa ser vista por inteiro”, destacou a professora e enfermeira podiatra, Marly Bittencourt Gervásio Morton da Silva, durante a Semana de Enfermagem da Paraná Clínicas.

O conceito vale para qualquer área da profissão, seja na educação, no hospital ou no consultório. “Ouvi uma vez: você é professora, não pratica a essência da Enfermagem. Perguntei: por que não se eu cuido dos meus alunos? Se o enfermeiro não enxerga o cuidado dentro da sua prática, está no lugar errado. Em qualquer condição, é preciso praticar o cuidado”, enfatizou Marly. “É sempre bom poder refletir sobre nossas ações, para conseguir entregar ao paciente muito mais do que recebemos”, completou a gerente de Enfermagem e Atendimento da Paraná Clínicas, Renata Boniotti.

A Semana de Enfermagem da Paraná Clínicas é realizada anualmente para comemorar o Dia Internacional da profissão, lembrado em 12 de maio. Este ano, a programação reuniu auxiliares, técnicos, e enfermeiros e colocou em pauta temas como a importância da higienização das mãos para o controle de infecções, o novo código de ética e outras ações relevantes para a segurança do paciente em atendimento.