Nova lei determina celebração anual todo dia 19 de outubro
Com Darci Piana presente, Paraná: gestão Carlos Massa Ratinho Jr avança em inovação. Foto: AEN

O Governo do Estado fechou há pouco a Semana Paraná Inovador com uma nova lei, que cria o Dia da Eletromobilidade. O objetivo é incentivar essa tecnologia e ampliar as ações de sustentabilidade no Estado. O texto que estabelece a celebração anual no Paraná todo dia 19 de outubro, foi sancionado simbolicamente pelo vice-governador Darci Piana em ato no Palácio Iguaçu.

A partir de agora, a data, quando também se comemora o Dia Nacional da Inovação, passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do Estado. “A tecnologia tem avançado de uma maneira muito rápida, e o Estado precisa acompanhar essa evolução. Aqui estamos fazendo a nossa parte para transformar o Paraná no Estado mais moderno e inovador do País”, afirmou Piana.

Darci Piana citou iniciativas já adotadas pelo Executivo Estadual para incentivar a eletromobilidade. Entre elas, destacou o recente decreto que zerou o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) na compra de veículos elétricos, até 31 de dezembro de 2022. Antes, a alíquota cobrada era de 3,5%. Um carro elétrico, por exemplo, demanda 40% a menos de manutenção e consegue rodar 300 quilômetros com aproximadamente R$ 40.

O Paraná tem a maior eletrovia do Brasil. O vice-governador Darci Piana, que também é presidente da Fecomércio Pr, desde 2004, lembrou que a Copel simula a adesão de novos consumidores e garante que consegue atender um incremento repentino de até 700% nesse mercado. A companhia concentra recursos para se tornar protagonista dessa onda com a sua capacidade elétrica instalada. “Tudo isso se reflete em um mundo mais limpo, melhorando o meio ambiente, transformando o Paraná em um lugar melhor para para todos”, disse Piana.

Participaram da solenidade o presidente da Celepar, Leandro Moura; a esposa do vice-governador, Maria José Piana; Rafael Rodrigues, diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Tecpar; Felipe Braga Côrtes, diretor do Departamento de Apoio À Pessoa com Deficiência e de Políticas Públicas para Acessibilidade da Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho; e o vereador de Curitiba, Professor Euler.
Leia mais no site da AEN