Cleverson Marinho Teixeira: “é oportuno retomarmos ao assunto”

O advogado paranaense Cleverson Marinho Teixeira, na condição de presidente da  Comissão Especial da OAB-PR Pró TRF6,  e que já foi deputado federal, volta a fazer novo apelo a todos os deputados e senadores, principalmente à bancada paranaense, para que se  “empenhem,  no sentido de demonstrar aos Senhores Ministros do Supremo Tribunal Federal STF a importância de serem implantados os novos Tribunais Regionais Federais, criados através da Emenda Constitucional n. 73/2013, e todos de uma vez, sem que haja preferência dentre eles.”

O advogado argumenta que com o novo quadro político que se vislumbra no Brasil, “é oportuno retomarmos ao assunto, pois trata-se de uma luta de mais um quarto de século, propugnando pela criação de novos Tribunais Regionais Federais em nosso País, entre eles o do Paraná”.

Ao salientar que esse movimento não se restringe à esfera federal, mas também nossa esfera estadual pois é oportuno realizar um trabalho conjunto com todos os parlamentares eleitos para viabilizar ações em favor do Paraná. “Tenho certeza, que a interação de todos os representantes, magistrados, governantes e entidades do povo paranaense é essencial para termos resultados positivos”, destacou.

O presidente da Comissão Especial da OAB-PR Pró TRF6 recorda o que “foram anos de luta até que finalmente o Congresso Nacional, acertadamente e valendo-se de competência que lhe é própria, promulgou a sobredita Emenda Constitucional, que corrige deficiências do aparelhamento da Justiça Federal e atende ao interesse público, sendo que os cinco TRFs existentes no País, não obstante terem crescido de forma desmesurada, não mais suportam as demandas, impondo injusta demora à decisão de causas. Caso emblemático é o dos pensionistas da previdência social, que morrem sem ver solucionados seus pleitos, na maioria ao final julgados procedentes, porém tarde para fazer-lhes efetiva Justiça”.

Enfatiza o advogado Cleverson Teixeira, que “contudo, quando a Nação comemorava a grande conquista, um novo obstáculo surge com a Ação Direita de Inconstitucionalidade promovida pela Associação Nacional dos Procuradores Federais (ANPAF), perante o Supremo Tribunal Federal, tendo o Ministro Joaquim Barbosa, então presidente do STF, concedido liminar suspendendo os efeitos da Emenda Constitucional.”

Para o advogado Cleverson Marinho Teixeira, “criação de novos TRFs é um direito do povo brasileiro, sendo lamentável os desvios e equívocos praticados com os recursos públicos em nosso País, enquanto falta atendimento à saúde, educação e segurança, bem como à infraestrutura e à mobilidade urbana, e no caso à própria justiça.”

E acrescenta: “Também os números de recursos em processos do Paraná, e também Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, demonstram claramente a necessidade da instalação do TRF6 em Curitiba, como também os milhares de recursos em processos oriundos das regiões a que se destinam. O trabalho a ser desempenhado pelos TRF7 (Belo Horizonte), TRF8 (Salvador) e TRF9 (Manaus) justificam plenamente a criação e instalação destes Tribunais Regionais Federais criados pela Emenda Constitucional n. 73/2013.”

O presidente da Comissão Especial da OAB-PR pró TRF6, diz ainda que “com os Tribunais criados pela Emenda Constitucional haverá considerável melhora. Melhor ainda será quando tivermos Tribunais Regionais Federais em todos os Estados brasileiros. Foi isso que se verificou com a estrutura da Justiça do Trabalho, quando da criação e instalação dos seus Tribunais Regionais.  Por exemplo, no Paraná foi criado o TRT da 9ª. Região, abrangendo Santa Catarina, onde posteriormente foi criado e instalado o TRT da 12ª Região.”


Homenagem ao Jornal “DI&C”

Luiz Antonio Gonçalves e o  jornalista Luiz Augusto Juk  recebem,  pelo jornal (DI&C),   a placa “Parceiros do Ano 2018”, na categoria “Comunicação Cidadã”.

O jornal “Diário Indústria & Comércio” (DI&C) foi homenageado esta semana, na promoção “Parceiros do Ano 2018”,  da instituição    Pequeno Cotolengo Paranaense,  dentro da categoria “Comunicação Cidadã”.  Para receber a homenagem das mãos do presidente da Ong, Padre Reinaldo Amauri Lopes, estiveram presentes ao evento realizado no  Restaurante Madalosso,  o jornalista Luiz Augusto Juk e o Diretor de Marketing, Luiz Antônio Gonçalves.

Ao destacar o apoio do jornal “DI&C” às ações da entidade, o Padre Reinaldo Amauri Lopes  disse que “ Pequeno Cotolengo Paranaense oferece, há 53 anos, acesso a acolhimento, saúde e educação para 200 pessoas com deficiências múltiplas.” Fundado por São Luis Orione , na Itália, o Pequeno Cotolengo chegou em Curitiba em 1965. “Hoje, acolhemos pessoas com deficiências múltiplas (físicas e intelectuais)  de todas as idades e de qualquer região do estado do Paraná, que foram abandonadas por suas famílias, sofreram maus tratos ou viviam em situação de risco. São cerca de 200 moradores que recebem na instituição acolhimento, educação e saúde”, enfatizou o padre  Reinaldo Amauri Lopes.


Posse do Conselho  do Sinepe/PR

Esther Cristina Pereira,  reempossada para gestão 2018-2020

A presidente Esther Cristina Pereira foi reemposada para mais dois anos de trabalho à frente do Sindicato que representa mais de 2.500 instituições de ensino privado no Paraná. A solenidade aconteceu no Torres Eventos e na oportunidade também aconteceu a revelação do Prêmio de Práticas Inovadoras em Educação – edição 2018. Ao todo, 53 projetos concorreram à premiação voltada exclusivamente para instituições de ensino associadas. (Crédito da foto é de Cleon Pereira)


Palestra de  Pio Martins

Economista e professor José Pio Martins : importância de entender o cenário econômico do país.

Perspectivas para o Brasil pós 2018 e a importância de entender o cenário econômico do país. Esses são os temas centrais da palestra gratuita que acontece na quarta-feira (28), na Universidade Positivo, com o economista e reitor da instituição, professor José Pio Martins. O encontro, destinado a profissionais das mais diversas áreas, promete uma linguagem de fácil compreensão para todos os públicos. A palestra acontece das 19h às 21h, na Sala de Eventos do Bloco da Pós-Graduação, no câmpus sede Ecoville. As inscrições podem ser feitas pelo link up.edu.br/palestra-economia.


Departamento de Exportação

Muitas empresas reclamam que não conseguem exportar ou que as suas exportações não decolam.   A profissionalização do departamento de exportação é uma das medidas iniciais para que a empresa consiga ter sucesso em suas vendas internacionais.

Pensando nesta necessidade de mercado o site Exportnews está lançando o E-Book “Como Montar Um Departamento de Exportação”. Esta cartilha eletrônica foi editada somente na versão digital. Tem 84 páginas, onde o empresário encontrará a sugestão da estrutura ideal de um Departamento de Exportação, fluxo de documentos, critérios objetivos para a seleção do Gerente de exportação, Agentes de Vendas, Bancos, Armazéns, Despachantes Aduaneiros e Agentes de Carga. O custo do E-Book é de R$ 75,00 e será enviado por e-mail.

Para adquirir solicite pelo e-mail:
pietrobelliantonio0gmail.com


10ª M&T Expo em São Paulo

Marcada entre os dias 26 e 29 de novembro, no São Paulo Expo, a 10ª M&T Expo será o principal ponto de encontro do setor na América Latina. Promovida, pela primeira vez, em 1995, pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a edição de 2018 marca o início do acordo de cooperação de longo prazo firmado entre a entidade e a Messe München, promotora da bauma, maior feira mundial da área de equipamentos para construção.

A Arena de Conteúdo da M&T Expo 2018 contará  com apresentações das consultorias EY, KPMG e Porsche Consulting, do Instituto OPUS de Capacitação Profissional e com as palestras técnicas proferidas por empresas do setor da construção e mineração: Bomag Marini, Caterpillar, John Deere, Kaeser, Liebherr, Mapear com Drones, Moba, SSAB, Terex, Trimble e Volvo, e pela instituição internacional VDMA (Associação Alemã de Máquinas e Equipamentos).


Mercedes-Benz lidera vendas

A Mercedes-Benz liderou as vendas de caminhões leves em outubro. Ao longo do mês, foram emplacadas 517 unidades, entre os modelos Accelo 815 e 1016, alcançando mais de 46% de participação de mercado, quase 20 pontos percentuais a mais em relação ao segundo colocado.

“Registramos assim, em outubro, um crescimento de 70% nos emplacamentos, em relação a setembro, que é de 300 unidades”, informa Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “O transporte de bebidas e o e-commerce vêm puxando as vendas do Accelo no segundo semestre”, salientou Ari Carvalho.