Por Alexandre Pierro

A ISO 56.002 é uma norma técnica criada pela Organização Internacional de Normalização, com sede na Suécia, a fim de padronizar terminologias, ferramentas, métodos e interações na implementação da inovação dentro das organizações. Seu intuito é definir diretrizes para inovar através de um sistema de gestão que abarque toda a infraestrutura de uma empresa e a possibilite retirar de seu ambiente interno e externo ideias inovadoras que impulsionem seu crescimento, independentemente de seu porte ou segmento.

As vantagens envolvidas são inúmeras, dado que as empresas demandam cada vez mais inovação, diante da alta competividade e complexidade do mercado. É preciso uma fluidez ordenada para se adaptar às mudanças constantes, dar vida a novas ideias e cultivar novas posturas que irão aproveitar o melhor que o ambiente e as pessoas têm a oferecer para uma organização.

As empresas que se certificarem, se tornarão referência dentro de seu mercado por terem um sistema de gestão voltado à inovação. A norma, que é composta por várias diretrizes, ajuda a controlar os processos, extraindo o melhor de cada fonte, ampliando o engajamento dos colaboradores, sem deixar passar oportunidades e ainda coletando os melhores insights.

Essas diretrizes auxiliam o gerenciamento das ideias, possibilitando a criação de novos produtos e a abertura de novos mercados de maneira constante e orgânica. O resultado é uma ampliação considerável do marketshare da empresa e o aumento do valor agregado de seus produtos.

Outra vantagem é que a ISO 56.002 permite uma integração com outras normais de classe mundial, como a ISO 9.001 e a ISO 14.001, o que garante melhores práticas com a gestão de qualidade e ainda  a potencializam.

A gestão da inovação é hoje, o que a qualidade foi há alguns anos. Vivemos em um mundo onde a incerteza é a única certeza, e lidar com isso demanda uma ferramenta poderosa de gestão. Sem isso, estamos fadados ao ostracismo mercadológico. A maleabilidade ordenada da inovação é a chave de uma boa gestão, alinhada com o futuro.

Alexandre Pierro é fundador da Palas, consultoria em gestão da qualidade e inovação, engenheiro mecânico pelo Instituto Mauá de Tecnologia e bacharel em física nuclear aplicada pela USP. Passou por empresas nacionais e multinacionais, sendo responsável por áreas de improvement, projetos e de gestão. É certificado na metodologia Six Sigma/ Black Belt, especialista e auditor líder em sistemas de gestão de normas ISO. É membro de grupos de estudos da ABNT, incluindo riscos, qualidade, ambiental e inovação. Atualmente, cursa MBA em inovação.