Ônibus elétricos da MercedesBenz em operação

484

Till Oberwörder, chefe da Daimler Buses, e Martin in der Beek, diretor executivo da RNV, apresentaram os novos eCitaro na presença do Dr. Peter Kurz, prefeito de Mannheim, e de Christian Specht, vice-prefeito de Mannheim, e do professor Eckart Würzner, prefeito de Heidelberg.

A empresa Rhein-Neckar-Verkehr GmbH (RNV) colocou em operação, no início de janeiro deste ano (2019)  na Alemanha,  três ônibus elétricos da MercedesBenz. Na garagem de Mannheim, Till Oberwörder, chefe da Daimler Buses, e Martin in der Beek, diretor executivo da RNV, apresentaram os novos eCitaro na presença do Dr. Peter Kurz, prefeito de Mannheim, e de Christian Specht, vice-prefeito de Mannheim, e depois na presença do professor Eckart Würzner, prefeito de Heidelberg.

“O eCitaro está redefinindo o transporte convencional de ônibus e constitui, para nós, o símbolo do transporte público orientado ao futuro. Fazer uma abordagem ampla é muito importante. É por isso que reunimos um pacote de soluções, que compreende o veículo, o gerenciamento da carga elétrica e a consultoria com a qual estamos dando apoio à empresa de transporte em seu esforço para eletrificar seus ônibus”, diz Till Oberwörder.

Martin in der Beek vê a eletrificação dos transportes de ônibus como uma meta da empresa: “Para nós, a eletromobilidade é a essência em tecnologia de sistemas de condução modernos, ecologicamente corretos e sustentáveis. Nossos trens urbanos servem o sistema de transporte público local de maneira eletrificada há mais de 100 anos. Agora, precisamos fazer o mesmo com os ônibus, e o eCitaro dará aos nossos veículos uma cara inteiramente nova, proporcionando melhora da qualidade do ar na área servida pela RNV”.

Os prefeitos Dr. Peter Kurz e Prof. Eckart Würzner elogiaram o compromisso de longo alcance da RNV com relação ao tráfego urbano ecologicamente correto. “O sistema local de transporte público de Mannheim representa um conceito que compreende tanto ônibus quanto trens. Portanto, a eletrificação de ônibus é agora, um marco de progresso importante rumo a uma cidade limpa e que tornará o transporte público significativamente aprimorado”, diz o Dr. Peter Kurz.


Carlos  Bittencourt é o novo presidente do CORECONPR

Vice-presidente  Elhanã Marcelino Farias e e o presidente  Carlos Magno Bittencourt.

Na semana passada o  Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECONPR) realizou a sua 1ª Reunião Extraordinária deste ano, que elegeu os economistas Carlos Magno Bittencourt (presidente) e Elhanã Marcelino Farias (vice-presidente) para assumir a gestão da entidade no exercício de 2019. A eleição ocorreu com duas chapas inscritas. Na ocasião, também foram empossados os Conselheiros Efetivos e Suplentes integrantes, que representam a renovação de um terço, para o exercício de 2019/2021. As atividades da sessão, até a posse, foram conduzidas pelo conselheiro Odisnei Antonio Bega.

De acordo com o novo presidente, Carlos Magno Bittencourt, entre as propostas da nova gestão está o fortalecimento da imagem e aumento da representatividade do CORECONPR, estar atento a agenda econômica em nível regional e nacional, incrementar o registro de novos economistas, se aproximar das Instituições de Ensino Superior com curso de Ciências Econômicas, realizar parcerias com outros conselhos e entidades representativas da cadeia de geração de riqueza no Paraná e assegurar a sustentabilidade econômica e financeira do Conselho.

Conheça os conselheiros que representam um terço de renovação e que assinaram a posse durante a Reunião Extraordinária. Conselheiros efetivos: Elhanã Maria Moreira Marcelino Farias, Juarez Trevisan, Mirian Beatriz Schneider e Sergio Lopes. Conselheiros Suplentes: Angela Aparecida Godoi Amaral Broch, Edmundo Rodrigues da Veiga Neto , Itaiana Patrícia de Souza e Juliana Franco Afonso.


Apenas  três brasileiros na lista VIP para o Japão

Ener Komagata  está incluído no seleto rol de apenas 12 empresários sul-americanos convidados para estar no Japão de 20 de janeiro até 31 de fevereiro.

O empresário Ener Komagata, responsável pelo tradicional restaurante Tatibana Japonese Cuisine e Grupo Sushiaki, em Curitiba, está incluído no seleto rol de apenas 12 empresários sul-americanos convidados para estar no Japão de 20 de janeiro até 31 de fevereiro.

O convite foi feito pela JICA – Japan International Cooperation Agency e inclui 3 brasileiros e 9 profissionais do Peru, Bolívia, Chile e Paraguay, todos ligados ao setor de alimentos japoneses, incluindo indústria, distribuição e varejo.

O objetivo da viagem é promover intercâmbio de negócios entre empresas dos países envolvidos. “Participaremos de um seminário com empresas locais interessadas em expansão de produtos e serviços no Brasil e faremos visitas técnicas à fábricas, produção e venda de produtos alimentícios japoneses”, explica Komagata, salientando que nessa gama estão empresas produtoras de shoyu, massas, chá, arroz, doces, utensílios, saquê, redes de restaurantes, entre outros. Todas as visitas estão focadas na região Oeste do Japão.

Além de atender na linha de frente no setor gastronômico, a Rede Sushiaki/Tatibana também opera no comércio e distribuição de itens alimentícios japoneses nos estados do Sul do Brasil. Para saber mais acesse www.tatibana.com.brwww.sushiaki.com.br, ou suas respectivas redes sociais.


Exposição reúne capas da “Panorama do Turismo”

Orlando, Pallu, Júlio Cézar e Paulo

Até o próximo dia 17 de janeiro de 2019, quem transitar pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, poderá conferir as doze capas da Panorama do Turismo editadas em 2018. A exposição “40×12” fecha projeto editorial desenvolvido, ao longo do ano passado, dentro de parceria da revista com o Grupo BRT, corporação paranaense com 40 anos de trajetória no mercado nacional de viagens.
A exposição foi montada no Afonso Pena – mais especificamente, em área nobre no piso de embarque – em função de o aeroporto ter se transformado, em 2018, em base operacional da revista. “A partir desse terminal aéreo, a equipe de reportagem alçou voo até cada um dos diferentes destinos turísticos transformados, depois, em conteúdo jornalístico das doze edições do ano”, assinala o banner de apresentação da mostra.
A fita de abertura da exposição foi descerrada, na tarde desse dia 3, por Orlando Kubo, Antonio Pallu, Júlio Cézar Rodrigues e Paulo Finger – nessa ordem, presidente da ABIH-PR, superintendente do Aeroporto Afonso Pena, diretor da revista Panorama do Turismo e diretor comercial do Grupo BRT.


Arena Mundo RIC Woop Sicredi no litoral

Muitas atrações no projeto de verão do Grupo RIC

A Arena Mundo RIC Woop Sicredi – projeto de verão do Grupo RIC – chega a sua 10ª edição em uma das principais praias do litoral paranaense. Neste ano, a estrutura foi montada em um novo local – a Praia Mansa de Caiobá – e promete ser um dos points mais badalados dos veranistas no litoral, oferecendo serviços, conforto e diversão, além de reforçar a interação dos veículos do Grupo RIC com seu público, por meio das diversas atividades e serviços gratuitos para toda família.

A Arena Mundo RIC Woop Sicredi funcionará na época mais agitada do ano, até dia  10 de fevereiro de terça a domingo, das 10h às 19h.

Além da estrutura fixa, na praia Mansa, o projeto levará serviços e lazer a frequentadores de outras áreas do município de Matinhos, por meio de uma ação itinerante nos balneários: Praia Grande, em frente ao Condomínio Ilhas do Atlântico, de 18/01 a 20/01/2019; Flórida, em frente ao Condomínio Ilhas do Caribe, de 25/01 a 27/01/2019; e Currais, em frente ao Condomínio Cambuhy Resort de 01/02 a 03/02/2019.

Nesta edição, a Arena Mundo RIC Woop Sicredi oferece espaços de relaxamento com quick massage; espaço conectividade com tablets, carregadores de celular e Wi-Fi; esporte com quadras de Beach Tennis e Beach Volley; espaço Kids, empréstimo de cadeiras e guarda-sóis; redes para descanso e duchas de água doce; entre outras.

O projeto foi desenvolvido pela RICTV | Record TV, com o patrocínio de grandes marcas, tendo como patrocinador Naming Rights a marca Woop Sicredi, e patrocinadores, as marcas  Duetto, Mega Mania e Farmácias Nissei, com apoio da Prefeitura Municipal de Matinhos.


Lançamento de websérie com ação social

Evento acontece no Teatro Lala Schneider

Nesta terça-feira (15 )   acontece o lançamento de uma websérie através do canal do YouTube – Cômico, Trágico & do Lar  e que terá como local o  Teatro Lala Schneider  (RuaTreze de Maio, 629), a partir das 20hs O lançamento da websérie marca o momento cultural pelo qual Curitiba vem passando, que vai ao encontro com a nova fase dos atores curitibanos unindo forças aos empresários de inúmeros segmentos.

Os vídeos serão lançados semanalmente através do canal do YouTube – Cômico, Trágico & do Lar. Durante o evento, os parceiros das empresas que colaboraram estarão presentes e tiveram participações especiais nos capítulos. “A websérie é uma ferramenta eficiente para engajar os consumidores” , afirma Nany Maravilha,  empresária e youtuber que comanda um  canal que  fala sobre pompoarismo, relacionamento e sexualidade. “A websérie traz uma solução inovadora para os desafios de transmitir a mensagem da sua marca aos consumidores” comenta  André Novaski empresário das empresas Brainin e FreeFrame

A websérie – O Herdeiro Murbak -de 12 vídeos é inspirada na peça “O Filho Perdido”, a série conta a história de Saulo, um ambicioso executivo que planeja ocupar o lugar de seu pai nos negócios. Após alguns trágicos acontecimentos, ele vê o cenário ideal para realizar seu desejo, porém alguns obstáculos atrapalham seus planos e complicam sua vida. A entrada é de 1 kg de alimento não perecível para o Instituto Decisão de Apoio Social – IDAS – que é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 27 de abril de 2013 tendo como Visão – Estimular o fortalecimento de vínculos familiares e o desenvolvimento de potenciais individuais e coletivos através do serviço social.


Paranaense ganha  R$ 500 mil  ao investir na poupança

Aroldo José Mayer Orlowski, morador de São Mateus do Sul

A campanha “Poupança Premiada – Eu Poupo Sim”, promovida pelo Sicredi no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, contemplou um morador de São Mateus do Sul com meio milhão de Reais. A premiação foi uma estratégia adotada pela instituição financeira cooperativa para incentivar os associados a investirem na poupança, durante todo o ano. A cada R$ 100 aplicados era gerado automaticamente um número da sorte para concorrer aos sorteios pela Loteria Federal. No caso de poupança programada, o participante recebia números em dobro para participar.

No total, R$ 1,5 milhão foram distribuídos em sorteios semanais de R$ 2 mil, em sorteios mensais de R$ 50 mil e no sorteio final de R$ 500 mil. No dia 4 de janeiro, quem recebeu o grande prêmio foi o associado da Sicredi Integração PR/SC Aroldo José Mayer Orlowski, morador de São Mateus do Sul, no sudeste do Paraná.

Segundo o presidente da Sicredi Integração PR/SC, Luiz Roberto Baggio, a campanha é uma forma de realizar os sonhos dos associados. “Nós queremos incentivar as pessoas a poupar e, dessa forma, terem uma quantia guardada para que realizem seus sonhos ou para algum tipo de imprevisto. O sorteio ajuda a acelerar esse processo, para que os planos a longo prazo se tornem realidade no presente”, afirma.


Controle da poluição por agrotóxicos

No último dia  11 de janeiro foi comemorado o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, data criada para conscientização da população brasileira quanto aos riscos causados pelo uso indiscriminado de defensivos. No setor do tabaco, uma grande contribuição com a causa é realizada pelo Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, desenvolvido há 18 anos pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e que já possibilitou a correta destinação de mais de 15 milhões de embalagens vazias.

O programa permite o recebimento das embalagens vazias de agrotóxicos usadas nas propriedades rurais pelos produtores de tabaco integrados. Por meio da coleta itinerante, duas equipes percorrem roteiros distintos, abrangendo todas as regiões produtoras de tabaco do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Os produtores rurais recebem, previamente, convites entregues pelos técnicos das empresas associadas ao SindiTabaco, com informações sobre os locais, datas e horários do recebimento em cada localidade. Além disso, a coleta conta com um software desenvolvido especialmente para o Programa para armazenamento das informações e o acompanhamento da operação em tempo real.

Conforme o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, a ação contribui para a preservação do meio ambiente e a saúde e segurança do produtor e da sua família. O Programa atende exclusivamente os produtores de tabaco, mas, como são agricultores diversificados, eles têm a oportunidade de entregar também as embalagens dos agrotóxicos usados nas outras culturas. “Na verdade, o tabaco é o produto agrícola comercial que menos utiliza agrotóxicos”, explica Schünke. “Uma pesquisa conduzida pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) mostrou que o tabaco usa apenas 1,2 quilo de ingrediente ativo por hectare”, lembra.