Foto: Pedro Ribas/SMCS
O trânsito na Avenida Nossa Senhora Aparecida, no cruzamento com a Rua General Mário Tourinho, no Seminário, será totalmente bloqueado desdea segunda-feira, dia 23 de setembro. Já a Mário Tourinho terá fluxo em apenas uma faixa, no sentido Parque Barigui-Portão.

A medida é necessária para o prosseguimento das obras da trincheira que está sendo construída no local e que vai melhorar a fluidez de trânsito num ponto por onde circulam 62 mil veículos por dia e passam cerca de 168 mil passageiros do transporte coletivo.

A conclusão dos trabalhos está prevista para abril de 2020.

A obra de construção da trincheira chegou a ser interrompida para que fossem feitas adequações no projeto, que precisou ser redimensionado de acordo com as novas condições do setor de grandes obras no país (e que gerou falta de produtos essenciais à obra, como as estacas previstas inicialmente no projeto).

A readequação, no entanto, trouxe melhorias. Uma delas é a instalação de Barreiras de New Jersey na parte interna da trincheira, nas laterais das pistas da Rua General Mário Tourinho, e nas alças de acesso à Avenida Nossa Senhora Aparecida, ao lado da trincheira.

As Barreiras de New Jersey são feitas de concreto armado e auxiliam na contenção – em casos de acidentes de trânsito no local – de eventuais veículos desgovernados, reconduzindo-os à pista de forma a causar menos danos. As estruturas, portanto, oferecem mais segurança aos motoristas e passageiros.

Tudo isso pode ser acompanhado na página especial no site da Prefeitura e no www.trincheiramariotourinho.com.br.