Espetáculo lítero musical, em que canção popular e contação de histórias e a infância sertaneja são os atalhos para percorrer as veredas literárias de João Guimarães Rosa, O Som dos Meninos Quietos é um dos belos programas musicais de Curitiba neste fim de semana.

O projeto, idealizado pela artista plástica Selma Maria e pelo músico Jean Garfunkel e tem a participação dos músicos Joana Garfunkel, João Paulo Amaral e Sérgio Bello, coloca o menino e a menina no papel de protagonistas de suas próprias brincadeiras.

A pesquisa literária sobre a infância na obra de Guimarães Rosa foi a inspiração para a criação do espetáculo, que um dia disse: “Ainda hei de escrever um pequeno tratado de brinquedos para meninos Quietos”. O show desmistifica a figura de Guimarães Rosa, mostrando-o como o menino do sertão: quieto, imaginativo, inventor de histórias e de brinquedos.

Selma Maria, artista plástica e arte–educadora, pesquisa há mais de cinco anos os brinquedos e brincadeiras da infância sertaneja, tão presentes na obra de Guimarães Rosa. A pesquisa resultou no livro Um Pequeno Tratado de Brinquedos para Meninos Quietos.

Cantor, compositor e publicitário Jean Garfunkel, de raízes curitibanas, tem quatro discos lançados em dupla com seu irmão Paulo Garfunkel, e músicas gravadas por vozes importantes da MPB. Jean integra o grupo de estudos sobre a obra de Guimarães Rosa do Instituto de Estudos Brasileiros da USP, que detém o acervo do autor.

Imperdível: no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280), nesta sexta dia 15 às 19h e sábado e domingo 17h. Ingressos a dez e cinco reais.