Haverá mais uma etapa do Mutirão Paranaense de Cirurgias Eletivas. O objetivo do Estado é zerar a demanda por cirurgias de catarata na região dos Campos Gerais, atendendo pacientes de 12 municípios. Serão aplicados cerca de R$ 600 mil para a realização de 400 cirurgias de catarata.

DESTAQUE NA ESGRIMA

A professora de Ciências Mayssa Mascarenhas Grise Monteiro, da Escola Estadual Ângelo Trevisan, localizada no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, fez parte da equipe brasileira feminina de esgrima que conquistou medalha de bronze no início de outubro, no torneio sul-americano da modalidade, realizado em Santiago, no Chile.

RESTAURANTE POPULAR

Cerca de R$ 1 milhão será repassado a Prefeitura de Curitiba, para investimento no Restaurante Popular do Capanema e revitalizar outras quatro unidades. Com os recursos do Governo do Estado, a prefeitura vai finalizar a construção do novo restaurante popular localizado sob o viaduto do Capanema, próximo à Rodoferroviária. A previsão é que a unidade seja inaugurada em dezembro.

MPB NA CAPITAL

O baiano Tom Zé chega a Curitiba no dia 27 de Outubro, no Grande Auditório do Teatro Guaíra, com seu novo Disco: “Canções Eróticas de Ninar”, que revisita suas mais tenras memórias sobre a descoberta do sexo, quando ainda era um garoto e pouco se falava sobre o assunto na Bahia dos anos 1940/50. Os ingressos já estão à venda.

ESPORTE E FORMAÇÃO 

A quarta edição dos Jogos da Educação Especial da Primavera 2017 reúne cerca de mil estudantes. Participam da competição escolas de Curitiba e Pinhais que ofertam a Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais na Modalidade de Educação Especial. Provas alternativas que incluem atividades pedagógicas de dança das cadeiras e cabo-de-guerra, entre outras.

INFORMAÇÃO E DIVERSÃO

O EcoExpresso da Sanepar, passará pelas cidades de Coronel Domingos Soares, Mangueirinha, Mariópolis e Pato Branco, incluindo o distrito de Nova Espero, todas no sudoeste. Uma grande maquete que mostra o caminho da água, desde a captação até a volta ao rio em forma de esgoto tratado, montada dentro do ônibus.

VESTIBULAR DA UEL

Será aplicada neste domingo, 29, a 1ª fase do Vestibular 2018 da Universidade Estadual de Londrina. Ao todo, 22.034 candidatos farão provas de Conhecimentos Gerais em 631 salas de 35 locais em Londrina. Os portões dos locais de prova serão abertos às 13h20, com início do exame às 14h. São ofertadas pela UEL 2.482 vagas em 53 cursos de graduação, sendo que outras 598 serão ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU).

DESTAQUES NO ATLETISMO

As estudantes Tainá Beatriz Antunes e Camila Fermino Barbosa conquistaram o segundo lugar no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo. As atletas paranaenses competiram nas provas de 1.000 metros rasos e salto triplo com mais 670 alunos-atletas de 22 estados e o Distrito Federal. A competição foi no último fim de semana, em Fortaleza.

RUMO AO RANKING

O Paraná quer se consolidar entre os três estados mais intensivos em inovação do Brasil. Segundo o Centro de Liderança Pública, atualmente o Estado ocupa o quinto lugar e a meta é ganhar posição no período de 20 anos. O Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos vai ordenar e integrar ações de pesquisa e inovação tecnológica, buscando a participação de universidades e institutos de pesquisas, alunos, pesquisadores e setor privado.

BENEFÍCIOS DA BANANA

Conhecida por ser um dos alimentos mais completos, a banana é fonte de vitaminas do complexo B, fibras, potássio e outros itens essenciais para o organismo. É fonte de potássio, que ajuda a evitar cãibras. A fruta também auxilia no metabolismo energético. Uma pesquisa divulgada no portal da Abril/Mundo Estranho mostra que o brasileiro consome 27 quilos de banana por ano, 16 a mais que a média mundial.

 JAPÃO DIVIDE TECNOLOGIA

O radar meteorológico Banda X, cedido por uma empresa japonesa deve chegar ao Paraná agora no final de outubro. A previsão é que ele esteja em operação em janeiro de 2018 e não terá custos para o Estado. O equipamento monitorará o sistema meteorológico da Região Metropolitana de Curitiba para prevenção de desastres naturais.