Localizado no centro de Curitiba (r. Nunes Machado, 68), com 13 pavimentos e 180 suítes com quartos de 30 e 38 m², começou a operar na quarta-feira 1/3 o The Five Hotel, administrado pela rede espanhola NH, dona de um portfólio com mais de 400 hotéis em 30 países, até então nenhum no Brasil. Na América do Sul, também está na Argentina, Uruguai, Colômbia, Equador, Chile e Venezuela. Há planos para São Paulo e Rio de Janeiro. O hotel integra o complexo The Five, que reúne setores de apartamentos residenciais; de negócios, com salas comerciais; corporativo, com 10 lajes com 700 m² cada uma; e um centro comercial com nove lojas. O empreendimento total soma quase 60 mil m² de área, 33 pavimentos e a construção durou 37 meses.
Além de ser a mais nova opção de hospedagem de alto nível na cidade, o empreendimento inclui a primeira unidade brasileira do Estado Puro, bar de tapas estrelado pelo Guia Michelin e comandado pelo renomado chef Paco Roncero, cujo trabalho conceitual é considerado de excelência na Europa.
Segundo a administradora, cada item foi minuciosamente escolhido para proporcionar ao hóspede uma vivência única. Os ambientes do NH Curitiba The Five são concebidos para oferecer conveniência e conforto. O empreendimento tem a decoração interior assinada pela arquiteta Patricia Anastassiadis e projeto de arquitetura por Manuel Marcos.


Salão de Turismo abre dia 16

Pedro Kempe e Edmar Bull: encontro em Curitiba

A abertura oficial do 23º Salão Paranaense de Turismo, na noite de 16/3, no Expo Unimed Curitiba, deverá contar com a participação dos presidentes de todas as seccionais brasileiras da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), além do comando da Nacional. É que, no dia seguinte, e por sugestão do presidente da Abav Paraná, promotora do Salão, Pedro Kempe, ao presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, será aqui realizada a primeira reunião do ano do Conselho de Presidentes e Diretoria da entidade, que terá como local o hotel Mabu.
Pedro Kempe destaca que “sempre convidamos os presidentes de todas as Abavs, mas nem todos podem estar presentes. Com a reunião ocorrendo em nossa cidade, conseguimos conciliar os compromissos e reforçamos a importância do Turismo no Paraná para essas autoridades de todo o país”. Para Edmar Bull, a iniciativa contribui com uma das metas prioritárias da sua gestão, que é a integração do Sistema Federativo Abav.
O 23º Salão Paranaense de Turismo, que vai até o sábado 18/3, terá mais de 20 opções de palestras e capacitações para os agentes de viagens. E além do espaço de exposições que reunirá estandes de toda a cadeia do Turismo – operadoras, companhias aéreas, destinos nacionais e internacionais, hotelaria, serviços, entidades e outros – será realizada a 13ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, organizada pela secretaria estadual de Esporte e Turismo e pela Paraná Turismo.
O Paraná vai apresentar mais uma vez o potencial de 14 regiões turísticas: Campos Gerais; Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu; Corredores das Águas; Ecoaventuras e Histórias e Sabores; Entre Morros e Rios; Lagos e Colinas; Litoral do Paraná; Norte do Paraná; Norte Pioneiro; Riquezas do Oeste; Rotas do Pinhão; Terra dos Pinheirais; Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.


HOTEL NOVO BATEL
O empresário Luiz Celso Branco, dono do shopping Novo Batel, garante que agora vai: pretende colocar em operação, em pouco tempo, o hotel que construiu há uns vinte anos ao lado do shopping e que até agora só hospedou moscas. Não é a primeira vez que revela otimismo. Diz que há três grupos hoteleiros internacionais interessados no espaço. É esperar para ver.

NORMAS PARA TURISMO
Temas importantes para o desenvolvimento do turismo no País estarão em pauta nas próximas duas reuniões da ABNT, entidade responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores, com aval do governo federal. Os eventos, dias 8 e 9/3, serão realizados na sede da ABNT/SP (r. Conselheiro Nebias, 1131, Campos Eliseos). Na quarta-feira 8, das 9h às 13h, o assunto será Espeleoturismo e turismo com atividades de canionismo e elaboração de norma de canionismo, com requisitos para o produto; das 14h às 17h30, Turismo com atividades de caminhada, cavalgada e cicloturismo; projeto de norma de cicloturismo/classificação de percursos. Na quinta-feira 9, das 9h às 13h, Turismo de aventura motorizado; projeto de norma de quadriciclo e triciclo; das 14h às 17h30, Turismo de aventura com atividade de bungee jump, projeto de norma para a atividade. Informações: leopersi@abeta.tur.br.

HOTÉIS PREMIADOS
Os hotéis Four Points by Sheraton, Go Inn, Quality e Radisson, em Curitiba, receberam da Atlantica Hotels International o Selo Ouro, que certifica a excelência em gestão no ano de 2016. O prêmio foi entregue durante a 18.ª Convenção Anual da rede, no Quality Resort Itupeva, no interior de São Paulo, com a presença dos executivos da empresa. Entre eles, o vice-presidente de operações, Christer Holtze; o diretor sênior de operações, Elias Rodrigues; a controller dos hotéis, Suzana Pieczekolan; a gerente regional de vendas, Mônica Arns; e os gerentes do Quality, George Buiati; do Four Points; Márcia Coelho; do Radisson, Karen Stank; e do Go Inn, Camila Silva, todos na foto de Celso Freitas Filho.

PLATINUM AWARDS
Ainda no evento da Atlantica, o Quality da capital paranaense recebeu o prêmio Platinum Awards, da Choice Hotels, proprietária das marcas Sleep Inn, Comfort, Comfort Suites, Quality e Clarion no país. O título contempla aqueles que atingiram a pontuação mínima de 980 para limpeza e 970 em manutenção (de um total de mil pontos), e que tenham conquistado por duas vezes consecutivas o Gold Award (selo mundial de reconhecimento de qualidade, que engloba desde a limpeza até a comunicação corporativa). Ao todo, 32 hotéis da Choice foram premiados.

TROFÉU PANORAMA 1
Na noite de 15/3, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, serão conhecidos – ao estilo Oscar, apenas no momento da solenidade – os 19 vencedores do Prêmio Panorama do Turismo/Profissionais do Ano 2016, realização do Instituto Panorama do Turismo e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná/Câmara Empresarial de Turismo. Desenvolvido em duas etapas, a primeira com uma consulta junto às entidades do segmento com âmbito estadual e regional e, depois, com votação popular pela internet (39.438 votos no total), o prêmio tem três finalistas por categoria, que são, por categoria e ordem alfabética: Meio de Hospedagem: Jaime Mendes, Karen Stank e Sílvio Rossi; Estabelecimento Gastronômico: Beto Madalosso, Jorge Tonatto e Vânia Krekniski; Agência de Receptivo: Adonai Arruda Filho, Bibiana Antoniacomi e Ivete Fagundes; Agência de Emissivo: Ademilde Morales, Adonai Arruda Filho e José de Martins;

TROFÉU PANORAMA 2
E mais: Operadora: Adonai Arruda Filho, Arnaldo Levandowski e Pedro Kempe; Instituição de Formação e Pesquisa: Carlos Silva, Dario Paixão e Deise Bezerra; Empresa de Eventos: Carlos Jung, Cibele Carvalho e Susan Klein; Espaço de Eventos: Janete Floriano, João Jacob Mehl e Marcelo Bueno Franco; Companhia Aérea: Arnaldo Valenhes Jr., Cláudio Isolani e Jonas Maciel; Projeto Inovador: Aldo Carvalho, Patrícia Albanez e Susan Klein; Transportadora Terrestre: Cenia Weiss, Ênio Murilo Dal Negro e João Polvedo; Guia de Turismo: Ivete Fagundes, Nanci Abreu e Raul Espíndola; Ente Turístico: Deise Bezerra, Mauro Bandeira e Tatiana Turra; Associativismo Regional: Adriane Vortolini, Pedro Kempe e Tatiana Turra; Divulgação Turística: Antonio Claret de Rezende, Michelly Correa e Paulo Mosimann; Turismo Cultural: Leandro Knopfholz, Renato Carneiro e Rui Hara; Estabelecimento de Entretenimento e Lazer: Gláucio Silva, Rafael Maia e Vilson dos Santos; Roteiro Turístico: Bibiana Antoniacomi, Gustavo Carvalho e Sérgio Ozório; Top Tur: Aldo César Carvalho, Deise Bezerra e Paulo Angeli.