Uma tecnologia de transferência e laminação, o laminado New Transfer, é uma das novidades da Cipatex apresentada no salão Inspiramais  2020_I. O químico Fernando Brandão explica que o produto permite aplicações que anteriormente não era possível, podendo ser usado na produção de cabedal, tira, forro e palmilha de calçados, bolsa, bola e até em tênis esportivos e estofados de ambientes com alto tráfego.

Diz ele: “É uma evolução do transfer convencional, apresentando elevada resistência à abrasão, hidrólise, flexão e migração. Aceita frequência, dispensa asperação/limpeza para colagem no calçado e possibilita injeção direta no solado”.

Os laminados metalizados utilizados nas palmilhas industrializadas costumam manchar e deteriorar devido ao ácido úrico eliminado pelo suor. O New Transfer, explica o químico da empresa, foi desenvolvido com propriedades específicas para não perder a cor ou manchar com a transpiração.

E o aspecto reluzente e a variada gama de cores fazem dele um aliado da moda. “O produto metalizado aceita as mais diversas tonalidades, saindo dos tradicionais ouro, prata e bronze”, avisa Rafael Bonvincine, consultor técnico de produto da Cipatex. A tecnologia também pode ser empregada em laminados free ftalatos e na linha Vegan Premium, isenta de aditivos de origem animal.