Quatro grandes nomes da liderança feminina do Brasil participaram no Mabu Curitiba Business, da primeira edição do seminário “Mulheres Positivas”, promovido pelo Lide Mulher Paraná. O bate-papo teve como objetivo debater a atuação em alta performance em diferentes mercados.

Estavam na roda de conversa, mediada pela empresária e colunista do Estadão, Fabi Saad, a designer curitibana, Maria Dolores Gasparin; a advogada especialista em direito tributário, Rosângela Moro; a presidente do Lide Mulher no Paraná, advogada e sócia diretora da Nelson Wilians Advogados, Sandra Comodaro e a diretora da Renault e da Associação Brasileira de Veículos Elétricos, Silvia Barcik.

Cada uma das convidadas falou sobre o início das suas carreiras, expectativas, sonhos e desafios. A executiva, Silvia Barcik, chamou a atenção para alguns comportamentos que ainda permeiam as grandes empresas, explicados nos termos “manterrupting”, “mansplaining” e “gaslighting” e, como, em um dos maiores desafios da carreira foi liderar, em 2012, um grupo para aumentar o percentual de mulheres dentro da Renault do Brasil, por meio de ações de sensibilização, empoderamento de mulheres etc. “Todos os diretores se comprometeram em aumentar o percentual de mulheres em suas equipes e, apesar do apadrinhamento de toda a direção, tínhamos um que não entendia. E isso mexia com a gente. Foi um grande desafio de amadurecimento”, conta Barcik.

A respeito da maior conquista, Maria Dolores, destaca ser a sua própria empresa, construída em parceria com o marido. “O que nós conseguimos juntos é muito lindo. Eu me orgulho muito da empresa, de cada serzinho que está lá. A nossa empresa é bacana porque não tem uma rotatividade grande de funcionários. Me sinto orgulhosa em empoderar mulheres, dar voz para quem está lá dentro, permitir crescimento profissional e pessoal. Todos me trazem alegria e paz para viver”, conta a designer.

A presidente do “Lide Mulher” destaca como sua maior conquista a família e posição profissional. “Equilibrar o trabalho e a família, e minha  posição profissional hoje é a minha maior conquista. Parece um clichê, mas estar em no lugar certo com as pessoas certas faz toda a diferença, ter ao lado pessoas que te apoiam independentemente das circunstâncias”.

Rosângela Moro, destaca que seu maior sonho, atualmente, é fazer uma viagem longa com o marido. “Uma viagem sem hora para voltar, ter um tempo de casal”. A executiva, Silvia Barcik, destaca que todas querem o mesmo: tempo. “Para mim isso tem a ver com qualidade de vida. Todas queremos ter mais tempo. No futuro, meu maior sonho é que as pessoas tenham mais tempo para fazer o que tem valor para elas, uma cidade melhor, um jeito melhor de mobilidade. Eu batalho por esse sonho todos os dias no meu trabalho: uma cidade melhor”.

O Lide – Grupo de Líderes Empresariais é, atualmente, presidido por Luiz Fernando Furlan (chairman do Lide e presidente do Lide Internacional) e por Roberto Giannetti da Fonseca (vice-chairman). O grupo conta com mais de 1.700 empresas filiadas, que juntas congregam 57% do PIB privado do Brasil, sendo a mais qualificada plataforma empresarial independente do país. As atividades do Lide Paraná têm o patrocínio de gestão da Renault e o a AYoshii é a patrocinadora do Lide Mulher no estado.

Empresárias paranaenses com senadores e ministros

A diretora executiva do Hospital INC e integrante do grupo Mulheres Executivas (MEX), Regina Ramina Montibeller, visitou o Ministro da Justiça, Sergio Moro, e os senadores representantes do Paraná – Flávio Arns, Oriovisto Guimarães e Álvaro Dias – durante uma excursão de cerca de 45 mulheres empresárias a Brasília, em junho. O foco central da viagem foi de trazer questionamentos e apresentar demandas enfrentadas pelas áreas essenciais do estado, como a saúde.

Para Regina, as reuniões com os servidores são de grande relevância para o desenvolvimento pleno dos hospitais privados no Brasil. “Foi um tempo em que pudemos aproveitar para debater as dificuldades e possíveis soluções para problemas diários que enfrentamos. Acredito que quanto mais diálogo tivermos, mais próximos estaremos de ter um sistema de saúde que beneficie funcionários e pacientes”, afirma.

Entre as principais demandas apresentadas está a criação de uma lei que proíbe que mulheres grávidas e lactantes trabalhem em ambientes insalubres. De acordo com a diretora, essa lei – caso aprovada – prejudicaria as funcionárias, uma vez que os funcionários do Hospital INC recebem uma taxa de insalubridade.

“E a minha preocupação era essa: em vez de ajudar, eles prejudicam. O que parece é que eles não sabem o que acontece na base e, além disso, mais de 70% do corpo técnico do hospital é formado pelo gênero feminino”,.enfatiza Regina Ramina Montibeller.

Cida preside da Sociedade Garibaldi

Cida Borghetti assumiu   esta semana a presidência da Sociedade Giuseppe Garibaldi. A ex-governadora do Paraná presidirá a entidade que reúne italianos e descendentes até 2022.Ela que faz parte do Conselho Deliberativo da Sociedade, será a primeira mulher a comandar a entidade em 136 anos de história. Ela assume no lugar de Benoni Manfrin.

“O meu propósito é cuidar deste extraordinário patrimônio no centro histórico de Curitiba. Imigrantes se reuniram para continuar a tradição italiana no nosso Estado. Aqui está a história das nossas famílias”, disse.

Além de Cida, a nova diretoria tem o vice-presidente, Benoni Constante Manfrin; o diretor financeiro e do patrimônio, Cliceu Luis Bassetti; o diretor administrativo Jose, Eduardo Gastaldi; o diretor cultural e relações públicas, João Felipe Ribeiro da Costa Oliveira e o assessor jurídico Roberlei Aldo Queiroz. O conselho fiscal é formado por Vittorio Romanelli, Luis Mario Luchetta, Giuseppe Lanzuolo, Juraci Barbosa Sobrinho, Fernando Eugenio Ghignone, Rodrigo Linne Neto, Francesco Pallaro, Paulino Viapiana e Walter Antonio Petruzziello. Já o conselho deliberativo conta tem  Celso Luiz Gusso,Virgílio Moreira Filho, João Carlos Almeida Formighieri, Amílcar Rafael Greca, Rubens Aparecido Gennaro, Ragnhild Gabbe Borgomanero, Jean Carlo Leek, Sandro Gilbert Martins e Flavio Zanette.

Kazuco lança livro nesta terça-feira

A escritora e empresária Kazuco Akamine lança nesta terça-feira (2), o livro “Kaná: Da Terra do Sol Nascente para a Terra dos Frutos de Ouro”. Será  às  19h00, na Livraria Cultura,  do Shopping Curitiba, no piso térreo.

A escritora conta a história de diferentes imigrantes japoneses que decidiram entrar em um navio acreditando na possibilidade de emprego nas fazendas cafeeiras e em dias melhores. Vieram em busca das terras com infinitas espécies de frutas, muitas desconhecidas por eles, e da prosperidade relatada por parentes que embarcaram anteriormente, na mesma aventura. Mas, a história não era tão simples e alegre como parecia.

Kazuco Akamine é  empresária, foi estilista no setor de Alta Costura. Como empresária, recebeu o título Semeadores do Paraná e prêmio literário com o conto “Polvo com olhos de gato”. Escreveu e lançou o livro de poemas “Laçando a lua”, com renda totalmente revertida para o Hospital Erasto Gaertner, especializado no tratamento do câncer.

Considera seu grande privilégio ter sido educada no colégio japonês Hana Yome Gaakô, com ensino embasado na filosofia Seicho-No-Ie.

Palestrante durante décadas, foi ainda a fundadora de diversas entidades de classe empresariais e filantrópicas, como o Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial do Paraná, Associação das Mulheres de Negócios (BPW), Associação Comercial e Industrial de Campina Grande do Sul e Quatro Barras. Atuou como Vice-presidente da Sociedade de Assistência aos Lázaros e Defesa Contra a Lepra, hoje Sociedade Eunice Weaver. Fundou o Lions Clube Pico-Paraná, sendo sua primeira presidente. Atuou como diretora de Cultura do Município de Campina Grande do Sul e conselheira Fiscal da Provopar, no Governo Jaime Lerner. Faz parte do Centro de Letras do Paraná e ocupa a cadeira XV cujo patrono é Olavo Bilac, na Academia Internacional de Cultura sediada em Brasília. Foi fundadora e é a atual presidente da Associação Kazuco Akamine, focado em crianças da periferia.

Aberje Paraná com nova diretoria

Profissionais da área de comunicação se reuniram no Campus Uninter Divina Previdência para participar do 2º Encontro da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) – Capítulo Paraná. Atualmente a entidade conta com 20 associados no Estado. O evento marcou a posse de Carmem Murara, diretora de Relações Institucionais do Grupo Marista, como nova diretora regional da entidade. Para Carmem, a Aberje é uma oportunidade de troca de conhecimento entre profissionais e empresas. “O nosso setor é um dos que mais está mudando. Momentos como esse são oportunidades para entendermos esse cenário de transformação da comunicação empresarial no Paraná e nos adaptarmos”, afirmou. Carmem assume o lugar de Solange Fusco, sócia-diretora da 4Trust Comunicação Estratégica. “Há um ano assumi o desafio de revitalizar e retomar a atuação da Aberje no Paraná. Temos no Estado profissionais competentes, cases inspiradores e muitos talentos, e por isso a atuação de uma entidade representativa é ainda mais importante”, ressaltou Solange.

“Chá para Todos” no Curitibano

Na semana passada ocorreu a edição de junho do “Chá Para Todos”, evento tradicional do Clube Curitibano que reúne desfile de moda e chá da tarde. A edição contou com desfile de Monica Negreiros em parceria com a joalheria MBastos & CO. Na passarela, sócias do clube e modelos exibiram looks românticos em tons de azul, amarelo e rosa, com estampas animal print e couro. Xales e casacos também fizeram parte das composições de inverno apresentadas durante o evento.

Debate com Fernanda Young e Fabrício Carpinejar

A literatura e suas conexões com diversas outras manifestações artísticas, como cinema, fotografia, teatro e música. Este é o tema central do próximo encontro do II Conversarte, realizado pela Montenegro Produções Culturais e pelo Ministério da Cidadania. O bate-papo, que acontece nesta terça-feira (2)  no Pátio Batel, tem como convidados o jornalista e escritor Fabrício Carpinejar e a roteirista, apresentadora, atriz e escritora Fernanda Young. Transitando entre poesias, crônicas, reportagens e a literatura infantojuvenil, o jornalista Fabrício Carpinejar já publicou mais de 40 livros e conquistou diversos prêmios literários, como o Jabuti, o Prêmio Literário Internacional Marengo d’Oro e o Prêmio Nacional Olavo Bilac – é ainda comentarista no programa Encontro com Fátima Bernardes e colunista dos jornais Zero Hora e O Globo. Reunindo uma bibliografia de sucessos, composta de títulos como Aritmética, As pessoas dos livros e Dores do amor romântico, Fernanda Young também atua como roteirista (participou de Os Normais, Minha Nada Mole Vida, Macho Man, dentre outros) e apresentadora (já esteve em Saia Justa, Irritando Fernanda Young e Confissões de Adolescentes, por exemplo). A  mediação do debate será do  publicitário e escritor Guilherme Krauss.

“Prêmio Cláudia” mostra  força da mulher 

Elas estão nas escolas, nos hospitais, nas aldeias, nos laboratórios, nas microempresas, nas multinacionais, nas ruas e na internet. Há 24 anos, a Revista Claudia, da Editora Abril, varre cada canto do país em busca de brasileiras que fazem a diferença. E desde 2017 também premia na categoria “Eles por Elas” homens que atuam em prol de causas femininas. O “Prêmio Claudia” é um reconhecimento público à força da mulher brasileira, àquelas que não se conformam com a própria dor e, sobretudo, com a dor do outro. São figuras que se importam com o próximo, que não dormem tranquilas por saber das injustiças sociais e que fazem da vida um caminho para perseguir propósitos maiores. Foi dada a largada para a votação, pela primeira das oito categorias, a de Influenciadora Social, uma novidade da edição 2019. As três finalistas já estão disponíveis no site www.premioclaudia.com.br para receber o seu voto.O resultado final do “Prêmio Claudia” será divulgado em 11 de novembro, em cerimônia na Sala Paulo (SP).Os vencedores de cada uma das oito categorias ganharão o troféu da mulher alada e terão suas histórias publicadas na edição do mês de dezembro da  Revista Claudia e no site www.premioclaudia.com.br

Business Connect promove network

Com o objetivo de promover o networking e fazer negócios entre empresários, executivos e profissionais liberais, a BPW Curitiba – Business Professional Women e a ADVB-PR realizou mais uma edição do Business Connect com a participação de um convidado especial, o executivo Joel Nascimento, no dia 26 de junho, no Hard Rock Café. Executivo com mais de 20 anos em cargos de gerência e direção de empresas nas áreas de Comunicação, Marketing, Jornalismo, Conteúdo e Recursos Humanos, Nascimento falou abordou o tema “Reinvenção já!”. O convidado e os participantes foram recebidos pela vice-presidente da BPW Curitiba, Alison Mazza Lubascher, e o vice-presidente da ADVB-PR e coordenador do Business Connect, Roberto Herrera.