Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Monte Sião, cidade do sul de Minas Gerais (a 170 km de São Paulo e 480 km de Belo Horizonte), que nasceu no século 18 como um povoado de garimpeiros, comemora no domingo 27/11 a data de sua padroeira, Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, com o tema “Maria, mãe dos caminhantes ensina-nos a caminhar ouvindo e praticando a palavra de Deus”.

A festa, que se desenvolve desde sábado 19, ganha realce e atrai milhares de visitantes pelo fato do santuário dedicado à padroeira ser o primeiro fora da França e também por sua coleção de medalhas consagradas.

Diz a lenda que Nossa Senhora teria aparecido à Catarina Labouré, na França, pedindo para que cunhasse medalhas, que garantiriam proteção especial a quem as usasse.

Este é, também, o principal evento religioso do sul de Minas. Outro motivo de atração de turistas é que Monte Sião é conhecida como a Capital Nacional do Tricô. Com pouco mais de 20 mil habitantes, conta com cerca de 1.200 malharias de pequeno e médio portes, que confeccionam anualmente 25 milhões de peças.