O Brasil apresentou queda de 0,8% em sua atividade industrial na passagem de dezembro para janeiro, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em março. Mesmo com cenário nacional de queda, 9 dos 15 Estados pesquisados apresentaram alta. Entre eles o Paraná, que cresceu 0,7%, principalmente devido ao setor automotivo geral.

“O fato de algumas unidades da federação terem se destacado fortalece o conceito prático de que a indústria necessita de apoio, benefícios e investimentos em infraestrutura por parte do poder público”, avalia Cleverson Pereira, professor de Cenários Econômicos do Centro Universitário Internacional Uninter.

O professor aponta que também houve a sobreposição de determinados setores industriais em relação aos outros. “Na balança final, os segmentos que mais cresceram compensaram as perdas daqueles que retroagiram”, diz.

O professor explica que a queda no início do ano já era esperada, pois o setor industrial sofreu algumas oscilações em 2018, além de influências da sazonalidade em determinados segmentos industriais. “É um comportamento natural dos industriários e investidores iniciar o ano com certas precauções. As expectativas de crescimento continuarão sendo atrativas para 2019, mas janeiro foi um mês de adaptação e compreensão do novo modelo econômico implantado pela presidência”, pontua.

Pereira acredita que haverá uma injeção de ânimo e investimentos quando o novo governo aprovar a Reforma da Previdência, que é uma de suas principais promessas de campanha. “Para deixar para trás a performance negativa, o setor industrial precisa de um acúmulo de vários ciclos produtivos. Logo, devemos nos manter otimistas para 2019”, diz.

JRD Logística garante excelência de serviços

A JRD Logística de Marketing, PME (pequena e média empresa) sediada em São José dos Pinhais (PR) e com filial em São Bernardo do Campo (SP), recebe periodicamente visitas de auditorias de grandes empresas clientes para verificar diversas questões: trabalhistas, tributárias, de segurança do trabalho, sociais e ambientais.

“McDonald’s, L´Oréal, Raízen (Shell) e o Grupo Boticário são algumas das empresas clientes que nos auditam anualmente. É uma ação muito importante para o nosso desenvolvimento, pois também são verificadas as condições físicas da empresa e a satisfação dos funcionários. Ao final do processo, recebemos um relatório que determina ações de melhorias e correções, se necessárias”, destaca Renato Paschoal, diretor de negócios da JRD. Segundo ele, a participação nos trabalhos de auditoria demonstra o compromisso de excelência da JRD para com seus clientes e fortalece ainda mais a parceria entre as empresas.

Uma das empresas que mais crescem no Brasil em sua área de atuação, a JRD trabalha com a distribuição de material promocional e soluções nos pontos de venda de grandes empresas. sendo responsável pelo armazenamento, transporte e distribuição, montagem de kits promocionais e planejamento logístico. A JRD também realiza a logística de eventos, com a instalação de displays e quiosques, positivação em pontos de venda, entre outros serviços.

Advogados do Glomb nas  comissões da OAB-PR

Recentemente, foi publicada a portaria que nomeia os novos integrantes da Comissão de Gestão e Inovação e da Comissão de Direito do Trabalho na gestão 2019-2021 da OAB seccional Paraná. Três advogados do Glomb & Advogados Associados, escritório especializado em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, foram anunciados para compor os grupos. Ângela Glomb e Éverton Alves estarão na Comissão de Gestão e Inovação, enquanto Bruno Fischer de Morais participará da Comissão de Direito do Trabalho.

Ao todo, a OAB-PR possui 16 comissões para tratar ativamente de temas como advocacia pública, assuntos culturais, direito desportivo, defesa das prerrogativas, exame da Ordem, entre outros.

Perkons  entre as empresas mais inovadoras

Anunciado o ranking das empresas campeãs da inovação, pela Revista Amanhã,  a  Perkons está entre elas, completando a lista da elite da inovação, no setor de informática e automação, pelo terceiro ano consecutivo. A pesquisa adotou a metodologia do Innovation Management Index, uma ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi) aplicada pelo IXL-Center, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA). O Gimi é uma organização global sem fins lucrativos criada por um time de executivos, acadêmicos e consultores especializados em inovação.

O diretor da Perkons, Régis Eidi Nishimoto, diz que o prêmio é um importante reconhecimento. “A inovação está no nosso DNA. Unimos o que há de mais avançado na tecnologia a toda experiência acumulada nesses anos para ajudar a sociedade a ter um trânsito mais humano, democrático e seguro”.

A Perkons é uma empresa que desenvolve e aplica tecnologia para a segurança no trânsito. Inventores da lombada eletrônica, apresentada no início da década de 1990, tempo da fundação da empresa, o equipamento já salvou milhares de vidas e foi eleito uma das 101 maiores invenções do século.

Sinepe/PR comemora 70 anos

Para comemorar seus 70 anos de atuação em defesa da educação privada, o Sindicato das Escolas Particulares – Sinepe/PR promoveu um café da manhã  com palestra de um dos maiores pensadores sobre gestão e liderança do país, José Salibi Neto.

O evento “Gestão do Amanhã” – realizado no Torres Eventos Kennedy, em Curitiba – reuniu cerca de 500 convidados, em sua maioria educadores, que puderam ouvir sobre o futuro das organizações empresariais, principalmente as da área educacional. Para Esther Cristina Pereira, presidente do Sinepe/PR, o encontro foi fundamental para provocar uma reflexão sobre novos modelos de negócios. “O mundo está mudando a todo instante e precisamos ser inovadores para acompanhar esta nova geração e suas demandas. E a palestra de Salibi nos deu um norte e muitas ideias para tal”, revela Esther. Ela destaca ainda que o Sindicato promove uma série de cursos, encontros, palestras e workshops durante todo o ano.

Atos heroicos recebe homenagem da Sikorsky

Durante a Exposição Internacional de Defesa e Segurança LAAD, a Sikorsky (fabricante de helicópteros),  empresa da Lockheed Martin , homenageou três heroicos esforços de resgate da Força Aérea e da Marinha Brasileira e comemorou o 100º aniversário do Comando de Aviação do Exército Brasileiro.

 “Ficamos imensamente honrados de homenagear nossos clientes”, disse Adam Schierholz, diretor de desenvolvimento de negócios na América Latina  da Lockheed Martin na área de Rotary and Mission Systems (RMS). “A coragem e a dedicação das Forças Armadas Brasileiras nos inspira a continuar produzindo avanços tecnológicos com o objetivo de salvar vidas”.

Três esquadrões da Força Aérea Brasileira foram homenageados pela Sikorsky com placas comemorativas em razão de  operações de resgate que ocorreram em dezembro de 2018. A Sikorsky Aircraft Corporation é uma fabricante norte-americana de helicópteros com sede em Stratford, Connecticut.

Embrapii promove intercâmbio de inovação

A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) levou 12 empresas brasileiras a Israel para um intercâmbio de experiências na área de inovação com a indústria israelense e a realização de encontros com potenciais parceiros para projetos de PD&I. Dezenas de rodadas de negócios entre empresários dos dois países foram realizadas no Brasil Israel Innovation Summit, realizada em Jerusalém, nesta em  abril. Quinze empresas israelenses, entre elas Cyberbit, Verint, Birad R&D, Medical Dy namics, se interessam em dialogar e debater futuros projetos de inovação com a indústria nacional.

A Rodada de Negócios integra o planejamento de ações do Acordo de Cooperação entre a Embrapii e a Autoridade de Inovação de Israel (IIA), firmado em novembro, que destinou U$ 5 milhões de cada instituição para projetos de inovação realizados em conjunto por empresas de ambos os países nas áreas de IoT (Internet das Coisas), Agricultura, Energia e Ciências da vida. No encontro, o prazo para apresentação de propostas foi prorrogado para junho e incluída também a área de cyber no edital.

“O encontro permitiu a dirigentes de empresas e unidades EmbrapII conhecerem a estratégia israelense para promover a inovação disruptiva em Israel. Esta parceria é uma forma de investir na internacionalização das empresas brasileiras”, destaca Jorge Guimarães, diretor-presidente da EmbrapII.

Sancionada lei do novo Cadastro Positivo 
O governo federal  sancionou  a lei que desburocratiza as regras do Cadastro Positivo. O texto havia sido aprovado nos Plenários da Câmara dos Deputados no dia 20 de fevereiro e do Senado Federal no dia 13 de março. Na avaliação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, o novo texto deve democratizar o acesso ao crédito e estimular a competição entre instituições financeiras e varejo.

O Cadastro Positivo é uma política pública prevista na Agenda BC+, do Banco Central do Brasil, com o objetivo de reduzir o custo do crédito no país. Ele consolida o histórico de crédito de pessoas físicas e jurídicas, por meio de bancos de dados com informações do cumprimento de obrigações financeiras, dos pagamentos de dívidas e contas de concessionárias de serviços continuados, como água, luz, gás, esgoto e telecomunicações. Os bancos de dados são operados por instituições autorizadas pelo Banco Central, entre as quais o SPC Brasil, braço de produtos e serviços do Sistema CNDL.

De acordo com o novo texto, todos os consumidores brasileiros que possuem CPF ativo e empresas inscritas no CNPJ passam a fazer parte automaticamente do cadastro, garantindo também a possibilidade de o cadastrado pedir a sua exclusão a qualquer tempo e de forma gratuita. O retorno ao Cadastro Positivo é permitido mediante solicitação aos gestores dos bancos de dados também a qualquer momento e sem custo algum.

70% dos contribuintes ainda não declararam o IR

A reta final para entregar a declaração do Imposto de Renda (IR) está chegando: dia 30 de abril. No entanto, em todo o País mais de 70% dos contribuintes ainda não fizeram a sua declaração, segundo dados divulgados pela Receita Federal, na última semana. Para quem ainda não declarou, uma boa dica é destinar até 3% do seu IR para instituições sociais. Sem gastar um centavo a mais por isso, o ato pode impactar o dia a dia de muitas crianças.

Ao optar pela declaração do modelo completo, parte dos recursos que iriam para a Receita Federal podem ser destinados para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Segundo dados da Receita Federal, menos de 5% dos contribuintes paranaenses destinam o valor para esse fim.

“É um valor que de qualquer maneira a pessoa teria que pagar à Receita Federal. Ao redirecionar a contribuição para instituições sociais, ela pode escolher um projeto de sua cidade em que confia e que faz a diferença”, explica o gerente de marketing e mobilização de recursos das escolas sociais do Grupo Marista, Rodolfo Schneider.

Receita Federal muda a regra do jogo

Segundo o escritório Perion & Dallazem Advogados Associados, a Receita Federal, “no meio do jogo, muda a regra do jogo. O programa que permitiu a brasileiros trazer e declarar recursos do exterior sem comprovar sua origem foi alterado. Agora, essa comprovação poderá ser exigida. No entanto, a conduta do Fisco atenta contra a Constituição Federal.

Smart Moov foi destaque na Smart City

O Smart Moov, um modelo inédito, energético, móvel e autônomo, ideal para quem procura um espaço diferente e inteligente para apresentar seu produto ao consumidor, foi um dos grandes destaques da Smart City Expo Curitiba 2019, que ocorreu nos dias 21 e 22 de março, no Expo Barigui, e também na Feira da Inovação, de 20 à 30 de março, em pleno calçadão da Rua XV, no centro da capital paranaense

Segundo o empresário Giuliano Pilagallo, idealizador do projeto, participar desses dois evento foi fantástico. “É uma grande honra para nós podermos fazer o lançamento mundial de nosso produto dentro de nossa cidade, com apoio da prefeitura e até do governador. Curitiba está cada vez mais inserida no porte de grandes negócios, de muita inovação”, salienta Pilagallo.